A ETAP- Escola Profissional inaugurou um novo pólo na Maia, no distrito do Porto. Na cerimónia marcou presença o ministro da Educação, João Costa, o secretário de Estado, António Leite, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago e a vice-presidente responsável pelo pelouro da educação, Emília Santos.
Instalado nas antigas instalações do Centro de Saúde de Moreira da Maia, junto aos Bombeiros de Moreira e à Estação de Metro de Pedras Rubras, as obras de requalificação permitiram a lecionação dos cursos de Mecatrónica Automóvel e Mecânica de Aeronaves e Material de Voo. “Estamos também entusiasmados em anunciar a abertura do novo curso de Informática-Sistemas”, revelou a ETAP, num comunicado, através das redes sociais, assegurando que o novo espaço marca um “importante passo” na história da escola.
“Queremos expressar a nossa gratidão a todos que contribuíram para tornar este momento possível. Continuaremos empenhados na promoção de uma educação de qualidade e no desenvolvimento dos nossos alunos”, completou.
A ETAP- Escola Profissional foi criada em 1989 e tem como entidade proprietária a COOPETAPE – Cooperativa de Ensino, CRL, tendo sido a primeira a surgir na região Norte e a segunda a nível nacional.
A ETAP organiza percursos de educação e formação inicial para jovens na CIM do Alto Minho onde conta com seis unidades de formação – Caminha, Vila Praia de Âncora, Vila Nova de Cerveira, Valença, Viana do Castelo e Ponte de Lima e na Área Metropolitana do Porto – Município da Maia – onde abriu recentemente a sétima unidade de formação.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.