As emblemáticas pegadas e setas dos peregrinos, na rota do Caminho Português para Santiago de Compostela, na ponte centenária internacional, entre Valença e Tui, foram recuperadas e já são novamente um dos spot's preferido dos peregrinos.
As setas amarelas e pegadas, com as cores das bandeiras de Portugal e Espanha, são um elemento icónico do Caminho Português para Santiago de Compostela que faz parte da memória coletiva de todos os peregrinos, dos diversos cantos do mundo, que tiveram a oportunidade de fazer este percurso. Para os peregrinos este é o local que proporciona a oportunidade para registar o momento de poder estar com um pé em Portugal e outro em Espanha.
As pinturas foram elaboradas pelo artista António Nunes, funcionário da Câmara Municipal de Valença, em 2016. Com o tempo estes elementos foram-se desgastando tendo sido necessária esta intervenção.
Este ponto simbólico, precisamente a meio da ponte, no circuito pedonal, proporciona também as melhores vistas para a Fortaleza e centro histórico de Valença e a Catedral e o centro histórico de Tui.
Na Eurocidade Tui.Valença confluem os peregrinos, que rumam até Santiago de Compostela, provenientes do Caminho Português Central, do Caminho das Torres e do Caminho Português da Costa.
A Câmara Municipal tem em preparação, também, uma intervenção de fundo no Albergue de Peregrinos São Teotónio, bem como o reforço da sinalética e outras intervenções de apoio aos peregrinos nos percursos que atravessam o concelho.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.