Um grupo de oito estudantes do curso de Marketing e Comunicação Empresarial e de Gestão e da Distribuição e Logística, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) desenvolveu um projeto que tem como fim aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis e, consequentemente, conhecer toda a história por detrás de uma peça de roupa.
“Information for Tomorrow | Fast Fashion Transparency” é composto por Ana Faria, de Viana do Castelo, Vítor Gonçalves, de Monção, João Amorim, de Barcelos, Beatriz Carvalhido, de Viana do Castelo, Maria Santos, de Esposende, Francisco Ramos, de Barcelos, Ubirajara Daniel, de Monção, e David Silva, de Braga.
“O nosso projeto é uma solução para aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis. Através de uma escala, similar à usada quando o tema é eficiência energética, o consumidor poderá ficar a saber todo o historial da peça de roupa que vai comprar. Para isso bastará o cliente aceder ao CR Code colocado na etiqueta, permitindo rastrear a peça desde a produção à comercialização”, descreveu Beatriz Carvalhido. Entre os critérios de avaliação estarão, por exemplo, a origem das matérias-primas, práticas de produção ou questões ambientais e ética.
O grupo de estudantes teve a oportunidade de dar a conhecer o projeto no “Final Event – Processo de Cocriação Pedagógica” que decorreu, na última semana, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
O evento juntou mais de uma centena de estudantes do IPVC e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos a um conjunto de stakeholders, especialistas em áreas como Têxtil, Sustentabilidade e Turismo, Smart Cities e Saúde e Bem-Estar, assim como aos responsáveis finlandeses pelo Demola Global, entidade que dá apoio e formação a todos os envolvidos no processo, sejam estudantes e docentes.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.