Logo
Regional

Ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo premiado em Concurso de Design em Paris

8 Novembro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O designer e investigador, Rúben Moutinho, recebeu dois prémios pelos projetos Operator e Redefine, que se focam no “Human Design”. Operator oferece visibilidade às condições físicas e mentais dos operadores de chão de fábrica, enquanto o Redefine é um comando de videojogos adaptado para pessoas com deficiência.

Os prémios conquistados pelo antigo estudante do curso de mestrado em Design Integrado, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no DNA Paris Design Awards, refletem o impacto e a relevância dos seus projetos inovadores no setor do design e da tecnologia.

Um dos projetos premiados, Operator, traduz-se num kit pessoal para avaliar o bem-estar no trabalho, projetado com e para operadores de chão de fábrica industrial.  Com ajuda de uma aplicação móvel, cada trabalhador poderá também monitorizar os seus próprios dados.

Este equipamento, que procura dar visibilidade aos trabalhadores e às condições físicas e mentais em que estes operam, é composto por um conjunto de ferramentas avançadas para a análise de dados sobre a exposição ao risco no local de trabalho, baseando-se em conceitos como “Ergonomia Positiva”, “Operador 4.0” e “Índices de Qualidade do Trabalho da Eurofound”.

Este projeto, explica Rúben Moutinho, visa desenvolver “uma estrutura tecnológica, que combina o rastreamento do movimento humano com informações descritas pelos trabalhadores, resultando numa representação holística do Digital Twin dos pisos de fábrica.”

A estrutura analisa dados de bem-estar e atividade dos trabalhadores em dois níveis:

  • Nível Individual: recolhe dados automáticos e relatados sobre o bem-estar ergonómico e mental, incluindo carga de trabalho, perspetivas de carreira e condições de trabalho, utilizando dispositivos vestíveis e portáteis.
  • Nível Ambiental: avalia dados sobre a organização do espaço através de sensores automáticos e feedback dos trabalhadores, abrangendo condições como vibração, temperatura, humidade e pressão.

Já o projeto Redefine tem como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência no mundo dos videojogos. Este projeto desenvolveu um comando de jogo inclusivo e altamente personalizável, permitindo trocas e substituições de botões e apresentando recursos rotacionais para adaptação a vários estilos de jogo. Redefine possibilita também o uso com apenas uma mão, promovendo o acesso ao gaming inclusivo e otimizado.

Trata-se de um reconhecimento gratificante, que sublinha a importância de um design centrado no ser humano, especialmente quando direcionado para necessidades reais e inclusivas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Janeiro, 2026

Homem resgatado em Monção após ficar isolado pela subida do rio Minho

Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizam treino de resgate na Serra da Estrela

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.

Regional 28 Janeiro, 2026

Baile de Carnaval promete animar Santa Marta de Portuzelo

A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Frio intenso leva consumo de eletricidade a máximos históricos em janeiro

O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.

Regional 28 Janeiro, 2026

IPVC estreia-se na plataforma NAU com curso online sobre Diabetes

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.

Regional 28 Janeiro, 2026

Três jovens intercetados com droga em Ponte de Lima

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).