Logo
Nacional

Estudo “Porthos” estima que 700 mil portugueses, acima dos 50 anos, sofrem de insuficiência cardíaca

12 Dezembro, 2023 | 8:00
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

O estudo "Porthos" revelou que um em cada seis portugueses com mais de 50 anos tem insuficiência cardíaca e que cerca de 90% nem sequer sabe. 

“Já imaginávamos que íamos ter uma percentagem de doentes com insuficiência cardíaca muito superior àquilo que há 20 anos se tinha diagnosticado, até porque a forma de diagnosticar mudou, os critérios mudaram (…) e a população mudou muito. Mas esta magnitude de resultados confesso que não estávamos efetivamente à espera”, realçou Cristina Gavina, investigadora.

Cristina Gavina considerou ainda que estes dados mostram “um problema de saúde pública com uma dimensão muito considerável”, que terá de mudar a forma como se olha para a insuficiência cardíaca em Portugal.

O estudo Porthos, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a NOVA Medical School, abrangeu mais de 6.000 pessoas acima dos 50 anos registadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal continental e atualizou as estimativas de 1998, que apontavam para uma prevalência que rondava os 400 mil portugueses com insuficiência cardíaca e que hoje chega aos 700 mil.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Deslizamentos em Ponte da Barca deixam 23 desalojados sem previsão de regresso

Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.