A campanha da Iniciativa Liberal para as eleições europeias, agendadas para 09 de junho, vai passar por nove dos 18 distritos de Portugal continental e centrar-se, sobretudo, no de Lisboa. De acordo com o programa divulgado, a IL começa e termina a campanha em Lisboa e, pelo meio, passa pelos distritos de Aveiro, Bragança, Faro, Leiria, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.
Entre as várias ações previstas, que são entre duas a três por dia, estão iniciativas de rua, visitas, reuniões, jantares e comícios.
Ainda antes do período oficial de campanha, que decorre de 27 de maio a 07 de junho, os liberais marcam presença nas festas da Braga Romana e do Senhor de Matosinhos, nos distritos de Braga e do Porto, respetivamente, e no Mercado de Santana, no distrito de Leiria.
Na segunda-feira, a IL, sob o mote “Europa um espaço de liberdade”, centra o dia em Lisboa com uma ação de rua e um jantar-comício, momentos em que o cabeça de lista ao Parlamento Europeu, João Cotrim de Figueiredo, estará acompanhado do líder do partido, Rui Rocha.
No dia seguinte, João Cotrim de Figueiredo continuará por Lisboa tendo em agenda um almoço e o último debate televisivo com os oitos cabeças de lista dos partidos com representação parlamentar.
Nos dois dias seguintes, a 29 e 30 de maio, a caravana da IL vai andar pelos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo regressando, a 31, ao de Lisboa.
No único fim de semana no período oficial de campanha, o candidato liberal estará nos distritos de Faro e Lisboa, no sábado, e nos de Faro e Setúbal, no domingo, dia de voto antecipado para as europeias, voto esse que o presidente do partido, natural de Braga, exercerá em Setúbal.
Depois do último debate a oito, organizado pelas rádios na manhã de 03 de junho, em Lisboa, a IL seguirá para Aveiro e, nos dois dias seguintes, para Bragança, Viseu e Porto.
Na reta final da campanha, João Cotrim de Figueiredo centrar-se-á em Lisboa onde, como já é habitual, decorrerá a noite eleitoral.
As últimas europeias, em 2019, foram o primeiro ato eleitoral a que a IL se apresentou (depois da fundação em 2017), tendo conseguido menos de 30.000 votos (0,88% do total).
Concorrem às eleições europeias, que se realizam em Portugal a 09 de junho, 17 forças políticas.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.