A Eurocidade Tui-Valença volta, mais uma vez, a distribuir o seu calendário anual em troca de alimentos não perecíveis, ou seja, de alimentos que podem ser guardados por um longo período de tempo.
Valença vai distribuir os seus 400 exemplares do calendário nos centros educativos de pré-escola e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho em troca de duas unidades de alimentos não perecíveis, que serão posteriormente entregues na Loja Social do Município de Valença.
No caso de Tui, quem quiser o calendário deverá dirigir-se ao Ayuntamiento de Tui, a partir desta terça-feira, 12 de dezembro, para adquirir o mesmo. Em troca será necessário entregar dois quilos de alimentos não perecíveis que irão para o SOS Tomiño – Associação do Baixo Minho.
O calendário conta com várias ilustrações. A Casa Toga, o Marco Miliário – Igreja de Santo Estevão, a Igreja de Santa Maria dos Anjos, a Capela do Nosso Senhor do Encontro, a Casa do Poço e a Praça da República serão alguns dos pontos de referência de Valença. De Tui fará parte a Rua das Monxas, o Conjunto Histórico, o Miradouro dos Jardins da Catedral, a Rua Entrefornos e a Catedral de Santa María.
As ilustrações foram feitas por desenhadores que, no caso de Valença, participaram no 17º Encontro da Associação Urban Skechers Minho, em junho. Já os desenhos de Tui são o resultado do Encontro de Desenho sobre o Tui judaico, organizado pelo grupo Urban Sketchers, em setembro.

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.