Logo
Desporto

Estádio do Jamor vai ser reabilitado

14 Janeiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, foi o palco, nesta segunda-feira, da apresentação oficial do projeto vencedor do concurso público de ideias para a reabilitação do Estádio Nacional. O evento contou com intervenções de figuras de destaque, que enalteceram a relevância do projeto para o futuro do histórico recinto.

Pedro Novo, presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foi o primeiro a usufruir da palavra. “O objetivo da reabilitação do Estádio Nacional era modernizar o espaço desportivo e a zona envolvente, capacitando esta infraestrutura para os mais variados eventos. O projeto vencedor prevê a reabilitação e reorganização do complexo desportivo, somando a construção de novos espaços. Quero agradecer a confiança que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) depositou na excelência dos nossos serviços”, considerou.

Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que sublinhou a importância política e patrimonial da intervenção. “Quero felicitar o júri pelo trabalho realizado e pela escolha feita. Não era fácil chegar a uma conclusão que salvaguardasse este património. A democracia chegou tarde ao Jamor, pois o espaço era, historicamente, uma espécie de quinta dos responsáveis políticos. Esta reabilitação quebrou essa realidade e, a partir de agora, vamos rentabilizar um património extraordinário”, disse.

Já Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o simbolismo e a importância histórica do Estádio Nacional. “Hoje celebramos um marco importante na reabilitação do Estádio Nacional, um espaço que transcende a mera funcionalidade desportiva e se inscreve na memória coletiva de todos os portugueses.

Como já mencionei em ocasiões anteriores, o Estádio Nacional não é apenas uma infraestrutura desportiva. É um símbolo de uma história rica que faz parte da identidade do futebol e do desporto do nosso País.

Foi, por isso, com sentido de responsabilidade e enorme orgulho que a Federação Portuguesa de Futebol assumiu a liderança do projeto de reabilitação do Estádio Nacional, em conjunto com as federações de atletismo e de râguebi.

Quero felicitar o consórcio vencedor do concurso e agradecer a todos os restantes concorrentes que apresentaram as suas candidaturas. Uma palavra também ao anterior Primeiro-Ministro António Costa e ao atual Primeiro-Ministro Luís Montenegro, pelo apoio institucional, e às várias entidades parceiras deste projeto. A reabilitação do Estádio Nacional é um testemunho do compromisso de todos nós com o desporto, com a história e com o futuro.

Com mais este passo, vamos garantir que o Jamor continuará a ser um palco de prática e de celebração desportiva! Muito obrigado!”

Posteriormente ao líder da FPF, foi a vez de Manuel Aires Mateus, arquiteto coordenador do projeto vencedor, explicr algumas das inovações previstas. “Este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. A prioridade foi preservar o património e refuncionalizá-lo. Entre as novidades, destacam-se a construção de uma pala com inclinação variável, uma operação de ‘limpeza’ na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo”, revelou.

Por fim, Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, encerrou o evento sublinhando a relevância histórica e o impacto futuro deste projeto. “É com enorme satisfação que chegamos à conclusão de uma vontade coletiva de tantos anos. São oito décadas que impõem a requalificação deste espaço.

Quero agradecer às três federações, ao IPDJ, ao Património Cultural e à Câmara Municipal de Oeiras pelo empenho colocado na concretização dos termos do protocolo assinado em 2023. Vai ser efetuado um investimento avultado que dará ao Jamor as condições necessárias para competir, aumentando as condições de segurança e de conforto.

A nossa visão é que, além de ser um palco de eventos desportivos, o Jamor seja também um ponto de encontro para a comunidade. Hoje, começamos a segunda fase com a realização do projeto de arquitetura, que será seguido pela execução das obras.

Agradeço à FPF, que liderou, e muito bem, este processo.”

O Estádio Nacional foi inaugurado em 10 de junho de 1944.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Novembro, 2025

AFVC: Courense mantém liderança na 1ª Divisão Distrital

A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.

Desporto 23 Novembro, 2025

AFVC: Távora segue isolado na liderança da 2ª divisão distrital após 10.ª jornada

A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.

Regional 23 Novembro, 2025

Ribeira celebra aniversário de Santa Catarina com missa solene

A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.

Desporto 23 Novembro, 2025

Juventude Viana goleia em Oliveira do Hospital e reforça liderança

A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.

Desporto 23 Novembro, 2025

Camacha e Vianense empatam na conclusão do jogo suspenso da 7.ª jornada

A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.

Cultura 23 Novembro, 2025

Coro Ars Vocalis leva Esposende ao prestigiado Palau da Música Catalã

O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.

Cultura 23 Novembro, 2025

Teatro Municipal Sá de Miranda celebra 50 anos da Escola de Música José Pedro com grande revista à portuguesa

O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.