Daniel Fernandes, finalista do curso de Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi um dos participantes no prestigiado festival Chefs on Fire – Madrid 2025, juntando-se a alguns dos mais reconhecidos chefs nacionais e internacionais.
Natural de Braga, o jovem estudante integrou a equipa do restaurante espanhol Ceibe, distinguido com uma Estrela Michelin, numa das maiores celebrações gastronómicas da Europa. A experiência, garante, foi “intensa, desafiante e inesquecível”.
“Foi uma oportunidade única. No final do meu estágio em Espanha, os chefs Lydia del Olmo e Xosé Magalhaes convidaram-me para integrar a equipa no evento em Madrid. Senti-me super entusiasmado e muito orgulhoso por representar o IPVC”, contou Daniel Fernandes.
A formação que o estudante recebeu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) foi, diz, fundamental para o sucesso. “Aprendi a ser mais organizado, responsável e cuidadoso. No Chefs on Fire percebi que cada segundo conta e que o espírito de entreajuda é essencial”, sublinha.
Fazer parte da primeira turma de Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo é, para Daniel, “um motivo de orgulho”. “Sinto que estamos a abrir caminho e a deixar marca. Esta formação deu-me uma base sólida e a confiança para sonhar mais alto”, afirma.
O coordenador do curso, Carlos Fernandes, considera que o percurso do estudante é um exemplo do modelo de ensino do IPVC. “A experiência do Daniel reflete o que queremos para os nossos alunos: profissionais completos, com competências técnicas, criativas e humanas, preparados para enfrentar os desafios reais da profissão”, destacou o docente.
O curso de Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC é um dos dois únicos de licenciatura existentes no país nesta área. A aposta combina uma forte componente prática com formação científica e técnica, incentivando a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos produtos regionais.
Entretanto, o Politécnico de Viana do Castelo realizou, na segunda-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, a avaliação pública e externa da unidade curricular de Cozinha Internacional, destinada aos estudantes finalistas. Pela primeira vez, os alunos foram avaliados perante um júri externo, num momento que pretende reforçar a ligação entre a academia e o setor profissional.

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.