Um grupo de oito estudantes do curso de Marketing e Comunicação Empresarial e de Gestão e da Distribuição e Logística, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) desenvolveu um projeto que tem como fim aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis e, consequentemente, conhecer toda a história por detrás de uma peça de roupa.
“Information for Tomorrow | Fast Fashion Transparency” é composto por Ana Faria, de Viana do Castelo, Vítor Gonçalves, de Monção, João Amorim, de Barcelos, Beatriz Carvalhido, de Viana do Castelo, Maria Santos, de Esposende, Francisco Ramos, de Barcelos, Ubirajara Daniel, de Monção, e David Silva, de Braga.
“O nosso projeto é uma solução para aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis. Através de uma escala, similar à usada quando o tema é eficiência energética, o consumidor poderá ficar a saber todo o historial da peça de roupa que vai comprar. Para isso bastará o cliente aceder ao CR Code colocado na etiqueta, permitindo rastrear a peça desde a produção à comercialização”, descreveu Beatriz Carvalhido. Entre os critérios de avaliação estarão, por exemplo, a origem das matérias-primas, práticas de produção ou questões ambientais e ética.
O grupo de estudantes teve a oportunidade de dar a conhecer o projeto no “Final Event – Processo de Cocriação Pedagógica” que decorreu, na última semana, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
O evento juntou mais de uma centena de estudantes do IPVC e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos a um conjunto de stakeholders, especialistas em áreas como Têxtil, Sustentabilidade e Turismo, Smart Cities e Saúde e Bem-Estar, assim como aos responsáveis finlandeses pelo Demola Global, entidade que dá apoio e formação a todos os envolvidos no processo, sejam estudantes e docentes.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.