Daniel Fernandes, finalista do curso de Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi um dos participantes no prestigiado festival Chefs on Fire – Madrid 2025, juntando-se a alguns dos mais reconhecidos chefs nacionais e internacionais.
Natural de Braga, o jovem estudante integrou a equipa do restaurante espanhol Ceibe, distinguido com uma Estrela Michelin, numa das maiores celebrações gastronómicas da Europa. A experiência, garante, foi “intensa, desafiante e inesquecível”.
“Foi uma oportunidade única. No final do meu estágio em Espanha, os chefs Lydia del Olmo e Xosé Magalhaes convidaram-me para integrar a equipa no evento em Madrid. Senti-me super entusiasmado e muito orgulhoso por representar o IPVC”, contou Daniel Fernandes.
A formação que o estudante recebeu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) foi, diz, fundamental para o sucesso. “Aprendi a ser mais organizado, responsável e cuidadoso. No Chefs on Fire percebi que cada segundo conta e que o espírito de entreajuda é essencial”, sublinha.
Fazer parte da primeira turma de Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo é, para Daniel, “um motivo de orgulho”. “Sinto que estamos a abrir caminho e a deixar marca. Esta formação deu-me uma base sólida e a confiança para sonhar mais alto”, afirma.
O coordenador do curso, Carlos Fernandes, considera que o percurso do estudante é um exemplo do modelo de ensino do IPVC. “A experiência do Daniel reflete o que queremos para os nossos alunos: profissionais completos, com competências técnicas, criativas e humanas, preparados para enfrentar os desafios reais da profissão”, destacou o docente.
O curso de Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC é um dos dois únicos de licenciatura existentes no país nesta área. A aposta combina uma forte componente prática com formação científica e técnica, incentivando a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos produtos regionais.
Entretanto, o Politécnico de Viana do Castelo realizou, na segunda-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, a avaliação pública e externa da unidade curricular de Cozinha Internacional, destinada aos estudantes finalistas. Pela primeira vez, os alunos foram avaliados perante um júri externo, num momento que pretende reforçar a ligação entre a academia e o setor profissional.
O navio patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, esteve esta segunda-feira no centro de um incidente no porto de Ponta Delgada, nos Açores, ao registar-se o disparo acidental de uma munição inerte durante verificações técnicas.
Daniel Fernandes, finalista do curso de Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi um dos participantes no prestigiado festival Chefs on Fire – Madrid 2025, juntando-se a alguns dos mais reconhecidos chefs nacionais e internacionais.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez reforçou o seu compromisso com o movimento associativo local ao celebrar protocolos de apoio financeiro com 67 associações, coletividades e clubes do concelho, num montante global de 380 mil euros.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai levar o nome de Portugal e da cidade minhota ao XXVIII Certame Internacional de Cuarentunas, que se realiza em Cartagena, Espanha, nos dias 24, 25 e 26 de outubro.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve três homens, entre os dias 5 e 12 de outubro, no âmbito das ações de prevenção e combate à criminalidade realizadas em todo o distrito.
Conhecido como o "órgão regenerador", o fígado pode sofrer alterações quando se desenvolvem células anormais que dão origem a tumores, esta situação será particularmente mais frequente quando os doentes padecem de uma doença crónica do fígado. Silencioso e bastante comum, o cancro do fígado é um dos mais diagnosticados no mundo, ocupando o sexto lugar, conforme as últimas estimativas divulgadas.
Arranca hoje, 14 de outubro, em todo o país, a nova campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).