O designer e investigador, Rúben Moutinho, recebeu dois prémios pelos projetos Operator e Redefine, que se focam no “Human Design”. Operator oferece visibilidade às condições físicas e mentais dos operadores de chão de fábrica, enquanto o Redefine é um comando de videojogos adaptado para pessoas com deficiência.
Os prémios conquistados pelo antigo estudante do curso de mestrado em Design Integrado, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no DNA Paris Design Awards, refletem o impacto e a relevância dos seus projetos inovadores no setor do design e da tecnologia.
Um dos projetos premiados, Operator, traduz-se num kit pessoal para avaliar o bem-estar no trabalho, projetado com e para operadores de chão de fábrica industrial. Com ajuda de uma aplicação móvel, cada trabalhador poderá também monitorizar os seus próprios dados.
Este equipamento, que procura dar visibilidade aos trabalhadores e às condições físicas e mentais em que estes operam, é composto por um conjunto de ferramentas avançadas para a análise de dados sobre a exposição ao risco no local de trabalho, baseando-se em conceitos como “Ergonomia Positiva”, “Operador 4.0” e “Índices de Qualidade do Trabalho da Eurofound”.
Este projeto, explica Rúben Moutinho, visa desenvolver “uma estrutura tecnológica, que combina o rastreamento do movimento humano com informações descritas pelos trabalhadores, resultando numa representação holística do Digital Twin dos pisos de fábrica.”
A estrutura analisa dados de bem-estar e atividade dos trabalhadores em dois níveis:
Já o projeto Redefine tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência no mundo dos videojogos. Este projeto desenvolveu um comando de jogo inclusivo e altamente personalizável, permitindo trocas e substituições de botões e apresentando recursos rotacionais para adaptação a vários estilos de jogo. Redefine possibilita também o uso com apenas uma mão, promovendo o acesso ao gaming inclusivo e otimizado.
Trata-se de um reconhecimento gratificante, que sublinha a importância de um design centrado no ser humano, especialmente quando direcionado para necessidades reais e inclusivas.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.