Os alunos do 11º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP apresentaram, nas instalações da Escola de Hotelaria de Vila Praia de Âncora, o projeto “Mercado Peregrino - Chef´s Table”, sessão dirigida a gestores dos albergues, peregrinos, representantes de associações relacionadas com os Caminhos de Santiago e do Município de Caminha.
A concretização das diversas ações previstas no projeto tem como parceira a Câmara Municipal de Caminha, de acordo com o Protocolo aprovado esta semana pelo Executivo. Além do caráter pedagógico, o projeto visa a promoção dos produtos locais e dos espaços dos mercados municipais do concelho, podendo vir a envolver diretamente outros parceiros, nomeadamente da área da restauração.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da metodologia de aprendizagem ETHAZI e consiste na criação do “menu peregrino”.
Os alunos foram desafiados a pensar uma refeição adequada aos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago, atendendo às necessidades nutricionais dos caminhantes e levando em consideração o desgaste físico da caminhada. Além disso, o “menu peregrino” assenta na sazonalidade e nos produtos da região, valorizando a gastronomia local e fomentando a economia nas regiões por onde os peregrinos passam.
Este projeto conduzirá a um conjunto de apresentações das criações dos alunos, estando a próxima agendada para o dia 4 de dezembro, no Mercado Municipal de Caminha.
No Protocolo aprovado, que junta a Câmara Municipal de Caminha e a ETAP – Escola Profissional para concretização do projeto “Mercado Peregrino”, sublinha-se que a iniciativa pretende divulgar os produtos locais e os espaços dos mercados municipais do concelho, e dotar, ao mesmo tempo, os alunos de competências técnicas sobre a aplicação de produtos aos temas propostos: “Terra. “Mar” e “Ar”.
“Pretendendo-se dar continuidade à estratégia de promoção dos Mercados Municipais que o Município de Caminha tem vindo a desenvolver, entende-se da maior importância o apoio à promoção destas atividades nos mercados do concelho, promovendo o desenvolvimento local, a criatividade, o recurso a práticas sustentáveis e a diversificação da economia do concelho, estabelecendo uma parceria com a ETAP Escola Profissional, através de protocolo, para o desenvolvimento de iniciativas no âmbito referido, nomeadamente do projeto ‘Mercado Peregrino’”.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.