O Estádio Municipal Manuela Machado acolhe, este fim-de-semana, dias 27 e 28 de julho, o Campeonato Nacional de Sub-20, prova que vai contar com 466 atletas de 88 clubes, entre 197 atletas femininos e 269 atletas masculinos.
Numa organização da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, as provas acontecem no sábado, a partir das 14h00, e domingo, a partir das 8h45, sempre com entrada gratuita ao público.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que o atletismo “é uma modalidade de excelência para Viana do Castelo” e que, também por isso, “tivemos, temos e teremos atletas de referência no concelho”.
“Os nossos clubes são grandes na dedicação e na forma abnegada como apoiam os seus atletas”, considerou, afirmando que a realização deste Campeonato Nacional de Sub-20 é uma forma de agradecer aos clubes e à AAVC pelo “extraordinário trabalho que fazem ao longo de todo o ano”.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destacou a história da modalidade, referindo que Viana do Castelo será palco a 95ª edição do campeonato nacional de juniores. “Teremos cá os melhores juniores do país e esperamos mais um êxito em termos de organização”, referiu.
O Presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, referiu que é a quarta prova nacional que a associação realiza em Viana do Castelo, em parceria com o Município, considerando que esta será “uma prova muito interessante, que representará uma grande luta entre os maiores clubes nacionais”, contando com a presença de quatro clubes de atletismo que integram a AAVC.
Durante a conferência de imprensa, foi firmado um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação de Atletismo de Viana do Castelo, no âmbito da política de apoio ao Associativismo Desportivo – Medida 4 – para a formação e realização de atividades desportivas pontuais/especiais, apoiando financeiramente a coletividade na promoção da Milha Urbana Viana do Castelo e Campeonatos Nacionais Sub-20 com uma verba de 28.000 euros.
Os Campeonatos Nacionais Sub-20 (juniores) são dos mais antigos que se realizam em Portugal. Tiveram o seu início em 1939, então só para atletas masculinos, enquanto em femininos a competição se começou a realizar em 1966. A partir de 1939 iniciou-se a classificação coletiva e aqui, em masculinos, o Benfica domina em títulos (40), contra 30 do Sporting, que ainda assim é o dominador em femininos com 16 triunfos (contra 15 do Benfica).
Os Nacionais de Sub-20 foram adquirindo importância a partir do momento em que as competições internacionais do escalão foram sendo mais frequentes.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.