A estilista vianense, Isabel Lima, inspirou-se no significado do Amor Romântico para participar na gala "Namorar Portugal", em Vila Verde, referente ao XX Concurso Internacional de Criadores de Moda, sob o mote dos "Lenços de Namorados, Escritas de Amor".
Num desafio de meses, trabalhando lenço a lenço, num total de cerca de 60 lenços, bordados a cores, acrescentados do brilho das lantejoulas, transformou a moda numa narrativa da tradição dos lenços de namorar.
Peça a peça construiu, no conjunto, um vestido delicado e diferenciador com um design emocionante, para assinalar o Dia do Romance.
O vestido artístico é uma obra de arte, marcado por formas geométricas irregulares, carregando além da estética de cauda, a grandiosidade e a imponência do momento de celebração do AMOR.
A elegância e requinte são as caraterísticas dominantes no vestido, que simboliza o romantismo, a ternura e a delicadeza. De estilo suave e cor branco, cintura marcada, deixa a parte de cima numa forma e aparência doce.

Com um design único, o vestido surpreendeu pela quantidade de bordado explorado, que marcou o significado do trabalho artesanal, personalizado e exclusivo. Sendo um vestido longo e estiloso pode ser usado em diversas ocasiões.
No atelier de Isabel Lima, a mestria do campo artesanal rege-se pelo desvendar das memórias, produzindo inovação, com a sensibilidade artística a sobressair como papel fundamental,
A evolução de Isabel Lima na produção de moda com arte, explorando as raízes culturais, que molda em coleções com identidade visual na moda é reconhecida e corresponde à paixão pela tradição e Amor a Portugal.
Como estilista de arte tradicional portuguesa e com uma trajetória intensa de nuances culturais, assume, responsabilidade indireta de testemunhos de valor cultural. com o desenvolvimento de ações de caráter pedagógico, promovendo intervenções interpretativas como proteção de saberes tradicionais e como garantia de salvaguarda e conservação das metodologias e técnicas.
Possuidora de um vasto conhecimento técnico, teórico e pratico de moda a estilista Isabel Lima adapta-se a execuções diversas e aceita as oportunidades de criar modelos irrepetíveis.
A complexidade que a estilista Isabel Lima molda na contemporaneidade assenta na pesquisa e na capacitação de que cada criação evoque sentimentos e estabeleça conexões com o público.
Concebendo uma visão criativa com paixão e propósito, respeitando, valorizando, e absorvendo a riqueza de cada sítio ou local patrimonial, usa com autenticidade e com tributo a importância cultural e histórica do lugar, depois de uma análise detalhada e dos desafios da inovação.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.