Cláudia Cruz, estudante de mestrado em Educação Artística, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), quer promover o gosto pela leitura nas crianças até ao primeiro ciclo através da dança, do teatro e da música. A ideia do projeto valeu-lhe agora um prémio nacional.
Chama-se “Histórias em Movimento” e tem como missão a de promover a leitura junto de crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, mas de uma forma original. Cláudia Cruz quer usar a dança, o teatro e a música como instrumento para cativar os mais pequenos e despertar neles o gosto pela leitura. O projeto da estudante valeu-lhe agora o Prémio Infância 2023, atribuído pelo BPI e a Fundação La Caixa.
Este prémio é “o reconhecimento de uma nova estratégia para a promoção da leitura na qual a Educação Artística desempenha um papel fundamental. A sociedade impõe inovação e novas estratégias pedagógicas, que permitam motivar as crianças”, explicou Cláudia Cruz.
Além da promoção da leitura, o projeto assume, ainda, “um cariz social de combate à pobreza, uma vez que visa fomentar o desenvolvimento de cidadãos ativos e capazes de superar a sua situação de desvantagem inerente ao contexto rural”, rematou.
O Prémio Infância 2023 foi atribuído em dezembro à “Aplausos Prometidos-Associação de Dança e Arte”, associação que a estudante dirige em Viseu, de onde é natural. “E será lá, em cinco escolas do primeiro ciclo, localizadas em zonas rurais da cidade, que o projeto será implementado com a ajuda dos perto de 25 mil euros que a estudante da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) conquistou”, esclareceu o IPVC em nota.
“Histórias em Movimento” foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Práticas Performativas II, do segundo ano do mestrado em Educação Artística, da ESE-IPVC, e agora é objeto de trabalho para a dissertação final de curso de Cláudia Cruz.

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.