O Estádio Municipal Manuela Machado acolhe, este fim-de-semana, dias 27 e 28 de julho, o Campeonato Nacional de Sub-20, prova que vai contar com 466 atletas de 88 clubes, entre 197 atletas femininos e 269 atletas masculinos.
Numa organização da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, as provas acontecem no sábado, a partir das 14h00, e domingo, a partir das 8h45, sempre com entrada gratuita ao público.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que o atletismo “é uma modalidade de excelência para Viana do Castelo” e que, também por isso, “tivemos, temos e teremos atletas de referência no concelho”.
“Os nossos clubes são grandes na dedicação e na forma abnegada como apoiam os seus atletas”, considerou, afirmando que a realização deste Campeonato Nacional de Sub-20 é uma forma de agradecer aos clubes e à AAVC pelo “extraordinário trabalho que fazem ao longo de todo o ano”.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destacou a história da modalidade, referindo que Viana do Castelo será palco a 95ª edição do campeonato nacional de juniores. “Teremos cá os melhores juniores do país e esperamos mais um êxito em termos de organização”, referiu.
O Presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, referiu que é a quarta prova nacional que a associação realiza em Viana do Castelo, em parceria com o Município, considerando que esta será “uma prova muito interessante, que representará uma grande luta entre os maiores clubes nacionais”, contando com a presença de quatro clubes de atletismo que integram a AAVC.
Durante a conferência de imprensa, foi firmado um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação de Atletismo de Viana do Castelo, no âmbito da política de apoio ao Associativismo Desportivo – Medida 4 – para a formação e realização de atividades desportivas pontuais/especiais, apoiando financeiramente a coletividade na promoção da Milha Urbana Viana do Castelo e Campeonatos Nacionais Sub-20 com uma verba de 28.000 euros.
Os Campeonatos Nacionais Sub-20 (juniores) são dos mais antigos que se realizam em Portugal. Tiveram o seu início em 1939, então só para atletas masculinos, enquanto em femininos a competição se começou a realizar em 1966. A partir de 1939 iniciou-se a classificação coletiva e aqui, em masculinos, o Benfica domina em títulos (40), contra 30 do Sporting, que ainda assim é o dominador em femininos com 16 triunfos (contra 15 do Benfica).
Os Nacionais de Sub-20 foram adquirindo importância a partir do momento em que as competições internacionais do escalão foram sendo mais frequentes.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.