A Eurocidade Tui Valença promove uma caminhada no Trilho de Sanfins, domingo, 28 de maio, com saída às 9h (PT), do parque de estacionamento do mosteiro.
O mosteiro, a cerca da Quinta de Sanfins e a emblemática capela / miradouro de Santo Ovídio serão alguns dos principais protagonistas do próximo trilho, do Circuito de Trilhos da Eurocidade 2023 que, ao longo deste ano, conta com oito caminhadas distribuídas por Valença e Tui. O desafio deste domingo é um percurso que pela sua cota proporcionará, também, excelentes panorâmicas para a bacia do rio Minho.
Um percurso entre 9 e 10 Km’s proporcionará a visita de pontos históricos e patrimoniais emblemáticos como a Igreja Românica do Mosteiro de Sanfins, a capela miradouro da Senhora do Loreto e o conjunto da Cerca da Quinta de Sanfins. O trilho permitirá, também, a visita à capela de Santo Ovídio, um espaço com uma história e memória de cultura popular únicas. Passagem, ainda, pelo pitoresco lugar de Quebrada, em Sanfins, para apreciar o casario antigo e a singular capela de Santa Luzia .
No final da caminhada, para refazer as forças, estão previstos uns petiscos.
A participação na caminhada implica o pagamento de 6€.
Os interessados podem inscrever-se através do e-mail caminhadas.andainas@gmail.com ou dos números (00351)934440770 ou (0034)607785601 ou no formulário https://docs.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.