Logo
Regional

Estão abertas as candidaturas às Bolsas de Estudo do 1º ciclo do Ensino Superior

11 Outubro, 2023 | 14:14
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

As Bolsas de Estudo do 1º ciclo do Ensino Superior promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorrem até dia 15 de outubro.

De forma a contribuir para o desenvolvimento educacional do concelho de Viana do Castelo, as verbas para bolsas de estudo encontram-se inscritas no Orçamento e Plano de Atividades do Município, sendo o valor decidido anualmente.

As bolsas de estudo são de apoio social direto nas propinas, onde o número de bolsas a atribuir poderá ascender até 25, até um máximo de 20 vagas para alunos para alunos que frequentem instituições de ensino superior e 5 vagas para alunos que
frequentem o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Podem candidatar-se à atribuição de bolsas de estudo, os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições:

  • Serem residentes no concelho de Viana do Castelo há pelo menos 5 anos;
  • Não serem detentores de licenciatura ou bacharelato;
  • Terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior, caso tenham estado matriculados no ensino superior no ano letivo anterior àquele para que requerem a bolsa;
  • Não possuírem, por si só, ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao Indexante dos Apoios Sociais (IAS);
  • Indicar a média de ingresso no ensino superior; não sejam beneficiários de outra bolsa de estudo ou subsídio para o mesmo fim.

O boletim de candidatura e todos os documentos solicitados devem ser enviados para o endereço de e-mail: juventude@cm-viana-castelo.pt, após consulta de regulamento disponível no site da autarquia.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Janeiro, 2026

Abertura do novo bloco de partos de Viana do Castelo adiada para março

O novo bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, cuja abertura estava prevista para dezembro, vai começar a funcionar dentro de cerca de 90 dias, anunciou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Nacional 10 Janeiro, 2026

Projeto de lei propõe elevação de Vila de Punhe à categoria de vila

O grupo parlamentar do PS apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que visa a elevação da freguesia de Vila de Punhe, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de vila.

Regional 10 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe Sporting de Tomar em duelo da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário prepara-se para receber esta sábado, às 21h30, um dos encontros mais aguardados da ronda de 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num duelo que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.

Desporto 10 Janeiro, 2026

Santa Luzia recebe este sábado o Feijó na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC regressa ao Pavilhão José Natário este sábado, 10 de janeiro, para defrontar o Futsal Feijó, em encontro da 13.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. O apito inicial está marcado para as 18h00, com transmissão em direto no Canal 11.

Regional 10 Janeiro, 2026

Sorteio do concurso “Viana é Natal” atribuiu 12 prémios

Decorreu esta sexta-feira, no Museu do Traje, o sorteio do concurso “Viana é Natal”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o objetivo de dinamizar o comércio local durante a quadra natalícia.

Internacional 10 Janeiro, 2026

Viana do Castelo reforça compromisso climático em encontro com a Comissão Europeia

Viana do Castelo esteve representada, esta sexta-feira, na Reunião de Alto Nível entre as Cidades pelo Clima e a Comissão Europeia, que decorreu em Guimarães, numa iniciativa que juntou autarcas e decisores políticos de várias cidades portuguesas empenhadas na transição para a neutralidade climática.

Nacional 10 Janeiro, 2026

Mais de 218 mil eleitores inscritos para votar antecipadamente nas presidenciais

Cerca de 218 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade este domingo, em antecipação às eleições presidenciais de 18 de janeiro, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).