O grupo Martifer fechou um contrato de 100 milhões de euros com a empresa Ryobi Holdings Co., do Japão, para a construção de um navio de cruzeiros de luxo que começará a ser construído em breve nos Estaleiros de Viana do Castelo. O navio terá capacidade para até 150 passageiros e deve ser entregue em 2027.
O navio japonês terá um comprimento entre 110/120 metros, boca com 19 metros e calado de cinco metros, e irá operar no Japão e sudoeste asiático.
“O navio terá um tamanho e um conceito que permitirá a cada passageiro sentir-se como se fosse o proprietário de um mega-iate, onde desfrutará do conforto privado e do toque pessoal de hospitalidade”, detalhou a Martifer em comunicado.

“A escolha para a construção deste primeiro luxuoso navio de cruzeiros da Ryobi é, simultaneamente, uma satisfação e um orgulho para os estaleiros de Viana do Castelo pelo reconhecimento internacional da sua excelência e capacidade para a concretização de um projeto desta envergadura, suportado na experiência e ‘know how’ que a empresa tem vindo a desenvolver nos últimos anos”, comemorou a administração do grupo, que também detém a concessão dos estaleiros navais de Viana do Castelo.
Com sede na cidade de Okayama, onde foi fundada em 1910, a Ryobi Holdings desenvolve negócios e operações por todo o Japão, fornecendo serviços como transporte de passageiros por táxi, serviços de logística, turismo, entre outras atividades.

Em Portugal, a Ryobi iniciou as suas atividades nos estaleiros de Viana do Castelo em maio de 2014 e, até ao final de 2022, já havia contratado 17 construções (10 navios cruzeiros de rio, dois navios militares e três navios polares de expedição, uma draga e uma porta de doca), além da reparação de 320 navios.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.