Os alunos do 11º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP apresentaram, nas instalações da Escola de Hotelaria de Vila Praia de Âncora, o projeto “Mercado Peregrino - Chef´s Table”, sessão dirigida a gestores dos albergues, peregrinos, representantes de associações relacionadas com os Caminhos de Santiago e do Município de Caminha.
A concretização das diversas ações previstas no projeto tem como parceira a Câmara Municipal de Caminha, de acordo com o Protocolo aprovado esta semana pelo Executivo. Além do caráter pedagógico, o projeto visa a promoção dos produtos locais e dos espaços dos mercados municipais do concelho, podendo vir a envolver diretamente outros parceiros, nomeadamente da área da restauração.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da metodologia de aprendizagem ETHAZI e consiste na criação do “menu peregrino”.
Os alunos foram desafiados a pensar uma refeição adequada aos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago, atendendo às necessidades nutricionais dos caminhantes e levando em consideração o desgaste físico da caminhada. Além disso, o “menu peregrino” assenta na sazonalidade e nos produtos da região, valorizando a gastronomia local e fomentando a economia nas regiões por onde os peregrinos passam.
Este projeto conduzirá a um conjunto de apresentações das criações dos alunos, estando a próxima agendada para o dia 4 de dezembro, no Mercado Municipal de Caminha.
No Protocolo aprovado, que junta a Câmara Municipal de Caminha e a ETAP – Escola Profissional para concretização do projeto “Mercado Peregrino”, sublinha-se que a iniciativa pretende divulgar os produtos locais e os espaços dos mercados municipais do concelho, e dotar, ao mesmo tempo, os alunos de competências técnicas sobre a aplicação de produtos aos temas propostos: “Terra. “Mar” e “Ar”.
“Pretendendo-se dar continuidade à estratégia de promoção dos Mercados Municipais que o Município de Caminha tem vindo a desenvolver, entende-se da maior importância o apoio à promoção destas atividades nos mercados do concelho, promovendo o desenvolvimento local, a criatividade, o recurso a práticas sustentáveis e a diversificação da economia do concelho, estabelecendo uma parceria com a ETAP Escola Profissional, através de protocolo, para o desenvolvimento de iniciativas no âmbito referido, nomeadamente do projeto ‘Mercado Peregrino’”.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.