No âmbito do 3º ciclo de exposições do biénio 2023/2024, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai promover Dias Abertos no Museu nos dias 27 de janeiro e 17 de fevereiro. O primeiro momento da programação arranca este sábado, com visitas orientadas às exposições pelos curadores Jorge da Costa e Helena Mendes Pereira. A entrada é gratuita.
A iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” apresenta-se como um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que decorre maioritariamente aos sábados. O objetivo consiste em trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas Artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas.
“As edições dos Dias Abertos no Museu têm tido muito sucesso e participação por parte do público, pelo que queremos iremos continuidade a esta iniciativa em 2024 e proporcionar experiências de programação cultural multidisciplinares a quem nos visita”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
O primeiro Dia Aberto no Museu arranca este sábado, 27 de janeiro, com visitas orientadas à exposição “O poder do objeto” pelo curador Jorge da Costa na Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) e pela curadora Helena Mendes Pereira às exposições patentes no Fórum Cultural de Cerveira: “Exilados: do arquivo de Henrique Silva aos artistas em Paris”, “PERSPETIVA 24 a partir das conversas entre Helena Mendes Pereira e João Ribas” e “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas”.
Já na edição do dia 17 de fevereiro, a FBAC propõe uma conversa com alguns artistas representados na exposição “PERSPETIVA 24 a partir das conversas entre Helena Mendes Pereira e João Ribas”, entre eles Luís Canário Rocha, Patrícia Oliveira, Pedro Figueiredo e Ricardo de Campos.
A participação no programa é gratuita, bem como o acesso aos espaços expositivos nos dias indicados.
A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
O novo bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, cuja abertura estava prevista para dezembro, vai começar a funcionar dentro de cerca de 90 dias, anunciou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O grupo parlamentar do PS apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que visa a elevação da freguesia de Vila de Punhe, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de vila.
O Pavilhão José Natário prepara-se para receber esta sábado, às 21h30, um dos encontros mais aguardados da ronda de 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num duelo que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Santa Luzia FC regressa ao Pavilhão José Natário este sábado, 10 de janeiro, para defrontar o Futsal Feijó, em encontro da 13.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. O apito inicial está marcado para as 18h00, com transmissão em direto no Canal 11.
Decorreu esta sexta-feira, no Museu do Traje, o sorteio do concurso “Viana é Natal”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o objetivo de dinamizar o comércio local durante a quadra natalícia.
Viana do Castelo esteve representada, esta sexta-feira, na Reunião de Alto Nível entre as Cidades pelo Clima e a Comissão Europeia, que decorreu em Guimarães, numa iniciativa que juntou autarcas e decisores políticos de várias cidades portuguesas empenhadas na transição para a neutralidade climática.
Cerca de 218 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade este domingo, em antecipação às eleições presidenciais de 18 de janeiro, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).