Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
O projeto, agora instalado no jardim da Escola, junto à Biblioteca, combina tecnologia, design e consciência ambiental. A paragem é energeticamente autónoma, alimentada por painéis solares, equipada com um sistema de recolha de águas pluviais para rega, carregadores para dispositivos móveis e até uma bicicleta fixa geradora de energia.
Emocionadas, as estudantes Edite Alves, Rita Martins, Sofia Peixoto e Inês Pereira, do 2.º ano de Engenharia Mecatrónica, apresentaram o protótipo à comunidade escolar. “Chegar ao dia de hoje e ter o nosso protótipo aqui é uma realização enorme. Mostra que somos capazes de transformar ideias em algo real, útil e sustentável”, afirmou Edite Alves. O grupo pretende agora estudar a viabilidade económica do projeto, com o objetivo de implementá-lo não só em Viana do Castelo, mas também noutras cidades.
O pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Sustentabilidade e Património, António Curado, destacou a relevância do projeto: “Cruza três dimensões essenciais: sustentabilidade, mobilidade e design, e traduz de forma exemplar a missão do IPVC de criar valor para a comunidade. É também inspirador ver quatro mulheres a vencer num curso de engenharia, uma área central para o desenvolvimento tecnológico e social do país.”
Rosa Amado, da Fundação EDP, explicou que o concurso tinha como objetivo estimular soluções inovadoras para uma transição energética mais justa. “Este projeto é o exemplo perfeito de como a academia pode gerar impacto real e inspirar outros jovens a tirar as suas ideias do papel. Foi o projeto que mais nos surpreendeu a nível nacional.”
Mafalda Lopes Laranjo, diretora da ESTG-IPVC, sublinhou o valor do ensino aplicado e colaborativo: “Ver um projeto académico ganhar forma, ser premiado e agora apresentado como protótipo funcional é o reflexo daquilo que mais valorizamos.”
A vereadora do Município de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, afirmou que ideias como “Energia com Propósito” contribuem para “a melhoria da qualidade de vida nas cidades” e defendeu que devem ser implementadas como exemplo de futuro sustentável.
O protótipo ficará instalado na ESTG-IPVC como símbolo da criatividade e inovação das novas gerações de engenheiras e engenheiros da instituição.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.