Natural de Arcos de Valdevez, Daniel Silva Barros apresentou como candidatura ao prémio o tema da sua dissertação de mestrado, que se centra no desenvolvimento de uma aplicação para análise de redes, com o objetivo de aferir a qualidade de serviço prestado por empresas.
“Ver que o meu trabalho tem valor e é reconhecido a nível nacional é muito positivo”, afirmou, o estudante de 28 anos.
Daniel Silva Barros considera que este reconhecimento pelo seu trabalho académico e pelo potencial profissional da sua aplicação é um marco importante na sua carreira.
Além de estudante, Daniel Silva Barros é também investigador no CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, em Arcos de Valdevez, tendo conseguido aliar a sua experiência na investigação industrial com a formação académica, o que considera determinante para o sucesso do projeto.
Com a licenciatura em Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores já concluída na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, o estudante tem agora até ao final do mês para entregar a sua dissertação de mestrado, com a perspetiva de aplicar o projeto na prática.
O prémio de mil euros será entregue numa cerimónia marcada para 26 de setembro, na sede da OERN, no Porto. Esta primeira edição dos “Prémios Mestrado – OERN” recebeu 82 candidaturas e irá distribuir um total de 50 mil euros em prémios a estudantes de várias áreas de engenharia, incentivando assim a excelência no ensino superior público.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.