Logo
Desporto

Estádio do Jamor vai ser reabilitado

14 Janeiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, foi o palco, nesta segunda-feira, da apresentação oficial do projeto vencedor do concurso público de ideias para a reabilitação do Estádio Nacional. O evento contou com intervenções de figuras de destaque, que enalteceram a relevância do projeto para o futuro do histórico recinto.

Pedro Novo, presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foi o primeiro a usufruir da palavra. “O objetivo da reabilitação do Estádio Nacional era modernizar o espaço desportivo e a zona envolvente, capacitando esta infraestrutura para os mais variados eventos. O projeto vencedor prevê a reabilitação e reorganização do complexo desportivo, somando a construção de novos espaços. Quero agradecer a confiança que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) depositou na excelência dos nossos serviços”, considerou.

Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que sublinhou a importância política e patrimonial da intervenção. “Quero felicitar o júri pelo trabalho realizado e pela escolha feita. Não era fácil chegar a uma conclusão que salvaguardasse este património. A democracia chegou tarde ao Jamor, pois o espaço era, historicamente, uma espécie de quinta dos responsáveis políticos. Esta reabilitação quebrou essa realidade e, a partir de agora, vamos rentabilizar um património extraordinário”, disse.

Já Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o simbolismo e a importância histórica do Estádio Nacional. “Hoje celebramos um marco importante na reabilitação do Estádio Nacional, um espaço que transcende a mera funcionalidade desportiva e se inscreve na memória coletiva de todos os portugueses.

Como já mencionei em ocasiões anteriores, o Estádio Nacional não é apenas uma infraestrutura desportiva. É um símbolo de uma história rica que faz parte da identidade do futebol e do desporto do nosso País.

Foi, por isso, com sentido de responsabilidade e enorme orgulho que a Federação Portuguesa de Futebol assumiu a liderança do projeto de reabilitação do Estádio Nacional, em conjunto com as federações de atletismo e de râguebi.

Quero felicitar o consórcio vencedor do concurso e agradecer a todos os restantes concorrentes que apresentaram as suas candidaturas. Uma palavra também ao anterior Primeiro-Ministro António Costa e ao atual Primeiro-Ministro Luís Montenegro, pelo apoio institucional, e às várias entidades parceiras deste projeto. A reabilitação do Estádio Nacional é um testemunho do compromisso de todos nós com o desporto, com a história e com o futuro.

Com mais este passo, vamos garantir que o Jamor continuará a ser um palco de prática e de celebração desportiva! Muito obrigado!”

Posteriormente ao líder da FPF, foi a vez de Manuel Aires Mateus, arquiteto coordenador do projeto vencedor, explicr algumas das inovações previstas. “Este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. A prioridade foi preservar o património e refuncionalizá-lo. Entre as novidades, destacam-se a construção de uma pala com inclinação variável, uma operação de ‘limpeza’ na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo”, revelou.

Por fim, Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, encerrou o evento sublinhando a relevância histórica e o impacto futuro deste projeto. “É com enorme satisfação que chegamos à conclusão de uma vontade coletiva de tantos anos. São oito décadas que impõem a requalificação deste espaço.

Quero agradecer às três federações, ao IPDJ, ao Património Cultural e à Câmara Municipal de Oeiras pelo empenho colocado na concretização dos termos do protocolo assinado em 2023. Vai ser efetuado um investimento avultado que dará ao Jamor as condições necessárias para competir, aumentando as condições de segurança e de conforto.

A nossa visão é que, além de ser um palco de eventos desportivos, o Jamor seja também um ponto de encontro para a comunidade. Hoje, começamos a segunda fase com a realização do projeto de arquitetura, que será seguido pela execução das obras.

Agradeço à FPF, que liderou, e muito bem, este processo.”

O Estádio Nacional foi inaugurado em 10 de junho de 1944.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 30 Novembro, 2025

Campeonato de Portugal: SC Vianense regressa às vitórias diante do Ribeira Brava

Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 30 Novembro, 2025

Juventude Viana confirma superioridade e elimina Biblioteca da Taça de Portugal

A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.

Regional 30 Novembro, 2025

VianaFestas celebrar 10 anos de “Somos Todos Romaria” com workshop de filigrana

A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.

Regional 30 Novembro, 2025

Viana do Castelo destaca Presépios de Artesanato nesta época natalícia

A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.

Nacional 30 Novembro, 2025

Como proteger os cães do frio: dicas para cada perfil de patudo

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.