Duas estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), regressaram recentemente de Taiwan, onde participaram num programa de mobilidade Erasmus+. Para Angélia Silva e Lorrane Barbosa, naturais do Brasil e a frequentar mestrados no IPVC, a experiência foi muito mais do que académica: significou também um mergulho cultural e humano que descrevem como inesquecível.
Angélia Silva, estudante do mestrado em Treino Desportivo e praticante de futsal, sublinha que o período em Taipé lhe permitiu crescer a vários níveis. “Trabalhámos com profissionais que estão a promover o futebol e o futsal junto de crianças. Foi um desafio enorme, mas voltei melhor pessoa, mais atenta e mais disponível para novas aventuras”, contou. Para além do conhecimento técnico, trouxe novas formas de ensinar, treinar e organizar, mas também uma experiência cultural que, garante, lhe abriu horizontes.
Já Lorrane Barbosa, finalista do mestrado em Fisiologia do Exercício e Promoção da Saúde, enfrentou pela primeira vez o desafio de trabalhar com crianças, quando até aqui estava habituada a acompanhar adultos. “As necessidades de uma criança são muito diferentes. Foi um grande desafio, mas sinto que estou muito mais preparada para o futuro”, afirmou.
A jovem estudante destacou ainda a importância da adaptação cultural durante o período passado em Taiwan. “Aprendi muito com as diferenças culturais e com a necessidade de me adaptar. Estar num contexto tão distinto ensinou-me a ser mais criativa e ajudou-me a olhar para o mercado de trabalho com outras ferramentas”, acrescentou.
De regresso a Viana do Castelo, ambas consideram que a experiência foi decisiva no seu percurso académico e profissional. O IPVC reforça, assim, através do Erasmus+, a aposta na internacionalização e na criação de oportunidades únicas para os seus estudantes.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.