A cerimónia de assinatura do contrato para a construção de seis novos navios patrulha oceânicos 3ª Serie, decorreu esta sexta-feira, na Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais de Marinha, em Lisboa.
Na assinatura do contrato estiveram presentes o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Marcos Perestello, Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, o engenheiro Pedro Miguel Duarte, representante do estaleiro WestSea, entre outras entidades. Luís Nobre, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, também marcou presença na cerimónia.

No discurso, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, reconheceu que “hoje é mais um dia marcante para a Marinha Portuguesa” porque “materializa a visão de uma Marinha abrangente (…) com capacidade para proteger e promover os interesses de Portugal no e através do mar”.

No seu discurso salientou ainda que os seis navios vão ser “modulares e capazes de desempenhar com eficácia funções anti-submarinas, transporte de pessoal, base operativa para drones de superfície, submarinos e aéreos, e serão também navios auxiliares de combate à poluição marítima.”
Para o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, este investimento financeiro “reforça, expressivamente, as capacidades operacionais da Marinha nos desafios do presente e do futuro”.

Os 6 Navios Patrulha Oceânicos serão construídos nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, estimando-se que o primeiro seja entregue durante o ano de 2027.
Os NPO terão um custo de cerca de 300 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
A seleção nacional de andebol garantiu esta terça-feira, 20 de janeiro, a qualificação para a Ronda Principal do Campeonato da Europa de 2026, depois de uma vitória histórica frente à anfitriã e tetracampeã mundial Dinamarca, por 31-29, na terceira jornada do Grupo B.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhou esta segunda-feira a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, numa visita ao Hospital de Santa Luzia, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). A iniciativa contou também com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, José Cardoso.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concursos públicos para obras de beneficiação e promoção da eficiência energética em três piscinas municipais: Atlântico, Barroselas e Frederico Pinheiro.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir cerca de 320 mil euros, ainda este ano e em 2027, para implementar investimentos estratégicos na recolha seletiva de resíduos urbanos.