Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
O projeto, agora instalado no jardim da Escola, junto à Biblioteca, combina tecnologia, design e consciência ambiental. A paragem é energeticamente autónoma, alimentada por painéis solares, equipada com um sistema de recolha de águas pluviais para rega, carregadores para dispositivos móveis e até uma bicicleta fixa geradora de energia.
Emocionadas, as estudantes Edite Alves, Rita Martins, Sofia Peixoto e Inês Pereira, do 2.º ano de Engenharia Mecatrónica, apresentaram o protótipo à comunidade escolar. “Chegar ao dia de hoje e ter o nosso protótipo aqui é uma realização enorme. Mostra que somos capazes de transformar ideias em algo real, útil e sustentável”, afirmou Edite Alves. O grupo pretende agora estudar a viabilidade económica do projeto, com o objetivo de implementá-lo não só em Viana do Castelo, mas também noutras cidades.
O pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Sustentabilidade e Património, António Curado, destacou a relevância do projeto: “Cruza três dimensões essenciais: sustentabilidade, mobilidade e design, e traduz de forma exemplar a missão do IPVC de criar valor para a comunidade. É também inspirador ver quatro mulheres a vencer num curso de engenharia, uma área central para o desenvolvimento tecnológico e social do país.”
Rosa Amado, da Fundação EDP, explicou que o concurso tinha como objetivo estimular soluções inovadoras para uma transição energética mais justa. “Este projeto é o exemplo perfeito de como a academia pode gerar impacto real e inspirar outros jovens a tirar as suas ideias do papel. Foi o projeto que mais nos surpreendeu a nível nacional.”
Mafalda Lopes Laranjo, diretora da ESTG-IPVC, sublinhou o valor do ensino aplicado e colaborativo: “Ver um projeto académico ganhar forma, ser premiado e agora apresentado como protótipo funcional é o reflexo daquilo que mais valorizamos.”
A vereadora do Município de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, afirmou que ideias como “Energia com Propósito” contribuem para “a melhoria da qualidade de vida nas cidades” e defendeu que devem ser implementadas como exemplo de futuro sustentável.
O protótipo ficará instalado na ESTG-IPVC como símbolo da criatividade e inovação das novas gerações de engenheiras e engenheiros da instituição.
A Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar encerrada ao trânsito entre as 23h00 e as 06h00, até 19 de dezembro, para a instalação das barreiras de proteção à catenária da Linha do Minho. O corte será aplicado apenas em dias úteis, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de louvor ao Gabinete Eleitoral Municipal, reconhecendo o “empenho, a competência e o profissionalismo” demonstrados durante o processo eleitoral das autárquicas de 12 de outubro.
Viana do Castelo será, de 24 a 26 de outubro, palco da Semana do Atlântico de Optimist, competição que reúne 140 jovens velejadores de Portugal e Espanha.
Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
O Monumento Natural Local das Chãs de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi recentemente alvo de uma nova intervenção ecológica no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas do concelho.
A Biblioteca Municipal de Valença assinalou, no dia 20 de outubro, o 12.º aniversário do Clube de Leitura “Chá com Palavras”, projeto que promove há mais de uma década o gosto pelos livros e o convívio em torno da literatura.
O Salão Nobre da Assembleia da República, em Lisboa, recebe a partir desta quinta-feira a exposição “Porcelana Portuguesa: A Harmonia dos Contrários”, que presta homenagem à tradição e à arte das antigas fábricas de cerâmica e porcelana portuguesas dos séculos XVIII e XIX — entre elas, as de Viana do Castelo, reconhecidas pela qualidade e beleza das suas peças.