Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
Este evento, de carácter bienal, é dirigido aos responsáveis da administração pública, técnicos florestais, técnicos municipais, agentes e técnicos da proteção civil, bombeiros e outros operacionais do combate aos incêndios florestais.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 27 de janeiro, através do formulário online disponível no site altominhofirecamp.wixsite.com (link direto https://forms.gle/tHDr2K6NHQR2pS157). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória devido ao limite de capacidade do espaço onde decorrerão os trabalhos.
Integrado no projeto ATEMPO – Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este evento mantém o formato das edições anteriores, reunindo o melhor da investigação, prevenção e combate aos incêndios florestais.
O programa, que terá lugar no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, inclui dois dias intensivos de apresentações e debates conduzidos por especialistas de renome internacional. Serão abordados temas como as alterações climáticas e governança do risco, a prevenção e mitigação de incêndios florestais, e a partilha de estratégias, técnicas e inovações. O programa completo pode ser consultado em https://altominhofirecamp.wixsite.com/2025/programa.
O Alto Minho FIRECAMP 2025 assume-se como um espaço privilegiado para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre operacionais, técnicos e decisores políticos de vários países, reforçando a cooperação transfronteiriça na área da emergência e proteção civil. Este encontro é essencial para fortalecer respostas conjuntas aos desafios crescentes no âmbito dos incêndios florestais e da proteção das comunidades.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.