No âmbito do 3º ciclo de exposições do biénio 2023/2024, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai promover Dias Abertos no Museu nos dias 27 de janeiro e 17 de fevereiro. O primeiro momento da programação arranca este sábado, com visitas orientadas às exposições pelos curadores Jorge da Costa e Helena Mendes Pereira. A entrada é gratuita.
A iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” apresenta-se como um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que decorre maioritariamente aos sábados. O objetivo consiste em trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas Artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas.
“As edições dos Dias Abertos no Museu têm tido muito sucesso e participação por parte do público, pelo que queremos iremos continuidade a esta iniciativa em 2024 e proporcionar experiências de programação cultural multidisciplinares a quem nos visita”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
O primeiro Dia Aberto no Museu arranca este sábado, 27 de janeiro, com visitas orientadas à exposição “O poder do objeto” pelo curador Jorge da Costa na Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) e pela curadora Helena Mendes Pereira às exposições patentes no Fórum Cultural de Cerveira: “Exilados: do arquivo de Henrique Silva aos artistas em Paris”, “PERSPETIVA 24 a partir das conversas entre Helena Mendes Pereira e João Ribas” e “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas”.
Já na edição do dia 17 de fevereiro, a FBAC propõe uma conversa com alguns artistas representados na exposição “PERSPETIVA 24 a partir das conversas entre Helena Mendes Pereira e João Ribas”, entre eles Luís Canário Rocha, Patrícia Oliveira, Pedro Figueiredo e Ricardo de Campos.
A participação no programa é gratuita, bem como o acesso aos espaços expositivos nos dias indicados.
A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.