A Eurocidade Valença.Tui acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, o espetáculo "Fado Alexandrino" pelo Teatro Nacional de São João. Esta magnífica representação decorrerá no Teatro Municipal de Tui, às 20h00 (PT).
Trata-se de uma adaptação teatral daquele que é considerado o grande romance com o qual a companhia se une aos eventos comemorativos do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.
Este espetáculo chega à Eurocidade Valença.Tui no âmbito da Temporada Transversal da Programação Cultural Portugal-Espanha: 50 anos de democracia.
Os bilhetes estarão à venda a partir da próxima sexta-feira, dia 24 de janeiro, na tui.gal por 9 € e 12€.
Doze atores e atrizes compõem o elenco da peça dirigida por Nuno Cardoso, que realizou a adaptação cénica e a dramaturgia de “Fado Alexandrino” de António Lobo Antunes.
Em palco estarão Ana Brandão, António Afonso Parra, Flávio Hamilton, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Mário Santos, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias, Roldy Harrys, Sandro Feliciano, Sérgio Sá Cunha, Telma Cardoso e Lé Baldé.
A obra, uma espécie de Última Ceia, junta num jantar cinco personagens, soldados que regressaram da guerra em África, e refletem sobre o fim do conflito, sobre o luto, etc.
O palco transforma-se num imenso mural que ganha vida com a interpretação e interação dos atores que conduzem o espectador através de quatro épocas que se cruzam na história: o Estado Novo, a memória da guerra colonial em Moçambique, a Revolução dos Cravos e a Revolução dos pós-Revolução.
Fado Alexandrino é uma alegoria sobre o destino de ser português. A música original “Peixe” foi gravada por Joel Azevedo.
A peça tem uma duração aproximada de quatro horas e conta com dois intervalos.

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.