Um grupo de oito estudantes do curso de Marketing e Comunicação Empresarial e de Gestão e da Distribuição e Logística, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) desenvolveu um projeto que tem como fim aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis e, consequentemente, conhecer toda a história por detrás de uma peça de roupa.
“Information for Tomorrow | Fast Fashion Transparency” é composto por Ana Faria, de Viana do Castelo, Vítor Gonçalves, de Monção, João Amorim, de Barcelos, Beatriz Carvalhido, de Viana do Castelo, Maria Santos, de Esposende, Francisco Ramos, de Barcelos, Ubirajara Daniel, de Monção, e David Silva, de Braga.
“O nosso projeto é uma solução para aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis. Através de uma escala, similar à usada quando o tema é eficiência energética, o consumidor poderá ficar a saber todo o historial da peça de roupa que vai comprar. Para isso bastará o cliente aceder ao CR Code colocado na etiqueta, permitindo rastrear a peça desde a produção à comercialização”, descreveu Beatriz Carvalhido. Entre os critérios de avaliação estarão, por exemplo, a origem das matérias-primas, práticas de produção ou questões ambientais e ética.
O grupo de estudantes teve a oportunidade de dar a conhecer o projeto no “Final Event – Processo de Cocriação Pedagógica” que decorreu, na última semana, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
O evento juntou mais de uma centena de estudantes do IPVC e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos a um conjunto de stakeholders, especialistas em áreas como Têxtil, Sustentabilidade e Turismo, Smart Cities e Saúde e Bem-Estar, assim como aos responsáveis finlandeses pelo Demola Global, entidade que dá apoio e formação a todos os envolvidos no processo, sejam estudantes e docentes.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.