A Academia Internacional de Canyoning Associação (ICA) e a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL) organizam de 15 a 20 de maio de 2023 uma Summit focada no Canyoning, uma modalidade de desporto natureza muito praticada na reserva da biosfera Gerês-Xurés. Esta organização é apoiada pelos Municípios de Ponte da Barca e Terras de Bouro onde esta modalidade tem uma expressão relevante para a economia local.
Este evento pretende discutir os Desportos de Natureza como fator de desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade, através de fóruns, mesas redondas, workshops, segurança, atividades com a comunidade e prática competitiva.
Para além destas instituições juntam-se ainda clubes e associações ligadas à modalidade que apoiam na organização, onde os parceiros empresariais também colaboram com o seu contributo nas várias atividades que decorrem durante 6 dias.
Durante 6 dias podemos encontrar no Canyoning Summit atividades para vários públicos e interesses de onde se destacam:
– o fórum empresarial sobre a Diversificação da Oferta no Turismo de Aventura onde várias entidades do setor discutem este fenómeno e as perspetivas futuras;
– o fórum empresarial sobre Inovação e Segurança do Turismo Ativo onde as empresas e as entidades de proteção civil discutem as atividades em locais de difícil acesso, cenário onde o canyoning acontece e, debater os desafios do futuro e a forma de cooperação;
– o fórum dos Desafios dos Desportos de Natureza onde várias entidades do setor vão apresentar as suas perspetivas para os próximos anos;
– a prática de canyoning acessível onde os jovens da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo poderão usufruir destes locais, apoiados por profissionais e empresas do setor;
– a prática desportiva como fator de desenvolvimento educativo e social, onde vários jovens do agrupamento escolar de Ponte da Barca praticar esta modalidade e desenvolver as suas competências;
– o evento encerra com uma competição técnica, onde vários atletas vão colocar à prova as suas competências e competir pelo título de campeão do 1º Canyoning Summit.
Durante esta semana estarão presente no PNPG várias entidades do território nacional que passam pelas várias regiões do turismo, GNR, proteção civil, corporações de bombeiros, municípios e conta ainda com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento do Regional, Isabel Ferreira.
Pedro Sousa, Presidente da ICA, destaca que este evento pretende colocar os vários atores do setor a discutir o passado, presente e futuro e olhar para o ativo natural, através desta modalidade, como um fator de desenvolvimento sustentável, mas que é necessário preservar. Destaca ainda a relação do evento com as novas gerações com o objetivo de apoiar o desenvolvimento humano e social dos jovens, apoiado no ativo natural. Foca ainda que é um evento para aproximar instituições, organizações e empresas através da prática desportiva e criar pontes para um futuro mais sustentável e melhor para todos.
Joel Pereira, Docente da ESDL e especialista no setor, refere que “Pretendemos continuar a organizar e apoiar iniciativas neste âmbito, no âmbito do Desporto para Todos e do Turismo Acessível, democratizando estas atividades de exploração da natureza muito associadas à Natureza e à Aventura tão procuradas no nosso Parque Nacional da Peneda-Gerês.”
Sobre a Academia Internacional de Canyoning Associação (ICA): A ICA é uma organização sem fins lucrativos de pessoas individuais que se foca na formação e qualificação de guias profissionais de canyoning e em atividades de desenvolvimento das regiões de influência desta associação. Com um forte crescimento nos últimos anos e com influência nos principais locais de prática de canyoning no território português, onde a grande maioria das empresas nacionais do setor trabalham com guias desta associação, encontra-se agora numa fase de crescimento mundial, com presença em Espanha (Galicia e Maiorca), Itália, Suiça, Alemanha, Escócia, Luxemburgo, Estados Unidos da América e Nova Zelândia. Destaca-se ainda o forte crescimento no Brasil.
Mais informações: www.canyoning-summit.com
Foto: Tobogã.pt – Portugal Adventure Tours
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.