Logo
Nacional

Estão abertas as candidaturas para a 5ª edição dos Prémios Caixa Social

16 Maio, 2023 | 13:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Até dia 2 de junho, as instituições sociais podem apresentar a candidatura aos Prémios Caixa Social, cuja missão é financiar e desenvolver projetos sociais inspiradores, sustentáveis, inclusivos e com impacto social, que contribuam para dar resposta às necessidades da comunidade e indivíduos mais vulneráveis. 

As instituições sociais podem candidatar-se a receber valores compreendidos entre 10.000 euros e 25.000 euros, num total global de 500.000 euros, que a Caixa Geral de Depósitos disponibiliza para o efeito. 

Considerando o atual contexto socioeconómico, a edição de 2023 dos Prémios Caixa Social irá apoiar projetos sociais nas seguintes áreas de intervenção:

  • Inclusão Social e Solidariedade – através de iniciativas e respostas sociais que visem garantir os direitos fundamentais e a inserção social das pessoas em situação de pobreza ou exclusão social, iniciativas que incentivem a equidade e igualdade de oportunidades e projetos promotores de inclusão de migrantes ou minorias étnicas;
  • Prevenção e Cuidados de Saúde – através de medidas destinadas à promoção da saúde visando a população carenciada, designadamente nas áreas da prevenção da doença e cuidados de saúde;
  • Criação e/ou Promoção de Emprego – promoção de iniciativas que contribuam para a manutenção e/ou criação de emprego, de apoio ao empreendedorismo, combate ao desemprego de longa duração e integração profissional de pessoas contribuindo para reduzir debilidades estruturais da economia portuguesa;
  • Educação, Formação e Capacitação – através de projetos que visem a aquisição e desenvolvimento de competências que proporcionem o desenvolvimento de capacidade que favoreçam uma maior autonomia e integração no mercado de trabalho, programas de formação e certificação de competências, promoção de formas de combate ao abandono e ao insucesso escolar, programas para a inclusão e literacia financeira e digital.

O júri dos prémios é composto por membros independentes, convidados pela Caixa, e presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da CGD, António Farinha Morais.

A divulgação dos premiados será realizada a 4 de setembro, estando a Cerimónia de entrega dos Prémios marcada para o dia 9 de outubro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Janeiro, 2026

Bárbara Bandeira lança “Marcha” com Viana do Castelo em destaque

Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.

Regional 9 Janeiro, 2026

Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo firmam protocolo com Clube de Vela

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Primeiro de 22 novos comboios chega a Portugal e marca modernização da frota da CP

O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.

Regional 9 Janeiro, 2026

Ponte de Lima reforça recolha de resíduos com investimento superior a 416 mil euros

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Incentivos à imprensa local em debate nacional em Pombal

O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.

Regional 9 Janeiro, 2026

Estação Salva-Vidas de Caminha poderá estar pronta no final do ano

A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.

Opinião 9 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Repensar escolhas no “Janeiro Sem Álcool”

O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.