A Eurocidade Cerveira-Tomiño vai dinamizar a atividade "Música Nova", um dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2023, e cujo período de inscrição já está a decorrer. Entre 1 de abril e 6 de maio, vários locais de Cerveira e de Tomiño vão acolher workshops, ensaios e miniconcertos de rua, culminando com um espetáculo final no Auditório de Goián.
Dirigida a jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, os interessados vão poder participar em workshops de capacitação da carreira profissional, abordando temáticas como comunicar um projeto de música, o poder do improviso, fabricar instrumentos com material reciclado, fazer um rider técnico ou criar efeitos especiais sonoros para filmes. Complementarmente, estão previstos miniconcertos de rua e ensaios com diferentes estilos musicais, além da oportunidade de conversar com músicos profissionais da Galiza e de Portugal.
A atividade termina com um espetáculo final no Auditório Municipal de Goián, baseado na identidade partilhada em torno do Rio Minho, “O Minho que une”, no dia 6 de maio, protagonizado pelos jovens participantes no projeto. “O objetivo é proporcionar o envolvimento da juventude da Eurocidade em atividades musicais conjuntas, procurando a divulgação da tradição e a aprendizagem de novos estilos musicais, assim como promover o espaço público para a divulgação e o intercâmbio cultural e geracional”, explicou a autarquia de Vila Nova de Cerveira.
Para participar não é necessário ter conhecimentos musicais, mas é obrigatória a inscrição gratuita, selecionando as atividades que mais lhe interessam, aqui.
“Música Nova” integra o projeto de consolidação estratégica da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño, cofinanciado em 75% pela 6ª Convocatória do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL (POCTEP) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.