Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
Este evento, de carácter bienal, é dirigido aos responsáveis da administração pública, técnicos florestais, técnicos municipais, agentes e técnicos da proteção civil, bombeiros e outros operacionais do combate aos incêndios florestais.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 27 de janeiro, através do formulário online disponível no site altominhofirecamp.wixsite.com (link direto https://forms.gle/tHDr2K6NHQR2pS157). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória devido ao limite de capacidade do espaço onde decorrerão os trabalhos.
Integrado no projeto ATEMPO – Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este evento mantém o formato das edições anteriores, reunindo o melhor da investigação, prevenção e combate aos incêndios florestais.
O programa, que terá lugar no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, inclui dois dias intensivos de apresentações e debates conduzidos por especialistas de renome internacional. Serão abordados temas como as alterações climáticas e governança do risco, a prevenção e mitigação de incêndios florestais, e a partilha de estratégias, técnicas e inovações. O programa completo pode ser consultado em https://altominhofirecamp.wixsite.com/2025/programa.
O Alto Minho FIRECAMP 2025 assume-se como um espaço privilegiado para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre operacionais, técnicos e decisores políticos de vários países, reforçando a cooperação transfronteiriça na área da emergência e proteção civil. Este encontro é essencial para fortalecer respostas conjuntas aos desafios crescentes no âmbito dos incêndios florestais e da proteção das comunidades.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.