Logo
Regional

Eurocidade recebe espetáculo “Fado Alexandrino” pelo Teatro Nacional de São João

22 Janeiro, 2025 | 15:03
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Eurocidade Valença.Tui acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, o espetáculo "Fado Alexandrino" pelo Teatro Nacional de São João. Esta magnífica representação decorrerá no Teatro Municipal de Tui, às 20h00 (PT).

Trata-se de uma adaptação teatral daquele que é considerado o grande romance com o qual a companhia se une aos eventos comemorativos do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

Este espetáculo chega à Eurocidade Valença.Tui no âmbito da Temporada Transversal da Programação Cultural Portugal-Espanha: 50 anos de democracia.

Os bilhetes estarão à venda a partir da próxima sexta-feira, dia 24 de janeiro, na tui.gal por 9 € e 12€.

Doze atores e atrizes compõem o elenco da peça dirigida por Nuno Cardoso, que realizou a adaptação cénica e a dramaturgia de “Fado Alexandrino” de António Lobo Antunes.

Em palco estarão Ana Brandão, António Afonso Parra, Flávio Hamilton, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Mário Santos, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias, Roldy Harrys, Sandro Feliciano, Sérgio Sá Cunha, Telma Cardoso e Lé Baldé.

A obra, uma espécie de Última Ceia, junta num jantar cinco personagens, soldados que regressaram da guerra em África, e refletem sobre o fim do conflito, sobre o luto, etc.

O palco transforma-se num imenso mural que ganha vida com a interpretação e interação dos atores que conduzem o espectador através de quatro épocas que se cruzam na história: o Estado Novo, a memória da guerra colonial em Moçambique, a Revolução dos Cravos e a Revolução dos pós-Revolução.

Fado Alexandrino é uma alegoria sobre o destino de ser português. A música original “Peixe” foi gravada por Joel Azevedo.

A peça tem uma duração aproximada de quatro horas e conta com dois intervalos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.