Cláudia Cruz, estudante de mestrado em Educação Artística, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), quer promover o gosto pela leitura nas crianças até ao primeiro ciclo através da dança, do teatro e da música. A ideia do projeto valeu-lhe agora um prémio nacional.
Chama-se “Histórias em Movimento” e tem como missão a de promover a leitura junto de crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, mas de uma forma original. Cláudia Cruz quer usar a dança, o teatro e a música como instrumento para cativar os mais pequenos e despertar neles o gosto pela leitura. O projeto da estudante valeu-lhe agora o Prémio Infância 2023, atribuído pelo BPI e a Fundação La Caixa.
Este prémio é “o reconhecimento de uma nova estratégia para a promoção da leitura na qual a Educação Artística desempenha um papel fundamental. A sociedade impõe inovação e novas estratégias pedagógicas, que permitam motivar as crianças”, explicou Cláudia Cruz.
Além da promoção da leitura, o projeto assume, ainda, “um cariz social de combate à pobreza, uma vez que visa fomentar o desenvolvimento de cidadãos ativos e capazes de superar a sua situação de desvantagem inerente ao contexto rural”, rematou.
O Prémio Infância 2023 foi atribuído em dezembro à “Aplausos Prometidos-Associação de Dança e Arte”, associação que a estudante dirige em Viseu, de onde é natural. “E será lá, em cinco escolas do primeiro ciclo, localizadas em zonas rurais da cidade, que o projeto será implementado com a ajuda dos perto de 25 mil euros que a estudante da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) conquistou”, esclareceu o IPVC em nota.
“Histórias em Movimento” foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Práticas Performativas II, do segundo ano do mestrado em Educação Artística, da ESE-IPVC, e agora é objeto de trabalho para a dissertação final de curso de Cláudia Cruz.

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.