A campanha da Iniciativa Liberal para as eleições europeias, agendadas para 09 de junho, vai passar por nove dos 18 distritos de Portugal continental e centrar-se, sobretudo, no de Lisboa. De acordo com o programa divulgado, a IL começa e termina a campanha em Lisboa e, pelo meio, passa pelos distritos de Aveiro, Bragança, Faro, Leiria, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.
Entre as várias ações previstas, que são entre duas a três por dia, estão iniciativas de rua, visitas, reuniões, jantares e comícios.
Ainda antes do período oficial de campanha, que decorre de 27 de maio a 07 de junho, os liberais marcam presença nas festas da Braga Romana e do Senhor de Matosinhos, nos distritos de Braga e do Porto, respetivamente, e no Mercado de Santana, no distrito de Leiria.
Na segunda-feira, a IL, sob o mote “Europa um espaço de liberdade”, centra o dia em Lisboa com uma ação de rua e um jantar-comício, momentos em que o cabeça de lista ao Parlamento Europeu, João Cotrim de Figueiredo, estará acompanhado do líder do partido, Rui Rocha.
No dia seguinte, João Cotrim de Figueiredo continuará por Lisboa tendo em agenda um almoço e o último debate televisivo com os oitos cabeças de lista dos partidos com representação parlamentar.
Nos dois dias seguintes, a 29 e 30 de maio, a caravana da IL vai andar pelos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo regressando, a 31, ao de Lisboa.
No único fim de semana no período oficial de campanha, o candidato liberal estará nos distritos de Faro e Lisboa, no sábado, e nos de Faro e Setúbal, no domingo, dia de voto antecipado para as europeias, voto esse que o presidente do partido, natural de Braga, exercerá em Setúbal.
Depois do último debate a oito, organizado pelas rádios na manhã de 03 de junho, em Lisboa, a IL seguirá para Aveiro e, nos dois dias seguintes, para Bragança, Viseu e Porto.
Na reta final da campanha, João Cotrim de Figueiredo centrar-se-á em Lisboa onde, como já é habitual, decorrerá a noite eleitoral.
As últimas europeias, em 2019, foram o primeiro ato eleitoral a que a IL se apresentou (depois da fundação em 2017), tendo conseguido menos de 30.000 votos (0,88% do total).
Concorrem às eleições europeias, que se realizam em Portugal a 09 de junho, 17 forças políticas.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.