Logo
Regional

Estaleiros de Viana do Castelo vão construir Navio de Cruzeiros de luxo para o Japão

31 Dezembro, 2023 | 15:50
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O grupo Martifer fechou um contrato de 100 milhões de euros com a empresa Ryobi Holdings Co., do Japão, para a construção de um navio de cruzeiros de luxo que começará a ser construído em breve nos Estaleiros de Viana do Castelo. O navio terá capacidade para até 150 passageiros e deve ser entregue em 2027.

O navio japonês terá um comprimento entre 110/120 metros, boca com 19 metros e calado de cinco metros, e irá operar no Japão e sudoeste asiático.

“O navio terá um tamanho e um conceito que permitirá a cada passageiro sentir-se como se fosse o proprietário de um mega-iate, onde desfrutará do conforto privado e do toque pessoal de hospitalidade”, detalhou a Martifer em comunicado.

“A escolha para a construção deste primeiro luxuoso navio de cruzeiros da Ryobi é, simultaneamente, uma satisfação e um orgulho para os estaleiros de Viana do Castelo pelo reconhecimento internacional da sua excelência e capacidade para a concretização de um projeto desta envergadura, suportado na experiência e ‘know how’ que a empresa tem vindo a desenvolver nos últimos anos”, comemorou a administração do grupo, que também detém a concessão dos estaleiros navais de Viana do Castelo.

Com sede na cidade de Okayama, onde foi fundada em 1910, a Ryobi Holdings desenvolve negócios e operações por todo o Japão, fornecendo serviços como transporte de passageiros por táxi, serviços de logística, turismo, entre outras atividades.

Em Portugal, a Ryobi iniciou as suas atividades nos estaleiros de Viana do Castelo em maio de 2014 e, até ao final de 2022, já havia contratado 17 construções (10 navios cruzeiros de rio, dois navios militares e três navios polares de expedição, uma draga e uma porta de doca), além da reparação de 320 navios.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

CNE apela à participação nas presidenciais apesar do mau tempo

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Domingo começa mais calmo, mas chuva volta a intensificar-se no final do dia

O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).