A Eurocidade Tui Valença promove uma caminhada no Trilho de Sanfins, domingo, 28 de maio, com saída às 9h (PT), do parque de estacionamento do mosteiro.
O mosteiro, a cerca da Quinta de Sanfins e a emblemática capela / miradouro de Santo Ovídio serão alguns dos principais protagonistas do próximo trilho, do Circuito de Trilhos da Eurocidade 2023 que, ao longo deste ano, conta com oito caminhadas distribuídas por Valença e Tui. O desafio deste domingo é um percurso que pela sua cota proporcionará, também, excelentes panorâmicas para a bacia do rio Minho.
Um percurso entre 9 e 10 Km’s proporcionará a visita de pontos históricos e patrimoniais emblemáticos como a Igreja Românica do Mosteiro de Sanfins, a capela miradouro da Senhora do Loreto e o conjunto da Cerca da Quinta de Sanfins. O trilho permitirá, também, a visita à capela de Santo Ovídio, um espaço com uma história e memória de cultura popular únicas. Passagem, ainda, pelo pitoresco lugar de Quebrada, em Sanfins, para apreciar o casario antigo e a singular capela de Santa Luzia .
No final da caminhada, para refazer as forças, estão previstos uns petiscos.
A participação na caminhada implica o pagamento de 6€.
Os interessados podem inscrever-se através do e-mail caminhadas.andainas@gmail.com ou dos números (00351)934440770 ou (0034)607785601 ou no formulário https://docs.

O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.