O Estádio Municipal Manuela Machado acolhe, este fim-de-semana, dias 27 e 28 de julho, o Campeonato Nacional de Sub-20, prova que vai contar com 466 atletas de 88 clubes, entre 197 atletas femininos e 269 atletas masculinos.
Numa organização da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, as provas acontecem no sábado, a partir das 14h00, e domingo, a partir das 8h45, sempre com entrada gratuita ao público.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que o atletismo “é uma modalidade de excelência para Viana do Castelo” e que, também por isso, “tivemos, temos e teremos atletas de referência no concelho”.
“Os nossos clubes são grandes na dedicação e na forma abnegada como apoiam os seus atletas”, considerou, afirmando que a realização deste Campeonato Nacional de Sub-20 é uma forma de agradecer aos clubes e à AAVC pelo “extraordinário trabalho que fazem ao longo de todo o ano”.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destacou a história da modalidade, referindo que Viana do Castelo será palco a 95ª edição do campeonato nacional de juniores. “Teremos cá os melhores juniores do país e esperamos mais um êxito em termos de organização”, referiu.
O Presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, referiu que é a quarta prova nacional que a associação realiza em Viana do Castelo, em parceria com o Município, considerando que esta será “uma prova muito interessante, que representará uma grande luta entre os maiores clubes nacionais”, contando com a presença de quatro clubes de atletismo que integram a AAVC.
Durante a conferência de imprensa, foi firmado um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação de Atletismo de Viana do Castelo, no âmbito da política de apoio ao Associativismo Desportivo – Medida 4 – para a formação e realização de atividades desportivas pontuais/especiais, apoiando financeiramente a coletividade na promoção da Milha Urbana Viana do Castelo e Campeonatos Nacionais Sub-20 com uma verba de 28.000 euros.
Os Campeonatos Nacionais Sub-20 (juniores) são dos mais antigos que se realizam em Portugal. Tiveram o seu início em 1939, então só para atletas masculinos, enquanto em femininos a competição se começou a realizar em 1966. A partir de 1939 iniciou-se a classificação coletiva e aqui, em masculinos, o Benfica domina em títulos (40), contra 30 do Sporting, que ainda assim é o dominador em femininos com 16 triunfos (contra 15 do Benfica).
Os Nacionais de Sub-20 foram adquirindo importância a partir do momento em que as competições internacionais do escalão foram sendo mais frequentes.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.