A partir de agora, todos os jovens que frequentam o 10º ano de escolaridade vão passar a ter formação em suporte básico de vida e primeiros socorros. A medida foi anunciada esta sexta-feira por José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna.
Segundo José Luís Carneiro a medida integra a Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e conta com o apoio dos municípios e das corporações dos bombeiros voluntários, que irão às escolas ministrar a formação. “Foi dada uma orientação à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para a qual vai também contribuir o Ministério da Educação, com ajuda dos municípios portugueses e das associações humanitárias, para capacitar todos os jovens que entram no 10º ano de escolaridade para suporte básico de vida, um conhecimentos fundamental para sua vida própria, mas sobretudo para que possam ajudar os outros em circunstâncias de dificuldade”, explicou na sessão de abertura da conferência “MAI(s) Próximo”, que decorreu na Universidade de Lisboa, para apresentar e debater a Estratégia Integrada de Segurança Urbana, a Estratégia de Segurança Rodoviária “Visão Zero”e a Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.
O ministro desvendou ainda que o município de Mangualde, em Viseu, vai ser o primeiro a avançar com esta experiência, onde “muito em breve” será feita uma apresentação do projeto para que depois se possa desenvolver em todo o país.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.