Logo
Regional

Estudantes de Engenharia Mecatrónica do IPVC finalistas do concurso nacional da Fundação EDP

20 Maio, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Quatro estudante do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo criaram uma paragem de autocarro que gera energia, rega plantas com água da chuva e promove o bem-estar urbano. O projeto venceu o concurso nacional Escola da Energia | Universitários e vai agora ser apresentado em Lisboa como modelo de sustentabilidade criado no ensino superior.

Uma paragem de autocarro que produz energia, rega plantas com água da chuva e convida à interação. O projeto de quatro estudantes do Politécnico de Viana do Castelo é agora um dos cinco vencedores do concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP. A equipa, composta pelas únicas quatro mulheres do 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), está pronta para levar esta solução sustentável a Lisboa e, quem sabe, ao mundo.

A equipa vai participar no Bootcamp, que terá lugar sexta-feira, no MAAT Central – Museu da Eletricidade, em Lisboa.

As estudantes deram expressão ao projeto “Energia de Propósito”, que propõe a requalificação das tradicionais paragens de autocarro através de uma solução sustentável, autónoma e interativa. A proposta alia tecnologia limpa, design funcional e consciência ambiental num espaço urbano pensado para a mobilidade, o descanso e a produção de energia.

A estrutura inclui painéis solares, sistema de recolha de água da chuva para rega de suculentas, bicicleta geradora de energia e carregadores para dispositivos móveis, transformando o ponto de espera numa infraestrutura útil e energeticamente autossuficiente. O conceito prevê ainda música ambiente e informação em tempo real sobre horários e rotas de autocarros.

As instituições de e ensino superior são desafiadas pela Fundação EDP a apresentarem soluções inovadoras para promover a sustentabilidade em comunidades reais. E foi isso que mais chamou a atenção de Edite Alves.

“Há muito que tinha esta ideia na cabeça, mas ainda não tinha surgido a oportunidade certa. Quando vi o desafio da Fundação EDP, decidi concorrer sozinha, sem dizer a ninguém, e depois convidei as minhas colegas a juntarem-se a mim”, explica Edite Alves, de 47 anos, natural de Viana do Castelo, mãe de dois filhos, já diplomada de um CTeSP em Mecatrónica e agora no 2.º ano da licenciatura, tal como Rita Martins, do Porto. A equipa completa-se com Sofia Peixoto, também de Viana do Castelo, e Inês Pereira, de Valença.

Além da inovação técnica e do impacto ambiental, o “Energia de Propósito” assume uma dimensão simbólica: as quatro estudantes são as únicas mulheres a frequentar o 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, um dado que reforça o objetivo de quebrar estereótipos de género na área da engenharia e da tecnologia.

“Somos quatro mulheres num curso ainda muito marcado pela presença masculina, mas esta experiência mostra que a engenharia é para todos”, acrescenta Edite Alves. “Não há cursos para homens ou para mulheres. Há ideias, há talento, há vontade de fazer diferente. E é isso que a nossa participação mostra.”

O grupo vai apresentar o projeto já na próxima sexta-feira, em Lisboa, no evento final da Escola da Energia | Universitários, onde os cinco projetos vencedores serão publicamente partilhados e votados.

Mais do que um protótipo, “Energia de Propósito” pretende ser uma proposta real para transformar o quotidiano das cidades. O objetivo das estudantes é apresentar o conceito a autarquias e outras entidades públicas, com vista à sua implementação em contexto urbano real. “Queremos que esta paragem sustentável saia do papel e melhore o quotidiano de comunidades reais. É esse o nosso propósito com energia”, conclui a estudante.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 9 Novembro, 2025

OPINIÃO: Malnutrição: Um problema silencioso que afeta milhares de portugueses

A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.

Desporto 8 Novembro, 2025

Piscina de Barroselas dá primeiro mergulho inclusivo com nova cadeira aquática

A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.

Desporto 8 Novembro, 2025

Governo reforça investimento no desporto em 2026 com aumento de 8,1 milhões de euros

O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Regional 8 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026 já disponível

Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.

Regional 8 Novembro, 2025

Bênção do Caloiro em Viana do Castelo destaca união e espírito comunitário

Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Cultura 8 Novembro, 2025

“Vira do Minho” conquista dois prémios no Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival 2025

O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.

Música 8 Novembro, 2025

Monção recebe espetáculo inédito de música pimba reinterpretada

O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.