A partir de agora, todos os jovens que frequentam o 10º ano de escolaridade vão passar a ter formação em suporte básico de vida e primeiros socorros. A medida foi anunciada esta sexta-feira por José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna.
Segundo José Luís Carneiro a medida integra a Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e conta com o apoio dos municípios e das corporações dos bombeiros voluntários, que irão às escolas ministrar a formação. “Foi dada uma orientação à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para a qual vai também contribuir o Ministério da Educação, com ajuda dos municípios portugueses e das associações humanitárias, para capacitar todos os jovens que entram no 10º ano de escolaridade para suporte básico de vida, um conhecimentos fundamental para sua vida própria, mas sobretudo para que possam ajudar os outros em circunstâncias de dificuldade”, explicou na sessão de abertura da conferência “MAI(s) Próximo”, que decorreu na Universidade de Lisboa, para apresentar e debater a Estratégia Integrada de Segurança Urbana, a Estratégia de Segurança Rodoviária “Visão Zero”e a Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.
O ministro desvendou ainda que o município de Mangualde, em Viseu, vai ser o primeiro a avançar com esta experiência, onde “muito em breve” será feita uma apresentação do projeto para que depois se possa desenvolver em todo o país.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.