Os alunos do 11º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP apresentaram, nas instalações da Escola de Hotelaria de Vila Praia de Âncora, o projeto “Mercado Peregrino - Chef´s Table”, sessão dirigida a gestores dos albergues, peregrinos, representantes de associações relacionadas com os Caminhos de Santiago e do Município de Caminha.
A concretização das diversas ações previstas no projeto tem como parceira a Câmara Municipal de Caminha, de acordo com o Protocolo aprovado esta semana pelo Executivo. Além do caráter pedagógico, o projeto visa a promoção dos produtos locais e dos espaços dos mercados municipais do concelho, podendo vir a envolver diretamente outros parceiros, nomeadamente da área da restauração.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da metodologia de aprendizagem ETHAZI e consiste na criação do “menu peregrino”.
Os alunos foram desafiados a pensar uma refeição adequada aos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago, atendendo às necessidades nutricionais dos caminhantes e levando em consideração o desgaste físico da caminhada. Além disso, o “menu peregrino” assenta na sazonalidade e nos produtos da região, valorizando a gastronomia local e fomentando a economia nas regiões por onde os peregrinos passam.
Este projeto conduzirá a um conjunto de apresentações das criações dos alunos, estando a próxima agendada para o dia 4 de dezembro, no Mercado Municipal de Caminha.
No Protocolo aprovado, que junta a Câmara Municipal de Caminha e a ETAP – Escola Profissional para concretização do projeto “Mercado Peregrino”, sublinha-se que a iniciativa pretende divulgar os produtos locais e os espaços dos mercados municipais do concelho, e dotar, ao mesmo tempo, os alunos de competências técnicas sobre a aplicação de produtos aos temas propostos: “Terra. “Mar” e “Ar”.
“Pretendendo-se dar continuidade à estratégia de promoção dos Mercados Municipais que o Município de Caminha tem vindo a desenvolver, entende-se da maior importância o apoio à promoção destas atividades nos mercados do concelho, promovendo o desenvolvimento local, a criatividade, o recurso a práticas sustentáveis e a diversificação da economia do concelho, estabelecendo uma parceria com a ETAP Escola Profissional, através de protocolo, para o desenvolvimento de iniciativas no âmbito referido, nomeadamente do projeto ‘Mercado Peregrino’”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.