A Eurocidade Valença.Tui acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, o espetáculo "Fado Alexandrino" pelo Teatro Nacional de São João. Esta magnífica representação decorrerá no Teatro Municipal de Tui, às 20h00 (PT).
Trata-se de uma adaptação teatral daquele que é considerado o grande romance com o qual a companhia se une aos eventos comemorativos do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.
Este espetáculo chega à Eurocidade Valença.Tui no âmbito da Temporada Transversal da Programação Cultural Portugal-Espanha: 50 anos de democracia.
Os bilhetes estarão à venda a partir da próxima sexta-feira, dia 24 de janeiro, na tui.gal por 9 € e 12€.
Doze atores e atrizes compõem o elenco da peça dirigida por Nuno Cardoso, que realizou a adaptação cénica e a dramaturgia de “Fado Alexandrino” de António Lobo Antunes.
Em palco estarão Ana Brandão, António Afonso Parra, Flávio Hamilton, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Mário Santos, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias, Roldy Harrys, Sandro Feliciano, Sérgio Sá Cunha, Telma Cardoso e Lé Baldé.
A obra, uma espécie de Última Ceia, junta num jantar cinco personagens, soldados que regressaram da guerra em África, e refletem sobre o fim do conflito, sobre o luto, etc.
O palco transforma-se num imenso mural que ganha vida com a interpretação e interação dos atores que conduzem o espectador através de quatro épocas que se cruzam na história: o Estado Novo, a memória da guerra colonial em Moçambique, a Revolução dos Cravos e a Revolução dos pós-Revolução.
Fado Alexandrino é uma alegoria sobre o destino de ser português. A música original “Peixe” foi gravada por Joel Azevedo.
A peça tem uma duração aproximada de quatro horas e conta com dois intervalos.

O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 15h00, a apresentação do mais recente livro de Fátima Mendes Marinho, intitulado “Marie Marie”. A iniciativa tem entrada livre e é aberta a toda a comunidade.
A ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional realizou em Pombal o seu Encontro Nacional, que reuniu profissionais e responsáveis de meios de comunicação local e regional para debater a situação da imprensa em Portugal.
A Selecção Nacional de Sub-18 masculina de voleibol conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória no Torneio WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association), ao derrotar os Países Baixos por 3-2, num jogo disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As Comédias do Minho levam até 31 de janeiro o espetáculo “Faz-me um Resumo”, dirigido a crianças do 1.º ciclo e suas famílias. A iniciativa percorre os municípios de Monção, Paredes de Coura, Melgaço e Valença, com sessões para escolas e apresentações abertas ao público familiar. A entrada é gratuita.
O Santa Luzia FC, de Viana do Castelo, é um dos grandes destaques da 28.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, ao ser nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo. O clube feminino de futsal viveu recentemente a sua época mais histórica, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, depois de disputar, pela primeira vez na sua história, a final da Liga Placard.
Viana do Castelo recebe no domingo, 25 de janeiro, mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, iniciativa que já se afirmou como um dos eventos desportivos de referência da região. A prova tem partida marcada para as 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural.