Estão abertas as votações para os ícones regionais da edição 2023 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Até final de janeiro, será possível escolher e votar no seu museu, prato gastronómico ou aldeia portuguesa preferida, entre outros dos ícones regionais de interesse nacional, permitindo que cada região ganhe esta distinção e figure no Portugal Guia-te 2023.
As votações podem ser feitas através do site https://r.cinco-estrelas.pt/.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um projeto do Prémio Cinco Estrelas que valoriza e distingue a identidade cultural de cada uma das regiões portuguesas. Através da votação dos ícones regionais, pode selecionar entre as Aldeias e Vilas mais típicas, as Praias, de mar e de rio, mais desejadas, os melhores Castelos e os Doces e Pratos mais saborosos, entre outros. A identificação dos vencedores permite traçar um roteiro do melhor que há em Portugal, de Norte a Sul, passando pelos Arquipélagos.
A complementar esta votação, o Prémio Cinco Estrelas Regiões avalia ainda produtos e serviços regionais, maioritariamente portuguesas, que se diferenciam pela sua qualidade e excelência. Os vencedores da edição de 2023 serão conhecidos em abril.
Sobre os Prémios Cinco Estrelas
Sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo. Utiliza a metodologia mais completa e rigorosa do mercado, aplicando diferentes técnicas de recolha de informação, de acordo com os diferentes produtos e serviços e com o perfil do seu público-alvo.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.