A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, informou a Câmara Municipal de Caminha que o Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora já se encontra concluído. A apresentação do Estudo e respetivo debate com o município, junta de freguesia e a comunidade de pescadores locais é no próximo dia 6 de julho, às 14h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
A reconfiguração do Portinho tem por objetivo minimizar as condições de assoreamento verificadas e reduzir substancialmente as operações de dragagem de manutenção, assim como, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso, permitindo assim, que os operadores e armadores consigam fazer a sua descarga do pescado em melhores condições.
O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, referiu que: “este é um estudo aguardado e ansiado há mais de uma década. Vila Praia de Âncora e os seus pescadores necessitam efetivamente de uma resposta que lhes permita trabalhar em segurança, em maiores períodos de tempo, mas este estudo permitirá também atrair os armadores que, sendo locais, fruto das condições do atual porto de mar têm de operar e descarregar em
Espanha, levando toda uma economia para o país vizinho. Este estudo é mais um passo dado na concretização de um objetivo que é partilhado também pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, que sempre pugnou por este trabalho.”
Recorde-se que, em maio de 2021, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout.
“Com este estudo em mãos teremos agora a possibilidade de lutar por meios de financiamento para a concretização do projeto que vier a ser escolhido como a solução mais viável e eficaz para a comunidade piscatória. Teremos todos de saber trabalhar em conjunto: Governo, Câmara Municipal e organismos desconcentrados do Estado por forma a encontrarmos os mecanismos que materializem o estudo no terreno”, referiu ainda Rui Lages.
A sessão de apresentação decorrerá no próximo dia 6 de julho, quarta-feira, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e conta ainda com a participação do Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.