Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
Este evento, de carácter bienal, é dirigido aos responsáveis da administração pública, técnicos florestais, técnicos municipais, agentes e técnicos da proteção civil, bombeiros e outros operacionais do combate aos incêndios florestais.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 27 de janeiro, através do formulário online disponível no site altominhofirecamp.wixsite.com (link direto https://forms.gle/tHDr2K6NHQR2pS157). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória devido ao limite de capacidade do espaço onde decorrerão os trabalhos.
Integrado no projeto ATEMPO – Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este evento mantém o formato das edições anteriores, reunindo o melhor da investigação, prevenção e combate aos incêndios florestais.
O programa, que terá lugar no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, inclui dois dias intensivos de apresentações e debates conduzidos por especialistas de renome internacional. Serão abordados temas como as alterações climáticas e governança do risco, a prevenção e mitigação de incêndios florestais, e a partilha de estratégias, técnicas e inovações. O programa completo pode ser consultado em https://altominhofirecamp.wixsite.com/2025/programa.
O Alto Minho FIRECAMP 2025 assume-se como um espaço privilegiado para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre operacionais, técnicos e decisores políticos de vários países, reforçando a cooperação transfronteiriça na área da emergência e proteção civil. Este encontro é essencial para fortalecer respostas conjuntas aos desafios crescentes no âmbito dos incêndios florestais e da proteção das comunidades.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.