Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
Este evento, de carácter bienal, é dirigido aos responsáveis da administração pública, técnicos florestais, técnicos municipais, agentes e técnicos da proteção civil, bombeiros e outros operacionais do combate aos incêndios florestais.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 27 de janeiro, através do formulário online disponível no site altominhofirecamp.wixsite.com (link direto https://forms.gle/tHDr2K6NHQR2pS157). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória devido ao limite de capacidade do espaço onde decorrerão os trabalhos.
Integrado no projeto ATEMPO – Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este evento mantém o formato das edições anteriores, reunindo o melhor da investigação, prevenção e combate aos incêndios florestais.
O programa, que terá lugar no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, inclui dois dias intensivos de apresentações e debates conduzidos por especialistas de renome internacional. Serão abordados temas como as alterações climáticas e governança do risco, a prevenção e mitigação de incêndios florestais, e a partilha de estratégias, técnicas e inovações. O programa completo pode ser consultado em https://altominhofirecamp.wixsite.com/2025/programa.
O Alto Minho FIRECAMP 2025 assume-se como um espaço privilegiado para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre operacionais, técnicos e decisores políticos de vários países, reforçando a cooperação transfronteiriça na área da emergência e proteção civil. Este encontro é essencial para fortalecer respostas conjuntas aos desafios crescentes no âmbito dos incêndios florestais e da proteção das comunidades.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.