A Eurocidade Valença.Tui acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, o espetáculo "Fado Alexandrino" pelo Teatro Nacional de São João. Esta magnífica representação decorrerá no Teatro Municipal de Tui, às 20h00 (PT).
Trata-se de uma adaptação teatral daquele que é considerado o grande romance com o qual a companhia se une aos eventos comemorativos do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.
Este espetáculo chega à Eurocidade Valença.Tui no âmbito da Temporada Transversal da Programação Cultural Portugal-Espanha: 50 anos de democracia.
Os bilhetes estarão à venda a partir da próxima sexta-feira, dia 24 de janeiro, na tui.gal por 9 € e 12€.
Doze atores e atrizes compõem o elenco da peça dirigida por Nuno Cardoso, que realizou a adaptação cénica e a dramaturgia de “Fado Alexandrino” de António Lobo Antunes.
Em palco estarão Ana Brandão, António Afonso Parra, Flávio Hamilton, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Mário Santos, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias, Roldy Harrys, Sandro Feliciano, Sérgio Sá Cunha, Telma Cardoso e Lé Baldé.
A obra, uma espécie de Última Ceia, junta num jantar cinco personagens, soldados que regressaram da guerra em África, e refletem sobre o fim do conflito, sobre o luto, etc.
O palco transforma-se num imenso mural que ganha vida com a interpretação e interação dos atores que conduzem o espectador através de quatro épocas que se cruzam na história: o Estado Novo, a memória da guerra colonial em Moçambique, a Revolução dos Cravos e a Revolução dos pós-Revolução.
Fado Alexandrino é uma alegoria sobre o destino de ser português. A música original “Peixe” foi gravada por Joel Azevedo.
A peça tem uma duração aproximada de quatro horas e conta com dois intervalos.

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.