A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, informou a Câmara Municipal de Caminha que o Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora já se encontra concluído. A apresentação do Estudo e respetivo debate com o município, junta de freguesia e a comunidade de pescadores locais é no próximo dia 6 de julho, às 14h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
A reconfiguração do Portinho tem por objetivo minimizar as condições de assoreamento verificadas e reduzir substancialmente as operações de dragagem de manutenção, assim como, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso, permitindo assim, que os operadores e armadores consigam fazer a sua descarga do pescado em melhores condições.
O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, referiu que: “este é um estudo aguardado e ansiado há mais de uma década. Vila Praia de Âncora e os seus pescadores necessitam efetivamente de uma resposta que lhes permita trabalhar em segurança, em maiores períodos de tempo, mas este estudo permitirá também atrair os armadores que, sendo locais, fruto das condições do atual porto de mar têm de operar e descarregar em
Espanha, levando toda uma economia para o país vizinho. Este estudo é mais um passo dado na concretização de um objetivo que é partilhado também pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, que sempre pugnou por este trabalho.”
Recorde-se que, em maio de 2021, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout.
“Com este estudo em mãos teremos agora a possibilidade de lutar por meios de financiamento para a concretização do projeto que vier a ser escolhido como a solução mais viável e eficaz para a comunidade piscatória. Teremos todos de saber trabalhar em conjunto: Governo, Câmara Municipal e organismos desconcentrados do Estado por forma a encontrarmos os mecanismos que materializem o estudo no terreno”, referiu ainda Rui Lages.
A sessão de apresentação decorrerá no próximo dia 6 de julho, quarta-feira, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e conta ainda com a participação do Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.