Logo
Cultura

Eurocidade Cerveira-Tomiño quer promover o “intercâmbio cultural e geracional” com música

28 Março, 2023 | 11:18
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Eurocidade Cerveira-Tomiño vai dinamizar a atividade "Música Nova", um dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2023, e cujo período de inscrição já está a decorrer. Entre 1 de abril e 6 de maio, vários locais de Cerveira e de Tomiño vão acolher workshops, ensaios e miniconcertos de rua, culminando com um espetáculo final no Auditório de Goián.

Dirigida a jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, os interessados vão poder participar em workshops de capacitação da carreira profissional, abordando temáticas como comunicar um projeto de música, o poder do improviso, fabricar instrumentos com material reciclado, fazer um rider técnico ou criar efeitos especiais sonoros para filmes. Complementarmente, estão previstos miniconcertos de rua e ensaios com diferentes estilos musicais, além da oportunidade de conversar com músicos profissionais da Galiza e de Portugal.

A atividade termina com um espetáculo final no Auditório Municipal de Goián, baseado na identidade partilhada em torno do Rio Minho, “O Minho que une”, no dia 6 de maio, protagonizado pelos jovens participantes no projeto. “O objetivo é proporcionar o envolvimento da juventude da Eurocidade em atividades musicais conjuntas, procurando a divulgação da tradição e a aprendizagem de novos estilos musicais, assim como promover o espaço público para a divulgação e o intercâmbio cultural e geracional”, explicou a autarquia de Vila Nova de Cerveira.

Para participar não é necessário ter conhecimentos musicais, mas é obrigatória a inscrição gratuita, selecionando as atividades que mais lhe interessam, aqui.

“Música Nova” integra o projeto de consolidação estratégica da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño, cofinanciado em 75% pela 6ª Convocatória do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL (POCTEP) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Julho, 2025

Paredes de Coura: Hugo van der Ding evoca Aquilino na Casa Grande de Romarigães

Hugo van der Ding, conhecido autor da rubrica Vamos Todos Morrer, nas manhãs da Antena 3, é o convidado deste sábado, 12 de julho, pelas 18h00, das Conversas da Casa Grande, precisamente evocando a memória do escritor Aquilino Ribeiro e autor dessa obra maior da literatura portuguesa A Casa Grande de Romarigães.

Regional 9 Julho, 2025

Viana do Castelo aprova novo concurso para centro de apoio a sem-abrigo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros acrescido de IVA.

Regional 9 Julho, 2025

Professores discutem formação e sistema educativo português em Viana do Castelo

O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove o seminário "Ser Professor Hoje", subordinado ao tema Formação Inicial e Contínua como Alicerces da Profissão. O seminário acontece na sexta-feira, 11 de julho, pelas 14h00, no Auditório Professor Lima de Carvalho, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo.

Regional 9 Julho, 2025

Dança, Teatro e Literatura encontram-se no Sá de Miranda

A EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação estreia a sua nova criação "MUDAR – um espetáculo em transformação" nos dias 11 e 12 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com quatro sessões que encerram mais um ano letivo.

Regional 9 Julho, 2025

Festival Contrasta regressa à Fortaleza de Valença

O Festival Contrasta está de volta à icónica Fortaleza de Valença para a sua quarta edição, prometendo dois dias inesquecíveis de música, cultura e paisagem. Nos dias 11 e 12 de julho de 2025, Valença volta a ser palco de um dos eventos mais aguardados do verão no Alto Minho.

Regional 9 Julho, 2025

Câmara de Viana aprova apoios para juntas e uniões de freguesia em mais de mais de 600 mil euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, um conjunto de apoio para as juntas e uniões de freguesia para obras de construção e requalificação de equipamentos, para mobilidade, segurança e material circulantes e para requalificação urbana e de centros cívicos. Os apoios ascendem, na sua totalidade, a mais de 600 mil euros.

Regional 9 Julho, 2025

Centro histórico de Vila Nova de Cerveira com circulação automóvel interditada

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.