Logo
Cultura

Eurocidade Cerveira-Tomiño quer promover o “intercâmbio cultural e geracional” com música

28 Março, 2023 | 11:18
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Eurocidade Cerveira-Tomiño vai dinamizar a atividade "Música Nova", um dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2023, e cujo período de inscrição já está a decorrer. Entre 1 de abril e 6 de maio, vários locais de Cerveira e de Tomiño vão acolher workshops, ensaios e miniconcertos de rua, culminando com um espetáculo final no Auditório de Goián.

Dirigida a jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, os interessados vão poder participar em workshops de capacitação da carreira profissional, abordando temáticas como comunicar um projeto de música, o poder do improviso, fabricar instrumentos com material reciclado, fazer um rider técnico ou criar efeitos especiais sonoros para filmes. Complementarmente, estão previstos miniconcertos de rua e ensaios com diferentes estilos musicais, além da oportunidade de conversar com músicos profissionais da Galiza e de Portugal.

A atividade termina com um espetáculo final no Auditório Municipal de Goián, baseado na identidade partilhada em torno do Rio Minho, “O Minho que une”, no dia 6 de maio, protagonizado pelos jovens participantes no projeto. “O objetivo é proporcionar o envolvimento da juventude da Eurocidade em atividades musicais conjuntas, procurando a divulgação da tradição e a aprendizagem de novos estilos musicais, assim como promover o espaço público para a divulgação e o intercâmbio cultural e geracional”, explicou a autarquia de Vila Nova de Cerveira.

Para participar não é necessário ter conhecimentos musicais, mas é obrigatória a inscrição gratuita, selecionando as atividades que mais lhe interessam, aqui.

“Música Nova” integra o projeto de consolidação estratégica da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño, cofinanciado em 75% pela 6ª Convocatória do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL (POCTEP) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.