A campanha da Iniciativa Liberal para as eleições europeias, agendadas para 09 de junho, vai passar por nove dos 18 distritos de Portugal continental e centrar-se, sobretudo, no de Lisboa. De acordo com o programa divulgado, a IL começa e termina a campanha em Lisboa e, pelo meio, passa pelos distritos de Aveiro, Bragança, Faro, Leiria, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.
Entre as várias ações previstas, que são entre duas a três por dia, estão iniciativas de rua, visitas, reuniões, jantares e comícios.
Ainda antes do período oficial de campanha, que decorre de 27 de maio a 07 de junho, os liberais marcam presença nas festas da Braga Romana e do Senhor de Matosinhos, nos distritos de Braga e do Porto, respetivamente, e no Mercado de Santana, no distrito de Leiria.
Na segunda-feira, a IL, sob o mote “Europa um espaço de liberdade”, centra o dia em Lisboa com uma ação de rua e um jantar-comício, momentos em que o cabeça de lista ao Parlamento Europeu, João Cotrim de Figueiredo, estará acompanhado do líder do partido, Rui Rocha.
No dia seguinte, João Cotrim de Figueiredo continuará por Lisboa tendo em agenda um almoço e o último debate televisivo com os oitos cabeças de lista dos partidos com representação parlamentar.
Nos dois dias seguintes, a 29 e 30 de maio, a caravana da IL vai andar pelos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo regressando, a 31, ao de Lisboa.
No único fim de semana no período oficial de campanha, o candidato liberal estará nos distritos de Faro e Lisboa, no sábado, e nos de Faro e Setúbal, no domingo, dia de voto antecipado para as europeias, voto esse que o presidente do partido, natural de Braga, exercerá em Setúbal.
Depois do último debate a oito, organizado pelas rádios na manhã de 03 de junho, em Lisboa, a IL seguirá para Aveiro e, nos dois dias seguintes, para Bragança, Viseu e Porto.
Na reta final da campanha, João Cotrim de Figueiredo centrar-se-á em Lisboa onde, como já é habitual, decorrerá a noite eleitoral.
As últimas europeias, em 2019, foram o primeiro ato eleitoral a que a IL se apresentou (depois da fundação em 2017), tendo conseguido menos de 30.000 votos (0,88% do total).
Concorrem às eleições europeias, que se realizam em Portugal a 09 de junho, 17 forças políticas.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.