Estão abertas as votações para os ícones regionais da edição 2023 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Até final de janeiro, será possível escolher e votar no seu museu, prato gastronómico ou aldeia portuguesa preferida, entre outros dos ícones regionais de interesse nacional, permitindo que cada região ganhe esta distinção e figure no Portugal Guia-te 2023.
As votações podem ser feitas através do site https://r.cinco-estrelas.pt/.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um projeto do Prémio Cinco Estrelas que valoriza e distingue a identidade cultural de cada uma das regiões portuguesas. Através da votação dos ícones regionais, pode selecionar entre as Aldeias e Vilas mais típicas, as Praias, de mar e de rio, mais desejadas, os melhores Castelos e os Doces e Pratos mais saborosos, entre outros. A identificação dos vencedores permite traçar um roteiro do melhor que há em Portugal, de Norte a Sul, passando pelos Arquipélagos.
A complementar esta votação, o Prémio Cinco Estrelas Regiões avalia ainda produtos e serviços regionais, maioritariamente portuguesas, que se diferenciam pela sua qualidade e excelência. Os vencedores da edição de 2023 serão conhecidos em abril.
Sobre os Prémios Cinco Estrelas
Sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo. Utiliza a metodologia mais completa e rigorosa do mercado, aplicando diferentes técnicas de recolha de informação, de acordo com os diferentes produtos e serviços e com o perfil do seu público-alvo.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.