Estão abertas as votações para os ícones regionais da edição 2023 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Até final de janeiro, será possível escolher e votar no seu museu, prato gastronómico ou aldeia portuguesa preferida, entre outros dos ícones regionais de interesse nacional, permitindo que cada região ganhe esta distinção e figure no Portugal Guia-te 2023.
As votações podem ser feitas através do site https://r.cinco-estrelas.pt/.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um projeto do Prémio Cinco Estrelas que valoriza e distingue a identidade cultural de cada uma das regiões portuguesas. Através da votação dos ícones regionais, pode selecionar entre as Aldeias e Vilas mais típicas, as Praias, de mar e de rio, mais desejadas, os melhores Castelos e os Doces e Pratos mais saborosos, entre outros. A identificação dos vencedores permite traçar um roteiro do melhor que há em Portugal, de Norte a Sul, passando pelos Arquipélagos.
A complementar esta votação, o Prémio Cinco Estrelas Regiões avalia ainda produtos e serviços regionais, maioritariamente portuguesas, que se diferenciam pela sua qualidade e excelência. Os vencedores da edição de 2023 serão conhecidos em abril.
Sobre os Prémios Cinco Estrelas
Sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo. Utiliza a metodologia mais completa e rigorosa do mercado, aplicando diferentes técnicas de recolha de informação, de acordo com os diferentes produtos e serviços e com o perfil do seu público-alvo.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.