Estão encontradas as oito equipas que vão disputar os quartos de final da Taça de Portugal Placard. Sporting, FC Porto, Vizela, Gil Vicente, U. Leiria, Benfica, Santa Clara e Vitória SC seguem em frente na competição.
Os oitavos de final da prova rainha do futebol nacional arrancaram na passada terça-feira, com o Sporting CP a ser o primeiro emblema a carimbar passagem aos quartos de final, depois de ao vencer o Tondela, por 4-0. Ainda na terça-feira, o FC Porto foi o outro clube apurado para os quatros, depois de derrotar o Estoril Praia, por 4-0.
Na quarta-feira foram encontrados mais quatro conjuntos apurados. No primeiro duelo do dia, a União de Leiria eliminou o Marítimo, ao vencer na Madeira por 3-0..
No jogo seguinte, o Gil Vicente FC confirmou o favoritismo e derrotou o Amarante FC, em Barcelos, por 3-1.
O Vizela é outro dos emblemas apurados, após vencer o Arouca, por 1-0.
No derradeiro jogo do dia, o Benfica derrotou o SC Braga, por 3-2, carimbando também a passagem à próxima fase da prova.
Na quinta-feira, o Santa Clara, que eliminou o Sport Clube Vianense, conseguiu seguir em frente, mas teve de sofrer para eliminar o Nacional; face ao empate ao fim de 90 minuotos, os açorianos viriam a colocar-se em vantagem (1-0) no prolongamento, aos 111 minutos, mas os madeirenses viriam a chegar à igualdade (1-1) já nos descontos, aos 120+2′. No recurso ao desempate por penáltis, o Santa Clara foi mais forte, vencendo por 4-2.
No último jogo dos “oitavos”, o Vitória SC recebeu e venceu em Guimarães o FC Penafiel por 1-0.
O sorteio dos Quartos de Final da competição realiza-se na segunda-feira na Cidade do Futebol.
Resultados:
Sporting CP 4-0 CD Tondela
Estoril Praia 0-4 FC Porto
FC Vizela 1-0 FC Arouca
Gil Vicente FC 3-1 Amarante FC
Marítimo Madeira 0-3 UD Leiria
SL Benfica 3-2 SC Braga
CD Santa Clara 1-1 CD Nacional (1-1 após prol., 4-2 g.p.)
Vitória SC 1-0 FC Penafiel
O distrito de Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo uma das regiões mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas.
O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.
O Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta às ruas da vila no dia 16 de fevereiro, com o objetivo de revitalizar a tradição da Cegada Carnavalesca e envolver a comunidade local em momentos de diversão e criatividade.
O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.