O designer e investigador, Rúben Moutinho, recebeu dois prémios pelos projetos Operator e Redefine, que se focam no “Human Design”. Operator oferece visibilidade às condições físicas e mentais dos operadores de chão de fábrica, enquanto o Redefine é um comando de videojogos adaptado para pessoas com deficiência.
Os prémios conquistados pelo antigo estudante do curso de mestrado em Design Integrado, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no DNA Paris Design Awards, refletem o impacto e a relevância dos seus projetos inovadores no setor do design e da tecnologia.
Um dos projetos premiados, Operator, traduz-se num kit pessoal para avaliar o bem-estar no trabalho, projetado com e para operadores de chão de fábrica industrial. Com ajuda de uma aplicação móvel, cada trabalhador poderá também monitorizar os seus próprios dados.
Este equipamento, que procura dar visibilidade aos trabalhadores e às condições físicas e mentais em que estes operam, é composto por um conjunto de ferramentas avançadas para a análise de dados sobre a exposição ao risco no local de trabalho, baseando-se em conceitos como “Ergonomia Positiva”, “Operador 4.0” e “Índices de Qualidade do Trabalho da Eurofound”.
Este projeto, explica Rúben Moutinho, visa desenvolver “uma estrutura tecnológica, que combina o rastreamento do movimento humano com informações descritas pelos trabalhadores, resultando numa representação holística do Digital Twin dos pisos de fábrica.”
A estrutura analisa dados de bem-estar e atividade dos trabalhadores em dois níveis:
Já o projeto Redefine tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência no mundo dos videojogos. Este projeto desenvolveu um comando de jogo inclusivo e altamente personalizável, permitindo trocas e substituições de botões e apresentando recursos rotacionais para adaptação a vários estilos de jogo. Redefine possibilita também o uso com apenas uma mão, promovendo o acesso ao gaming inclusivo e otimizado.
Trata-se de um reconhecimento gratificante, que sublinha a importância de um design centrado no ser humano, especialmente quando direcionado para necessidades reais e inclusivas.
O SC Vianense entrou com o pé direito na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer de forma clara e convincente o dérbi minhoto frente ao Valenciano, por 1-4, em Valença do Minho, na 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.