A Eurocidade Tui-Valença volta, mais uma vez, a distribuir o seu calendário anual em troca de alimentos não perecíveis, ou seja, de alimentos que podem ser guardados por um longo período de tempo.
Valença vai distribuir os seus 400 exemplares do calendário nos centros educativos de pré-escola e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho em troca de duas unidades de alimentos não perecíveis, que serão posteriormente entregues na Loja Social do Município de Valença.
No caso de Tui, quem quiser o calendário deverá dirigir-se ao Ayuntamiento de Tui, a partir desta terça-feira, 12 de dezembro, para adquirir o mesmo. Em troca será necessário entregar dois quilos de alimentos não perecíveis que irão para o SOS Tomiño – Associação do Baixo Minho.
O calendário conta com várias ilustrações. A Casa Toga, o Marco Miliário – Igreja de Santo Estevão, a Igreja de Santa Maria dos Anjos, a Capela do Nosso Senhor do Encontro, a Casa do Poço e a Praça da República serão alguns dos pontos de referência de Valença. De Tui fará parte a Rua das Monxas, o Conjunto Histórico, o Miradouro dos Jardins da Catedral, a Rua Entrefornos e a Catedral de Santa María.
As ilustrações foram feitas por desenhadores que, no caso de Valença, participaram no 17º Encontro da Associação Urban Skechers Minho, em junho. Já os desenhos de Tui são o resultado do Encontro de Desenho sobre o Tui judaico, organizado pelo grupo Urban Sketchers, em setembro.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.