A campanha eleitoral do PAN para as europeias vai contar com perto de uma dezena de ações no distrito de Lisboa, terá passagens pelos Açores e a Madeira e apenas uma visita ao interior do país.
De acordo com o percurso divulgado pelo partido, o Pessoas-Animais-Natureza vai passar por 11 dos 18 distritos do país durante o período de campanha eleitoral que se inicia na próxima semana.
O partido cuja lista é liderada por Pedro Fidalgo Marques vai começar o seu trajeto no distrito de Santarém, na manhã de 26 maio, com uma participação nas cerimónias do Dia Nacional do Bombeiro na cidade do Entroncamento.
Depois, na tarde do mesmo dia, a comitiva do PAN parte para a primeira de várias ações de campanha na capital, com uma passagem pelo Miradouro de Santa Catarina.
A 27 de maio, dia oficial do início da campanha, Pedro Fidalgo Marques mantém-se por Lisboa e tem visita marcada à tecnológica Wind Credible, na Amadora e ao Instituto Zoófilo Quinta Carbone, em Oeiras.
Para o terceiro dia de campanha a comitiva dirige-se ao distrito de Setúbal, com uma passagem pelo porto de Sines que, diz o partido, é “infelizmente a porta de entrada e saída do transporte de animais vivos”.
Dia 29 de maio, o partido parte para norte e tem um encontro sobre um projeto de economia circular chamado E-Tijolo, em Braga, que transforma pontas de cigarros em tijolos sustentáveis. À tarde, a visita passa pelo centro histórico de Viana do Castelo numa ação contra a Vaca das Cordas, com um “rasgar simbólico de uma corda das vacas simbolizando a sua necessidade de libertação.
A 30 de maio, o dia será passado no Porto, com três ações agendadas no centro da cidade, em Gaia e em Matosinhos, onde encerrarão o dia na Festa Popular do Senhor de Matosinhos.
Antes do regresso a Lisboa, a comitiva do PAN estará no dia 31 em Aveiro e Coimbra.
O fim de semana de dia 01 e 02 de junho será marcado por ações na capital com passagens pelo Campo Pequeno, a Feira do Relógio e uma celebração do dia nacional dos direitos dos animais, que encerra a primeira semana de campanha.
Para a segunda semana, ainda não foram divulgadas os compromissos do partido, estando apenas confirmadas as cidades por onde a comitiva do PAN vai passar.
Dia 03, Pedro Fidalgo Marques estará em Lisboa e no Porto, dia 04 em Leiria e Santarém, dia 05 de junho visita os arquipélagos dos Açores e da Madeira e no dia 6 de junho o PAN estará em Faro e em Beja, na única ação em Portugal Continental afastada do litoral.
O encerramento da campanha, no dia 07 de junho, vai voltar a levar a comitiva do PAN até à capital do país.
Nas últimas eleições europeias, em maio de 2019, o partido Pessoas-Animais-Natureza conseguiu eleger pela primeira vez, tendo reunido 5,08% dos votos (168 501 boletins).
Cerca de um ano depois, em junho de 2020, O eurodeputado Francisco Guerreiro desfiliou-se do partido por “divergências políticas” com a direção, então liderada por André Silva.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.