A cerimónia de assinatura do contrato para a construção de seis novos navios patrulha oceânicos 3ª Serie, decorreu esta sexta-feira, na Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais de Marinha, em Lisboa.
Na assinatura do contrato estiveram presentes o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Marcos Perestello, Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, o engenheiro Pedro Miguel Duarte, representante do estaleiro WestSea, entre outras entidades. Luís Nobre, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, também marcou presença na cerimónia.

No discurso, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, reconheceu que “hoje é mais um dia marcante para a Marinha Portuguesa” porque “materializa a visão de uma Marinha abrangente (…) com capacidade para proteger e promover os interesses de Portugal no e através do mar”.

No seu discurso salientou ainda que os seis navios vão ser “modulares e capazes de desempenhar com eficácia funções anti-submarinas, transporte de pessoal, base operativa para drones de superfície, submarinos e aéreos, e serão também navios auxiliares de combate à poluição marítima.”
Para o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, este investimento financeiro “reforça, expressivamente, as capacidades operacionais da Marinha nos desafios do presente e do futuro”.

Os 6 Navios Patrulha Oceânicos serão construídos nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, estimando-se que o primeiro seja entregue durante o ano de 2027.
Os NPO terão um custo de cerca de 300 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.