No âmbito do 2º ciclo de exposições de 2023, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) está a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira”. A última sessão do ano decorre este sábado, 16 de dezembro, com a entrada gratuita aos espaços expositivos e a inauguração de duas exposições.
A iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” apresenta-se como um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes que irá decorrer maioritariamente aos sábados. O objetivo consiste em trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas.
Para além da entrada gratuita aos espaços expositivos, será inaugurada, pelas 15h30, uma exposição e apresentado um documentário resultantes das oficinas criativas “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho”, um projeto que teve como objetivo estreitar laços e promover o diálogo intercultural entre cidadãos migrantes e não migrantes com interesse em fazer parte da comunidade e expandir horizontes através da experimentação de práticas artísticas.
Ao longo de quatro sessões, que decorreram nos sábados 23 e 30 de setembro, 7 e 14 de outubro de 2023, cerca de 36 participantes de 13 nacionalidades tiveram a oportunidade de experimentar os processos criativos das técnicas de cerâmica, gravura e serigrafia, sob a orientação dos artistas Henrique do Vale, Acácio de Carvalho e Paulo Barros, respetivamente. A mostra poderá ser visitada até 31 de janeiro de 2024, na ala norte do Fórum Cultural de Cerveira.
De referir que a iniciativa é dinamizada pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e se insere na ação promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira “Animação Territorial Intercultural” no âmbito do projeto “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), sendo cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Por sua vez, a Associação Projeto – N. D. C. apresenta, a partir das 16h00, no âmbito do I Ciclo de Design Artesanal, a exposição “Joaquim Pires Bonecreiro”. Natural de Viana do Castelo, pescador de aquém e além-mar, Joaquim Pires (1952) trabalhou uma vida inteira ligado ao mar e ao rio, fonte inesgotável de um imaginário povoado por cegonhas, lagostas, polvos e outros bichos. Da sua experiência no mar e como pescador nas margens do Rio Lima, onde tem a sua oficina, transporta-nos para um universo repleto de histórias da sua observação atenta e permanente do mundo que o rodeia. Personagens diversos habitam este seu mundo: camponeses, músicos, sereias, cristos e diabos, amantes e cavaleiros, numa dança entre o sonho e a realidade, o caçador e a caça, o bem e o mal. Apropriando-se de pedaços de madeira trazidos pelo rio, restos de sucata, chapas e peças de maquinaria obsoleta, descobre formas para a construção dos seus bonecos e, com elas, pequenas narrativas que os animam.
Patente até 24 de fevereiro de 2024, esta exposição da sala da Associação Projecto procura, assim, realçar a narrativa das suas peças, construindo um cenário de fuga ao inferno onde, pela terra, o mar e o céu, diferentes criaturas pululam e se projetam, num jogo de luz e de sombra, convidando o espectador a mergulhar neste mundo fantástico de Joaquim Pires, bonecreiro.
De referir que a FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou esta quinta-feira, por maioria, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2026, no valor total de 29,9 milhões de euros. O montante representa um aumento de 12,6% face ao ano anterior, impulsionado sobretudo pela execução de projetos financiados pelo PT2030, PRR e outros programas comunitários.
Ponte de Lima celebra amanhã, 29 de novembro, os 900 anos do Foral Teresiano com uma oficina dedicada aos Quadros do Samiguel de Cabaços, manifestação tradicional que combina religiosidade e cultura rural durante a época das colheitas.
A partir deste sábado, 29 de novembro, os tradicionais “Pinheirinhos de Natal” já podem ser levantados gratuitamente no Mercado Municipal de Viana do Castelo.
A Direção do Atlético Clube de Caminha (ACC) manifestou surpresa perante a decisão anunciada, de desistência da equipa sénior Atlético Clube de Caminha – Futebol SDQ do Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
É hoje que Valença se transforma no paraíso dos chocólatras. A partir das 14h00, as portas da Fortaleza de Chocolate abrem-se para 11 dias de pura magia, aromas irresistíveis de cacau e uma tentação irresistível para miúdos e graúdos. O evento prolonga-se até 8 de dezembro e promete fazer as delícias de todos os visitantes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.