O designer e investigador, Rúben Moutinho, recebeu dois prémios pelos projetos Operator e Redefine, que se focam no “Human Design”. Operator oferece visibilidade às condições físicas e mentais dos operadores de chão de fábrica, enquanto o Redefine é um comando de videojogos adaptado para pessoas com deficiência.
Os prémios conquistados pelo antigo estudante do curso de mestrado em Design Integrado, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no DNA Paris Design Awards, refletem o impacto e a relevância dos seus projetos inovadores no setor do design e da tecnologia.
Um dos projetos premiados, Operator, traduz-se num kit pessoal para avaliar o bem-estar no trabalho, projetado com e para operadores de chão de fábrica industrial. Com ajuda de uma aplicação móvel, cada trabalhador poderá também monitorizar os seus próprios dados.
Este equipamento, que procura dar visibilidade aos trabalhadores e às condições físicas e mentais em que estes operam, é composto por um conjunto de ferramentas avançadas para a análise de dados sobre a exposição ao risco no local de trabalho, baseando-se em conceitos como “Ergonomia Positiva”, “Operador 4.0” e “Índices de Qualidade do Trabalho da Eurofound”.
Este projeto, explica Rúben Moutinho, visa desenvolver “uma estrutura tecnológica, que combina o rastreamento do movimento humano com informações descritas pelos trabalhadores, resultando numa representação holística do Digital Twin dos pisos de fábrica.”
A estrutura analisa dados de bem-estar e atividade dos trabalhadores em dois níveis:
Já o projeto Redefine tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência no mundo dos videojogos. Este projeto desenvolveu um comando de jogo inclusivo e altamente personalizável, permitindo trocas e substituições de botões e apresentando recursos rotacionais para adaptação a vários estilos de jogo. Redefine possibilita também o uso com apenas uma mão, promovendo o acesso ao gaming inclusivo e otimizado.
Trata-se de um reconhecimento gratificante, que sublinha a importância de um design centrado no ser humano, especialmente quando direcionado para necessidades reais e inclusivas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.