A Eurocidade Cerveira-Tomiño vai dinamizar a atividade "Música Nova", um dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2023, e cujo período de inscrição já está a decorrer. Entre 1 de abril e 6 de maio, vários locais de Cerveira e de Tomiño vão acolher workshops, ensaios e miniconcertos de rua, culminando com um espetáculo final no Auditório de Goián.
Dirigida a jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, os interessados vão poder participar em workshops de capacitação da carreira profissional, abordando temáticas como comunicar um projeto de música, o poder do improviso, fabricar instrumentos com material reciclado, fazer um rider técnico ou criar efeitos especiais sonoros para filmes. Complementarmente, estão previstos miniconcertos de rua e ensaios com diferentes estilos musicais, além da oportunidade de conversar com músicos profissionais da Galiza e de Portugal.
A atividade termina com um espetáculo final no Auditório Municipal de Goián, baseado na identidade partilhada em torno do Rio Minho, “O Minho que une”, no dia 6 de maio, protagonizado pelos jovens participantes no projeto. “O objetivo é proporcionar o envolvimento da juventude da Eurocidade em atividades musicais conjuntas, procurando a divulgação da tradição e a aprendizagem de novos estilos musicais, assim como promover o espaço público para a divulgação e o intercâmbio cultural e geracional”, explicou a autarquia de Vila Nova de Cerveira.
Para participar não é necessário ter conhecimentos musicais, mas é obrigatória a inscrição gratuita, selecionando as atividades que mais lhe interessam, aqui.
“Música Nova” integra o projeto de consolidação estratégica da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño, cofinanciado em 75% pela 6ª Convocatória do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL (POCTEP) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.