O eurodeputado, José Manuel Fernandes, Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu e Membro efetivo da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, vai estar esta quinta-feira, na sub-região Monção e Melgaço, numa altura de vindimas e pós-vindimas.
Com o intuito de conhecer de perto a realidade do sector, recolhendo as necessidades e eventuais contributos que possam surgir bem como dar a conhecer as medidas de apoio da União Europeia para as empresas deste sector, o eurodeputado, José Manuel Fernandes vai estar esta quinta-feira na Adega Cooperativa Regional às 10h30, para visita ao Museu e Espaço Histórico e Cultural, à Adega e aos demais espaços.
Ainda durante a tarde, por volta das 15h00, irá visitar as Quintas de Melgaço.
Monção e Melgaço integram a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, uma zona que se estende por todo o Noroeste português, normalmente denominada como “Entre-Douro-e-Minho”.
É ainda a maior zona demarcada da viticultura nacional bem como uma das maiores da Europa, sendo uma das 9 sub-regiões da Região dos Vinhos Verdes, caracterizando-se por possuir um microclima particular, influência da sua proximidade à margem sul do rio Minho assim como por se localizar numa zona de meia encosta.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.