Um grupo de oito estudantes do curso de Marketing e Comunicação Empresarial e de Gestão e da Distribuição e Logística, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) desenvolveu um projeto que tem como fim aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis e, consequentemente, conhecer toda a história por detrás de uma peça de roupa.
“Information for Tomorrow | Fast Fashion Transparency” é composto por Ana Faria, de Viana do Castelo, Vítor Gonçalves, de Monção, João Amorim, de Barcelos, Beatriz Carvalhido, de Viana do Castelo, Maria Santos, de Esposende, Francisco Ramos, de Barcelos, Ubirajara Daniel, de Monção, e David Silva, de Braga.
“O nosso projeto é uma solução para aumentar o nível de transparência nas empresas têxteis. Através de uma escala, similar à usada quando o tema é eficiência energética, o consumidor poderá ficar a saber todo o historial da peça de roupa que vai comprar. Para isso bastará o cliente aceder ao CR Code colocado na etiqueta, permitindo rastrear a peça desde a produção à comercialização”, descreveu Beatriz Carvalhido. Entre os critérios de avaliação estarão, por exemplo, a origem das matérias-primas, práticas de produção ou questões ambientais e ética.
O grupo de estudantes teve a oportunidade de dar a conhecer o projeto no “Final Event – Processo de Cocriação Pedagógica” que decorreu, na última semana, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
O evento juntou mais de uma centena de estudantes do IPVC e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos a um conjunto de stakeholders, especialistas em áreas como Têxtil, Sustentabilidade e Turismo, Smart Cities e Saúde e Bem-Estar, assim como aos responsáveis finlandeses pelo Demola Global, entidade que dá apoio e formação a todos os envolvidos no processo, sejam estudantes e docentes.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.
A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.