A cerimónia de assinatura do contrato para a construção de seis novos navios patrulha oceânicos 3ª Serie, decorreu esta sexta-feira, na Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais de Marinha, em Lisboa.
Na assinatura do contrato estiveram presentes o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Marcos Perestello, Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, o engenheiro Pedro Miguel Duarte, representante do estaleiro WestSea, entre outras entidades. Luís Nobre, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, também marcou presença na cerimónia.

No discurso, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, reconheceu que “hoje é mais um dia marcante para a Marinha Portuguesa” porque “materializa a visão de uma Marinha abrangente (…) com capacidade para proteger e promover os interesses de Portugal no e através do mar”.

No seu discurso salientou ainda que os seis navios vão ser “modulares e capazes de desempenhar com eficácia funções anti-submarinas, transporte de pessoal, base operativa para drones de superfície, submarinos e aéreos, e serão também navios auxiliares de combate à poluição marítima.”
Para o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, este investimento financeiro “reforça, expressivamente, as capacidades operacionais da Marinha nos desafios do presente e do futuro”.

Os 6 Navios Patrulha Oceânicos serão construídos nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, estimando-se que o primeiro seja entregue durante o ano de 2027.
Os NPO terão um custo de cerca de 300 milhões de euros.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.