A Eurocidade Tui-Valença volta, mais uma vez, a distribuir o seu calendário anual em troca de alimentos não perecíveis, ou seja, de alimentos que podem ser guardados por um longo período de tempo.
Valença vai distribuir os seus 400 exemplares do calendário nos centros educativos de pré-escola e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho em troca de duas unidades de alimentos não perecíveis, que serão posteriormente entregues na Loja Social do Município de Valença.
No caso de Tui, quem quiser o calendário deverá dirigir-se ao Ayuntamiento de Tui, a partir desta terça-feira, 12 de dezembro, para adquirir o mesmo. Em troca será necessário entregar dois quilos de alimentos não perecíveis que irão para o SOS Tomiño – Associação do Baixo Minho.
O calendário conta com várias ilustrações. A Casa Toga, o Marco Miliário – Igreja de Santo Estevão, a Igreja de Santa Maria dos Anjos, a Capela do Nosso Senhor do Encontro, a Casa do Poço e a Praça da República serão alguns dos pontos de referência de Valença. De Tui fará parte a Rua das Monxas, o Conjunto Histórico, o Miradouro dos Jardins da Catedral, a Rua Entrefornos e a Catedral de Santa María.
As ilustrações foram feitas por desenhadores que, no caso de Valença, participaram no 17º Encontro da Associação Urban Skechers Minho, em junho. Já os desenhos de Tui são o resultado do Encontro de Desenho sobre o Tui judaico, organizado pelo grupo Urban Sketchers, em setembro.

O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.