Logo
Regional

Estudantes de Engenharia Mecatrónica do IPVC finalistas do concurso nacional da Fundação EDP

20 Maio, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Quatro estudante do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo criaram uma paragem de autocarro que gera energia, rega plantas com água da chuva e promove o bem-estar urbano. O projeto venceu o concurso nacional Escola da Energia | Universitários e vai agora ser apresentado em Lisboa como modelo de sustentabilidade criado no ensino superior.

Uma paragem de autocarro que produz energia, rega plantas com água da chuva e convida à interação. O projeto de quatro estudantes do Politécnico de Viana do Castelo é agora um dos cinco vencedores do concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP. A equipa, composta pelas únicas quatro mulheres do 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), está pronta para levar esta solução sustentável a Lisboa e, quem sabe, ao mundo.

A equipa vai participar no Bootcamp, que terá lugar sexta-feira, no MAAT Central – Museu da Eletricidade, em Lisboa.

As estudantes deram expressão ao projeto “Energia de Propósito”, que propõe a requalificação das tradicionais paragens de autocarro através de uma solução sustentável, autónoma e interativa. A proposta alia tecnologia limpa, design funcional e consciência ambiental num espaço urbano pensado para a mobilidade, o descanso e a produção de energia.

A estrutura inclui painéis solares, sistema de recolha de água da chuva para rega de suculentas, bicicleta geradora de energia e carregadores para dispositivos móveis, transformando o ponto de espera numa infraestrutura útil e energeticamente autossuficiente. O conceito prevê ainda música ambiente e informação em tempo real sobre horários e rotas de autocarros.

As instituições de e ensino superior são desafiadas pela Fundação EDP a apresentarem soluções inovadoras para promover a sustentabilidade em comunidades reais. E foi isso que mais chamou a atenção de Edite Alves.

“Há muito que tinha esta ideia na cabeça, mas ainda não tinha surgido a oportunidade certa. Quando vi o desafio da Fundação EDP, decidi concorrer sozinha, sem dizer a ninguém, e depois convidei as minhas colegas a juntarem-se a mim”, explica Edite Alves, de 47 anos, natural de Viana do Castelo, mãe de dois filhos, já diplomada de um CTeSP em Mecatrónica e agora no 2.º ano da licenciatura, tal como Rita Martins, do Porto. A equipa completa-se com Sofia Peixoto, também de Viana do Castelo, e Inês Pereira, de Valença.

Além da inovação técnica e do impacto ambiental, o “Energia de Propósito” assume uma dimensão simbólica: as quatro estudantes são as únicas mulheres a frequentar o 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, um dado que reforça o objetivo de quebrar estereótipos de género na área da engenharia e da tecnologia.

“Somos quatro mulheres num curso ainda muito marcado pela presença masculina, mas esta experiência mostra que a engenharia é para todos”, acrescenta Edite Alves. “Não há cursos para homens ou para mulheres. Há ideias, há talento, há vontade de fazer diferente. E é isso que a nossa participação mostra.”

O grupo vai apresentar o projeto já na próxima sexta-feira, em Lisboa, no evento final da Escola da Energia | Universitários, onde os cinco projetos vencedores serão publicamente partilhados e votados.

Mais do que um protótipo, “Energia de Propósito” pretende ser uma proposta real para transformar o quotidiano das cidades. O objetivo das estudantes é apresentar o conceito a autarquias e outras entidades públicas, com vista à sua implementação em contexto urbano real. “Queremos que esta paragem sustentável saia do papel e melhore o quotidiano de comunidades reais. É esse o nosso propósito com energia”, conclui a estudante.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Junho, 2025

Operação “Verão Seguro 2025” da GNR na estrada até 15 de setembro

AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.

Nacional 15 Junho, 2025

Época balnear arrancou em 127 praias do Norte

A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.

Nacional 14 Junho, 2025

Festa dos 30 anos do Lidl que vai percorrer Portugal arranca em Viana do Castelo

Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.

Regional 14 Junho, 2025

Exército começa a patrulhar monte de Santa Luzia em Viana do Castelo

Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.

Regional 14 Junho, 2025

Ponte de Lima inaugura Estátua de D. Afonso Henriques

O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.

Regional 14 Junho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.

Regional 14 Junho, 2025

Polícia Marítima realiza ação de fiscalização em Caminha

Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.