Os alunos do 11º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP apresentaram, nas instalações da Escola de Hotelaria de Vila Praia de Âncora, o projeto “Mercado Peregrino - Chef´s Table”, sessão dirigida a gestores dos albergues, peregrinos, representantes de associações relacionadas com os Caminhos de Santiago e do Município de Caminha.
A concretização das diversas ações previstas no projeto tem como parceira a Câmara Municipal de Caminha, de acordo com o Protocolo aprovado esta semana pelo Executivo. Além do caráter pedagógico, o projeto visa a promoção dos produtos locais e dos espaços dos mercados municipais do concelho, podendo vir a envolver diretamente outros parceiros, nomeadamente da área da restauração.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da metodologia de aprendizagem ETHAZI e consiste na criação do “menu peregrino”.
Os alunos foram desafiados a pensar uma refeição adequada aos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago, atendendo às necessidades nutricionais dos caminhantes e levando em consideração o desgaste físico da caminhada. Além disso, o “menu peregrino” assenta na sazonalidade e nos produtos da região, valorizando a gastronomia local e fomentando a economia nas regiões por onde os peregrinos passam.
Este projeto conduzirá a um conjunto de apresentações das criações dos alunos, estando a próxima agendada para o dia 4 de dezembro, no Mercado Municipal de Caminha.
No Protocolo aprovado, que junta a Câmara Municipal de Caminha e a ETAP – Escola Profissional para concretização do projeto “Mercado Peregrino”, sublinha-se que a iniciativa pretende divulgar os produtos locais e os espaços dos mercados municipais do concelho, e dotar, ao mesmo tempo, os alunos de competências técnicas sobre a aplicação de produtos aos temas propostos: “Terra. “Mar” e “Ar”.
“Pretendendo-se dar continuidade à estratégia de promoção dos Mercados Municipais que o Município de Caminha tem vindo a desenvolver, entende-se da maior importância o apoio à promoção destas atividades nos mercados do concelho, promovendo o desenvolvimento local, a criatividade, o recurso a práticas sustentáveis e a diversificação da economia do concelho, estabelecendo uma parceria com a ETAP Escola Profissional, através de protocolo, para o desenvolvimento de iniciativas no âmbito referido, nomeadamente do projeto ‘Mercado Peregrino’”.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.