Os autarcas de Caminha, Rui Lages e de A Guarda, Roberto Carrero reuniram-se esta quarta-feira, em Caminha, para abordar os dossiês comuns. Entre os temas em discussão esteve "a ligação fluvial e a criação de uma eurocidade entre os dois municípios da ribeira Minho", revelou o Município de Caminha, numa nota de imprensa.
No que toca à ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, suspensa desde 2020, uma das preocupações demonstradas prendeu-se com o assoreamento do rio Minho, e do canal do ferry, que põe em causa a navegabilidade do mesmo. “É necessário encontrar financiamento por parte dos Estados para que o rio Minho possa ser desassoreado e garantir uma ligação fluvial mais robusta e efetiva. Não só para que o ferry possa navegar, mas também para que a pesca e as atividades náuticas possam acontecer de forma mais segura”, afirmaram os autarcas.
“Necessitamos de ter uma ligação efetiva e regular entre estes dois povos, que desde sempre viram o Rio Minho como um espaço comum que nos une, mas a verdade é que, nestes últimos tempos tem vindo a ser um espaço que nos separa, por contingências alheias aos próprios concelhos”, confidenciaram.
A cooperação institucional foi também outros dos temas centrais da reunião. “A criação de uma Eurocidade entre Caminha e A Guarda é um dos temas que os autarcas pretendem desenvolver a curto prazo e a cultura e o desporto serão uma ponte que se pretende explorar entre as duas margens do rio Minho”, lê-se na nota de imprensa.
A construção de parques eólicos na costa atlântica que banha os dois municípios foi ainda outro dos pontos em discussão. Uma preocupação de ambos os autarcas, “sendo compromisso dos mesmos, tudo fazer ao seu alcance, junto das Entidades competentes, para minimizar os impactos no território transfronteiriço, defendendo a pesca, a população, o turismo e o território”.
Segundo a nota do Município, ficou também agendado um novo encontro, para reavaliar o ponto de situação dos referidos dossiês, no concelho de A Guarda.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne amanhã dia 18 de fevereiro, às 14h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Viana do Castelo, para mais uma reunião ordinária do executivo municipal.
O auditório da ESCE Valença recebe, esta terça-feira, pelas 21h30, o concerto do grupo valenciano 6tàs9, espetáculo de entrada livre que marca o arranque oficial das comemorações do Feriado Municipal de Valença, celebrado a 18 de fevereiro, quarta-feira.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo deteve dois homens esta semana no âmbito de operações de prevenção e combate à criminalidade, além de apreender estupefacientes numa ação policial na cidade.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) promove no dia 19 de fevereiro, às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Caminha, uma reunião descentralizada com os clubes filiados.
Um homem foi constituído arguido pela Polícia Judiciária por suspeitas da prática dos crimes de difamação, denúncia caluniosa e falsidade informática, no concelho de Viana do Castelo.
A inscrição da Vela Votiva de Santa Marta, tradição associada à freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, entrou em consulta pública por um período de 30 dias, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O Centro de Atletismo de Mazarefes alcançou um lugar de destaque na Final do Campeonato Nacional de Clubes – III Divisão de pista coberta, disputada no passado fim de semana no Altice Fórum Braga, em Braga.