A Eurocidade Cerveira-Tomiño vai dinamizar a atividade "Música Nova", um dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2023, e cujo período de inscrição já está a decorrer. Entre 1 de abril e 6 de maio, vários locais de Cerveira e de Tomiño vão acolher workshops, ensaios e miniconcertos de rua, culminando com um espetáculo final no Auditório de Goián.
Dirigida a jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, os interessados vão poder participar em workshops de capacitação da carreira profissional, abordando temáticas como comunicar um projeto de música, o poder do improviso, fabricar instrumentos com material reciclado, fazer um rider técnico ou criar efeitos especiais sonoros para filmes. Complementarmente, estão previstos miniconcertos de rua e ensaios com diferentes estilos musicais, além da oportunidade de conversar com músicos profissionais da Galiza e de Portugal.
A atividade termina com um espetáculo final no Auditório Municipal de Goián, baseado na identidade partilhada em torno do Rio Minho, “O Minho que une”, no dia 6 de maio, protagonizado pelos jovens participantes no projeto. “O objetivo é proporcionar o envolvimento da juventude da Eurocidade em atividades musicais conjuntas, procurando a divulgação da tradição e a aprendizagem de novos estilos musicais, assim como promover o espaço público para a divulgação e o intercâmbio cultural e geracional”, explicou a autarquia de Vila Nova de Cerveira.
Para participar não é necessário ter conhecimentos musicais, mas é obrigatória a inscrição gratuita, selecionando as atividades que mais lhe interessam, aqui.
“Música Nova” integra o projeto de consolidação estratégica da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño, cofinanciado em 75% pela 6ª Convocatória do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL (POCTEP) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.