Logo
Internacional

Estudantes brasileiras são as primeiras a beneficiar de acordo de dupla titulação entre IPVC e universidade do Brasil

11 Outubro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo reforça a sua aposta na internacionalização ao receber, pela primeira vez, duas estudantes brasileiras ao abrigo de um acordo de Dupla Titulação com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Este acordo pioneiro permite que as estudantes completem parte do mestrado em Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, obtendo um diploma válido na União Europeia e no Brasil.

 Eduarda Fraga Olivo e Mariane de Souza Pereira, estudantes do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UNESC, chegaram ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para completar parte do Mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC). A sua presença resulta de um acordo de cooperação internacional entre o IPVC e a UNESC, permitindo-lhes obter um diploma válido tanto na União Europeia como no Brasil.

Estas estudantes já fazem parte da história das duas instituições por serem as primeiras a participar no programa de Dupla Titulação.

Uma receção calorosa e internacionalização em ação

Manuel Ribeiro, docente e investigador do Politécnico de Viana do Castelo, responsável por acompanhar as estudantes durante a sua estadia, expressou a sua satisfação com esta etapa inovadora: “A chegada da Eduarda e da Mariane ao Politécnico de Viana do Castelo simboliza o fortalecimento da nossa política de internacionalização e abre portas para futuras trocas e aprendizagens mútuas. É um privilégio receber estudantes com o entusiasmo e a vontade de aprender que ambas demonstram, e acredito que esta experiência será extremamente enriquecedora para todos nós.”

Por sua vez, Fabiano Raupp Pereira, docente da UNESC e peça-chave na concretização do projeto, destacou o impacto positivo desta colaboração: “Tudo isto é fruto de relações que se foram criando entre mim e o docente Manuel, mas também entre as instituições que representamos há mais de 20 anos. Este projeto resulta de uma relação de confiança. A nossa expectativa está muito alta, e acreditamos que estas duas estudantes vão abrir o caminho para muitos outros. Temos mais de 15 mil alunos na nossa universidade, e este projeto vai certamente abrir portas para mais estudantes. Talvez avancemos também para doutoramentos no mesmo regime.”

Desafios e expectativas das estudantes

À chegada ao Politécnico de Viana do Castelo, Eduarda Fraga Olivo não escondeu o entusiasmo: “As expectativas são altas, tudo é novo para nós. Esta oportunidade é única e toda a mobilização das duas instituições para tornar isto possível tem sido extremamente enriquecedora. Temos sido muito bem acolhidas por todos.”

Mariane de Souza Pereira partilhou o seu entusiasmo com o programa e a oportunidade de obter um diploma válido na União Europeia e no Brasil: “Estou muito expectante com as disciplinas e em poder ter um diploma válido cá e lá. Sabemos que os métodos de ensino são diferentes, e penso que isso irá enriquecer bastante o nosso currículo. Vamos ficar entre nove meses e um ano, o que é um desafio, inclusive para as nossas famílias, mas temos o apoio delas. Ficaremos na história das duas instituições, pois somos as primeiras a embarcar numa experiência assim. Este período trará um grande crescimento pessoal e profissional.”

Vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, destaca a importância do momento e o impacto internacional do acordo

 O programa de Dupla Titulação, estabelecido em março deste ano, reflete o compromisso das duas instituições com a promoção da mobilidade internacional. Para Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo com o pelouro da Mobilidade e Cooperação Internacional, “esta parceria permitirá que o trabalho, a investigação e o estudo que estas duas estudantes estão a desenvolver, cá e no Brasil, lhes confiram um título acreditado e válido nos dois lados do Atlântico. Além disso, esperamos que, num futuro próximo, estudantes do Politécnico de Viana do Castelo possam também complementar a sua formação na UNESC.”

O Politécnico de Viana do Castelo tem igualmente aprovadas mais quatros duplas titulações com instituições brasileiras nas áreas da Agronomia e da Zootecnia, da Cibersegurança e da Engenharia Informática. A vice-presidente para a Internacionalização realça o facto de “existirem duas propostas em fase de aprovação nas áreas da Engenharia Civil e da Cibersegurança sendo esta última com uma universidade da Noruega.”

Oportunidades de desenvolvimento académico e pessoal

 As estudantes brasileiras permanecerão em Portugal por um período de nove meses a um ano, frequentando disciplinas nas áreas de energia e mecânica, complementando a formação adquirida no Brasil. Para Ana Paula Vale, esta troca internacional é essencial para o desenvolvimento de competências cada vez mais importantes na diferenciação curricular: “A internacionalização é um pilar estratégico do IPVC, e esta colaboração com a UNESC, que se junta a muitas outras parcerias que já temos com diversas instituições, é um exemplo de como podemos expandir os horizontes dos nossos estudantes e dos estudantes internacionais que nos visitam.”

Com este projeto, o Politécnico de Viana do Castelo reafirma o seu compromisso com a internacionalização e com a criação de redes de cooperação que potenciam o crescimento académico e a inserção dos seus estudantes num mercado global.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 16 Março, 2025

Papel do pai na amamentação e saúde mental no pós-parto em debate

A Mamãs Sem Dúvidas, uma plataforma online criada pela BebéVida para orientar futuras famílias, e o Lusíadas Knowledge Center vão organizar no próximo dia 18 de março, entre as 21h00 e as 22h30, o evento online "EGO – Especial Grávida", uma iniciativa destinada a casais que aguardam a chegada do seu bebé.

Desporto 16 Março, 2025

Voleibol Clube de Viana começa luta pela manutenção com derrota

O Voleibol Clube de Viana começou a lutar pela manutenção no Campeonato Nacional da 1ª Divisão com uma derrota (3-1) em São Mamede de Infesta. A equipa vianense ganhou (21-27) o 1º set, mas acabou por perder os restantes (25-19, 25-22, 25-21).

Internacional 16 Março, 2025

Ricardo Rego levou Viana STARTS até França

O Vereador com o pelouro da inovação na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, juntamente com a equipa do Viana STARTS, com os parceiros do projeto e a equipa do secretariado europeu, estiveram em Brest, França, numa visita estratégica no âmbito do projeto Viana STARTS.

Nacional 16 Março, 2025

PSP deteve 326 pessoas por crimes ambientais e maus tratos de animais nos últimos três anos

A PSP deteve 326 pessoas por crimes ambientais e maus tratos de animais e registou 11.485 contraordenações relacionadas com estes ilícitos nos últimos três anos.

Música 15 Março, 2025

Monção acolhe Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara em junho

Vai realizar-se na próxima terça-feira, 18 de março, pelas 10h00, no Museu Alvarinho, na Praça Deu-la-Deu em Monção. a apresentação do ARS Guitar Festival – Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara daquela vila raiana.

Desporto 15 Março, 2025

Juventude Viana joga este domingo nos Açores

A Juventude Viana desloca-se, este fim de semana aos Açores, para defrontar no domingo às 18h30 o Candelária, em jogo atrasado da 17ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.

Regional 15 Março, 2025

Projeto Acelerar o Norte aprofundou estratégias eficazes de geração de tráfego para websites e lojas online

Realizou-se, em Viana do Castelo, o 8.º Workshop do projeto Acelerar o Norte, reunindo empresários e profissionais da região do Minho para profundar estratégias eficaazes de geração de tráfego para websites e lojas online.