As emblemáticas pegadas e setas dos peregrinos, na rota do Caminho Português para Santiago de Compostela, na ponte centenária internacional, entre Valença e Tui, foram recuperadas e já são novamente um dos spot's preferido dos peregrinos.
As setas amarelas e pegadas, com as cores das bandeiras de Portugal e Espanha, são um elemento icónico do Caminho Português para Santiago de Compostela que faz parte da memória coletiva de todos os peregrinos, dos diversos cantos do mundo, que tiveram a oportunidade de fazer este percurso. Para os peregrinos este é o local que proporciona a oportunidade para registar o momento de poder estar com um pé em Portugal e outro em Espanha.
As pinturas foram elaboradas pelo artista António Nunes, funcionário da Câmara Municipal de Valença, em 2016. Com o tempo estes elementos foram-se desgastando tendo sido necessária esta intervenção.
Este ponto simbólico, precisamente a meio da ponte, no circuito pedonal, proporciona também as melhores vistas para a Fortaleza e centro histórico de Valença e a Catedral e o centro histórico de Tui.
Na Eurocidade Tui.Valença confluem os peregrinos, que rumam até Santiago de Compostela, provenientes do Caminho Português Central, do Caminho das Torres e do Caminho Português da Costa.
A Câmara Municipal tem em preparação, também, uma intervenção de fundo no Albergue de Peregrinos São Teotónio, bem como o reforço da sinalética e outras intervenções de apoio aos peregrinos nos percursos que atravessam o concelho.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.