A Eurocidade Cerveira-Tomiño realiza a 20 de julho o Gladiator Race Junior, “uma prova de obstáculos para diferentes idades, organizada no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço”.
Em comunicado, a autarquia cerveirense esclarece que a iniciativa foi “pensada para cativar a juventude de ambos os concelhos a desfrutar de um dia em família ou na companhia de amigos, praticando desporto ao ar livre de forma divertida e original”.
A jornada vai realizar-se no Espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño, na Galiza, Espanha, sendo que a participação é gratuita e limitada a 400 vagas.
De acordo com a Câmara de Vila Nova de Cerveira, “os interessados podem participar individualmente na categoria Kids, entre os três e os seis anos de idade, sendo desafiados a superar uma prova de 500 metros com 12 obstáculos”.
Numa prova de cariz individual podem competir os Mini Kids, dos sete aos 11 anos, que percorrerão 1.000 metros e 16 obstáculos.
“Já a categoria Júnior, destinada ao grupo etário dos 12 aos 20 anos, participará por equipas mistas de cinco a sete elementos para enfrentar uma prova de 2,5 quilómetros e 25 obstáculos, devendo chegar à linha da meta pelo menos cinco elementos juntos”, descreve o município.
“A proposta é participar numa atividade dinâmica e inclusiva que promove o desporto entre as novas gerações e fortalece os laços entre a juventude transfronteiriça”, refere.
Esta atividade enquadra-se na operação 021_REDE_GOV MINHO, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através de INTERREG VI-A POCTEP, indica a autarquia.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.