No âmbito do 3º ciclo de exposições do biénio 2023/2024, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai promover Dias Abertos no Museu nos dias 27 de janeiro e 17 de fevereiro. O primeiro momento da programação arranca este sábado, com visitas orientadas às exposições pelos curadores Jorge da Costa e Helena Mendes Pereira. A entrada é gratuita.
A iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” apresenta-se como um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que decorre maioritariamente aos sábados. O objetivo consiste em trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas Artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas.
“As edições dos Dias Abertos no Museu têm tido muito sucesso e participação por parte do público, pelo que queremos iremos continuidade a esta iniciativa em 2024 e proporcionar experiências de programação cultural multidisciplinares a quem nos visita”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
O primeiro Dia Aberto no Museu arranca este sábado, 27 de janeiro, com visitas orientadas à exposição “O poder do objeto” pelo curador Jorge da Costa na Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) e pela curadora Helena Mendes Pereira às exposições patentes no Fórum Cultural de Cerveira: “Exilados: do arquivo de Henrique Silva aos artistas em Paris”, “PERSPETIVA 24 a partir das conversas entre Helena Mendes Pereira e João Ribas” e “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas”.
Já na edição do dia 17 de fevereiro, a FBAC propõe uma conversa com alguns artistas representados na exposição “PERSPETIVA 24 a partir das conversas entre Helena Mendes Pereira e João Ribas”, entre eles Luís Canário Rocha, Patrícia Oliveira, Pedro Figueiredo e Ricardo de Campos.
A participação no programa é gratuita, bem como o acesso aos espaços expositivos nos dias indicados.
A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.