Logo
Cultura

Eurocidade Cerveira-Tomiño aposta em guia turístico-educativo

19 Junho, 2023 | 16:05
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Perante a existência de uma diversidade de recursos comuns de âmbito familiar, Vila Nova de Cerveira e Tomiño criaram um guia turístico-educativo ilustrado chamado "A Pequena Grande História - Eurocidade Cerveira Tomiño". 

De acordo com a autarquia de Vila Nova de Cerveira, neste guia, a mascote Mizi narra, de uma forma divertida e didática, os episódios mais relevantes desde os primeiros habitantes até à atualidade, dando a conhecer os lugares mais emblemáticos a visitar no território transfronteiriço. “Incorporando o conceito de dois países, um destino, Vila Nova de Cerveira e Tomiño pretendem afirmar-se cada vez mais como um destino amigo das famílias, alavancando as suas potencialidades naturais, patrimoniais, culturais e de lazer em prol de uma experiência verdadeiramente única”, explicou o Município, numa nota de imprensa.

“A Pequena Grande História – Eurocidade Cerveira Tomiño” é contada com a conjugação dos dois idiomas, optando por usar uma ou outra língua, de acordo com o idioma em que foi escrito o texto original, e distinguido com a respetiva bandeira. “O objetivo é o de também assinalar a proximidade linguística, decorrente de uma origem histórica partilhada, e que contribui para reforçar ainda mais os laços de amizade”, reforçou.

Este guia turístico-educativo ilustrado junta-se ao Guia para Promoção do Setor Turismo já distribuído numa vertente mais empresarial, com o intuito de melhorar a divulgação e promoção da competitividade do sector turístico, através da compilação dos principais recursos naturais, culturais e patrimoniais de ambos os municípios.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Fevereiro, 2026

Aluimento no paredão da Praia de Moledo leva à interdição parcial e intervenção urgente

Um aluimento pontual no pavimento junto ao topo norte do paredão da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, obrigou à interdição preventiva da área e à realização de uma intervenção urgente de estabilização, informou o Município.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

EntardeCER recebe palestra sobre adeptos de futebol e identidade social em Viana do Castelo

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).