O Estádio Municipal Manuela Machado acolhe, este fim-de-semana, dias 27 e 28 de julho, o Campeonato Nacional de Sub-20, prova que vai contar com 466 atletas de 88 clubes, entre 197 atletas femininos e 269 atletas masculinos.
Numa organização da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, as provas acontecem no sábado, a partir das 14h00, e domingo, a partir das 8h45, sempre com entrada gratuita ao público.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que o atletismo “é uma modalidade de excelência para Viana do Castelo” e que, também por isso, “tivemos, temos e teremos atletas de referência no concelho”.
“Os nossos clubes são grandes na dedicação e na forma abnegada como apoiam os seus atletas”, considerou, afirmando que a realização deste Campeonato Nacional de Sub-20 é uma forma de agradecer aos clubes e à AAVC pelo “extraordinário trabalho que fazem ao longo de todo o ano”.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destacou a história da modalidade, referindo que Viana do Castelo será palco a 95ª edição do campeonato nacional de juniores. “Teremos cá os melhores juniores do país e esperamos mais um êxito em termos de organização”, referiu.
O Presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, referiu que é a quarta prova nacional que a associação realiza em Viana do Castelo, em parceria com o Município, considerando que esta será “uma prova muito interessante, que representará uma grande luta entre os maiores clubes nacionais”, contando com a presença de quatro clubes de atletismo que integram a AAVC.
Durante a conferência de imprensa, foi firmado um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação de Atletismo de Viana do Castelo, no âmbito da política de apoio ao Associativismo Desportivo – Medida 4 – para a formação e realização de atividades desportivas pontuais/especiais, apoiando financeiramente a coletividade na promoção da Milha Urbana Viana do Castelo e Campeonatos Nacionais Sub-20 com uma verba de 28.000 euros.
Os Campeonatos Nacionais Sub-20 (juniores) são dos mais antigos que se realizam em Portugal. Tiveram o seu início em 1939, então só para atletas masculinos, enquanto em femininos a competição se começou a realizar em 1966. A partir de 1939 iniciou-se a classificação coletiva e aqui, em masculinos, o Benfica domina em títulos (40), contra 30 do Sporting, que ainda assim é o dominador em femininos com 16 triunfos (contra 15 do Benfica).
Os Nacionais de Sub-20 foram adquirindo importância a partir do momento em que as competições internacionais do escalão foram sendo mais frequentes.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.