A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, informou a Câmara Municipal de Caminha que o Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora já se encontra concluído. A apresentação do Estudo e respetivo debate com o município, junta de freguesia e a comunidade de pescadores locais é no próximo dia 6 de julho, às 14h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
A reconfiguração do Portinho tem por objetivo minimizar as condições de assoreamento verificadas e reduzir substancialmente as operações de dragagem de manutenção, assim como, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso, permitindo assim, que os operadores e armadores consigam fazer a sua descarga do pescado em melhores condições.
O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, referiu que: “este é um estudo aguardado e ansiado há mais de uma década. Vila Praia de Âncora e os seus pescadores necessitam efetivamente de uma resposta que lhes permita trabalhar em segurança, em maiores períodos de tempo, mas este estudo permitirá também atrair os armadores que, sendo locais, fruto das condições do atual porto de mar têm de operar e descarregar em
Espanha, levando toda uma economia para o país vizinho. Este estudo é mais um passo dado na concretização de um objetivo que é partilhado também pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, que sempre pugnou por este trabalho.”
Recorde-se que, em maio de 2021, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout.
“Com este estudo em mãos teremos agora a possibilidade de lutar por meios de financiamento para a concretização do projeto que vier a ser escolhido como a solução mais viável e eficaz para a comunidade piscatória. Teremos todos de saber trabalhar em conjunto: Governo, Câmara Municipal e organismos desconcentrados do Estado por forma a encontrarmos os mecanismos que materializem o estudo no terreno”, referiu ainda Rui Lages.
A sessão de apresentação decorrerá no próximo dia 6 de julho, quarta-feira, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e conta ainda com a participação do Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.