Logo
Internacional

Estudantes brasileiras são as primeiras a beneficiar de acordo de dupla titulação entre IPVC e universidade do Brasil

11 Outubro, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo reforça a sua aposta na internacionalização ao receber, pela primeira vez, duas estudantes brasileiras ao abrigo de um acordo de Dupla Titulação com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Este acordo pioneiro permite que as estudantes completem parte do mestrado em Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, obtendo um diploma válido na União Europeia e no Brasil.

 Eduarda Fraga Olivo e Mariane de Souza Pereira, estudantes do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UNESC, chegaram ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para completar parte do Mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC). A sua presença resulta de um acordo de cooperação internacional entre o IPVC e a UNESC, permitindo-lhes obter um diploma válido tanto na União Europeia como no Brasil.

Estas estudantes já fazem parte da história das duas instituições por serem as primeiras a participar no programa de Dupla Titulação.

Uma receção calorosa e internacionalização em ação

Manuel Ribeiro, docente e investigador do Politécnico de Viana do Castelo, responsável por acompanhar as estudantes durante a sua estadia, expressou a sua satisfação com esta etapa inovadora: “A chegada da Eduarda e da Mariane ao Politécnico de Viana do Castelo simboliza o fortalecimento da nossa política de internacionalização e abre portas para futuras trocas e aprendizagens mútuas. É um privilégio receber estudantes com o entusiasmo e a vontade de aprender que ambas demonstram, e acredito que esta experiência será extremamente enriquecedora para todos nós.”

Por sua vez, Fabiano Raupp Pereira, docente da UNESC e peça-chave na concretização do projeto, destacou o impacto positivo desta colaboração: “Tudo isto é fruto de relações que se foram criando entre mim e o docente Manuel, mas também entre as instituições que representamos há mais de 20 anos. Este projeto resulta de uma relação de confiança. A nossa expectativa está muito alta, e acreditamos que estas duas estudantes vão abrir o caminho para muitos outros. Temos mais de 15 mil alunos na nossa universidade, e este projeto vai certamente abrir portas para mais estudantes. Talvez avancemos também para doutoramentos no mesmo regime.”

Desafios e expectativas das estudantes

À chegada ao Politécnico de Viana do Castelo, Eduarda Fraga Olivo não escondeu o entusiasmo: “As expectativas são altas, tudo é novo para nós. Esta oportunidade é única e toda a mobilização das duas instituições para tornar isto possível tem sido extremamente enriquecedora. Temos sido muito bem acolhidas por todos.”

Mariane de Souza Pereira partilhou o seu entusiasmo com o programa e a oportunidade de obter um diploma válido na União Europeia e no Brasil: “Estou muito expectante com as disciplinas e em poder ter um diploma válido cá e lá. Sabemos que os métodos de ensino são diferentes, e penso que isso irá enriquecer bastante o nosso currículo. Vamos ficar entre nove meses e um ano, o que é um desafio, inclusive para as nossas famílias, mas temos o apoio delas. Ficaremos na história das duas instituições, pois somos as primeiras a embarcar numa experiência assim. Este período trará um grande crescimento pessoal e profissional.”

Vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, destaca a importância do momento e o impacto internacional do acordo

 O programa de Dupla Titulação, estabelecido em março deste ano, reflete o compromisso das duas instituições com a promoção da mobilidade internacional. Para Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo com o pelouro da Mobilidade e Cooperação Internacional, “esta parceria permitirá que o trabalho, a investigação e o estudo que estas duas estudantes estão a desenvolver, cá e no Brasil, lhes confiram um título acreditado e válido nos dois lados do Atlântico. Além disso, esperamos que, num futuro próximo, estudantes do Politécnico de Viana do Castelo possam também complementar a sua formação na UNESC.”

O Politécnico de Viana do Castelo tem igualmente aprovadas mais quatros duplas titulações com instituições brasileiras nas áreas da Agronomia e da Zootecnia, da Cibersegurança e da Engenharia Informática. A vice-presidente para a Internacionalização realça o facto de “existirem duas propostas em fase de aprovação nas áreas da Engenharia Civil e da Cibersegurança sendo esta última com uma universidade da Noruega.”

Oportunidades de desenvolvimento académico e pessoal

 As estudantes brasileiras permanecerão em Portugal por um período de nove meses a um ano, frequentando disciplinas nas áreas de energia e mecânica, complementando a formação adquirida no Brasil. Para Ana Paula Vale, esta troca internacional é essencial para o desenvolvimento de competências cada vez mais importantes na diferenciação curricular: “A internacionalização é um pilar estratégico do IPVC, e esta colaboração com a UNESC, que se junta a muitas outras parcerias que já temos com diversas instituições, é um exemplo de como podemos expandir os horizontes dos nossos estudantes e dos estudantes internacionais que nos visitam.”

Com este projeto, o Politécnico de Viana do Castelo reafirma o seu compromisso com a internacionalização e com a criação de redes de cooperação que potenciam o crescimento académico e a inserção dos seus estudantes num mercado global.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Novembro, 2025

Viana do Castelo abre inscrições para Mercado de Natal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.

Internacional 15 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo reforça parceria estratégica com Instituto Federal do Paraná

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.

Regional 15 Novembro, 2025

Monção lança 5.ª edição do programa “Cuidar de Quem Cuida”

A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.

Regional 15 Novembro, 2025

Ministro desafia CCDR-N em Ponte da Barca a encontrar soluções contra incêndios florestais

O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.

Cultura 15 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo reforça aposta na acessibilidade e inclusão

De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.

Desporto 15 Novembro, 2025

Juventude Viana defronta Sobreira em busca da sétima vitória consecutiva

A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.

Regional 15 Novembro, 2025

Rádio Valdevez sofre interrupção temporária na emissão devido ao mau tempo

A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.