Ana Catarina Francisco, estudante da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi 2.ª classificada no World Boccia Challenger 2025, prova que decorreu em maio, na Finlândia. Enquanto operadora de calha, a estudante de 21 anos participou juntamente com a atleta Joana Pereira. O desempenho valeu também o 3.º lugar na vertente de pares, desta vez com o colega Diogo Castro.
No mesmo circuito internacional, Ana Catarina Francisco destaca ainda o título de campeã por pares e o 2.º lugar individual no torneio do Cairo. A nível nacional, é tricampeã feminina e soma ainda a conquista do campeonato de pares com o atleta José Gonçalves.
A jovem vimaranense explica que a formação que está a ter enquanto estudante do 1.º ano do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, na ESDL-IPVC, tem sido crucial para o seu desempenho profissional, uma vez que o curso que frequenta alia conhecimento técnico, treino específico e preparação para contextos reais de alta competição. “O curso prepara-me diretamente para o que faço nas competições. Tudo o que aprendo tem aplicação prática”, refere.
Enquanto operadora de calha, Ana Catarina é responsável pela gestão e manipulação do material desportivo em prova, sempre sob instruções da atleta, com quem estabelece uma relação de total sintonia e confiança. Assume ainda funções de apoio pessoal fora do campo, assegurando as condições necessárias para o desempenho da parceira de competição.
Ana Catarina Francisco iniciou o seu percurso também na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, com o CTeSP em Treino Desportivo, e prosseguiu para a licenciatura. A opção pelo Politécnico de Viana do Castelo foi clara: “A escolha pelo IPVC foi simples. Identifiquei-me com o curso e aventurei-me a ir para longe, para um meio mais pequeno. Senti-me muito acolhida por todos. Como estudante deslocada, aprendi muito a nível pessoal e profissional. A formação que tenho na ESDL-IPVC é uma mais-valia, pois prepara-me para o mercado de trabalho.”
Apesar de ainda se encontrar no primeiro ano da licenciatura, Ana Catarina Francisco sabe que não quer ficar por aqui. O mestrado será o passo seguinte, por forma a abrir a porta ao ensino, mas sem abandonar a alta competição.
Como operadora de calha, Ana Catarina diz que “é responsável por garantir que a atleta que acompanha tem todas as suas necessidades desportivas e pessoais asseguradas.” A nível desportivo, garante a otimização de todos os recursos necessários (calha ou bolas) e, em competição, “manipula” o material desportivo, sob indicação da atleta.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).