A Eurocidade Cerveira-Tomiño realiza a 20 de julho o Gladiator Race Junior, “uma prova de obstáculos para diferentes idades, organizada no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço”.
Em comunicado, a autarquia cerveirense esclarece que a iniciativa foi “pensada para cativar a juventude de ambos os concelhos a desfrutar de um dia em família ou na companhia de amigos, praticando desporto ao ar livre de forma divertida e original”.
A jornada vai realizar-se no Espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño, na Galiza, Espanha, sendo que a participação é gratuita e limitada a 400 vagas.
De acordo com a Câmara de Vila Nova de Cerveira, “os interessados podem participar individualmente na categoria Kids, entre os três e os seis anos de idade, sendo desafiados a superar uma prova de 500 metros com 12 obstáculos”.
Numa prova de cariz individual podem competir os Mini Kids, dos sete aos 11 anos, que percorrerão 1.000 metros e 16 obstáculos.
“Já a categoria Júnior, destinada ao grupo etário dos 12 aos 20 anos, participará por equipas mistas de cinco a sete elementos para enfrentar uma prova de 2,5 quilómetros e 25 obstáculos, devendo chegar à linha da meta pelo menos cinco elementos juntos”, descreve o município.
“A proposta é participar numa atividade dinâmica e inclusiva que promove o desporto entre as novas gerações e fortalece os laços entre a juventude transfronteiriça”, refere.
Esta atividade enquadra-se na operação 021_REDE_GOV MINHO, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através de INTERREG VI-A POCTEP, indica a autarquia.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação das obras de requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e Lanheses, num investimento total que ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.