A Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, foi o palco, nesta segunda-feira, da apresentação oficial do projeto vencedor do concurso público de ideias para a reabilitação do Estádio Nacional. O evento contou com intervenções de figuras de destaque, que enalteceram a relevância do projeto para o futuro do histórico recinto.

Pedro Novo, presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foi o primeiro a usufruir da palavra. “O objetivo da reabilitação do Estádio Nacional era modernizar o espaço desportivo e a zona envolvente, capacitando esta infraestrutura para os mais variados eventos. O projeto vencedor prevê a reabilitação e reorganização do complexo desportivo, somando a construção de novos espaços. Quero agradecer a confiança que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) depositou na excelência dos nossos serviços”, considerou.
Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que sublinhou a importância política e patrimonial da intervenção. “Quero felicitar o júri pelo trabalho realizado e pela escolha feita. Não era fácil chegar a uma conclusão que salvaguardasse este património. A democracia chegou tarde ao Jamor, pois o espaço era, historicamente, uma espécie de quinta dos responsáveis políticos. Esta reabilitação quebrou essa realidade e, a partir de agora, vamos rentabilizar um património extraordinário”, disse.
Já Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o simbolismo e a importância histórica do Estádio Nacional. “Hoje celebramos um marco importante na reabilitação do Estádio Nacional, um espaço que transcende a mera funcionalidade desportiva e se inscreve na memória coletiva de todos os portugueses.
Como já mencionei em ocasiões anteriores, o Estádio Nacional não é apenas uma infraestrutura desportiva. É um símbolo de uma história rica que faz parte da identidade do futebol e do desporto do nosso País.
Foi, por isso, com sentido de responsabilidade e enorme orgulho que a Federação Portuguesa de Futebol assumiu a liderança do projeto de reabilitação do Estádio Nacional, em conjunto com as federações de atletismo e de râguebi.
Quero felicitar o consórcio vencedor do concurso e agradecer a todos os restantes concorrentes que apresentaram as suas candidaturas. Uma palavra também ao anterior Primeiro-Ministro António Costa e ao atual Primeiro-Ministro Luís Montenegro, pelo apoio institucional, e às várias entidades parceiras deste projeto. A reabilitação do Estádio Nacional é um testemunho do compromisso de todos nós com o desporto, com a história e com o futuro.
Com mais este passo, vamos garantir que o Jamor continuará a ser um palco de prática e de celebração desportiva! Muito obrigado!”
Posteriormente ao líder da FPF, foi a vez de Manuel Aires Mateus, arquiteto coordenador do projeto vencedor, explicr algumas das inovações previstas. “Este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. A prioridade foi preservar o património e refuncionalizá-lo. Entre as novidades, destacam-se a construção de uma pala com inclinação variável, uma operação de ‘limpeza’ na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo”, revelou.
Por fim, Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, encerrou o evento sublinhando a relevância histórica e o impacto futuro deste projeto. “É com enorme satisfação que chegamos à conclusão de uma vontade coletiva de tantos anos. São oito décadas que impõem a requalificação deste espaço.
Quero agradecer às três federações, ao IPDJ, ao Património Cultural e à Câmara Municipal de Oeiras pelo empenho colocado na concretização dos termos do protocolo assinado em 2023. Vai ser efetuado um investimento avultado que dará ao Jamor as condições necessárias para competir, aumentando as condições de segurança e de conforto.
A nossa visão é que, além de ser um palco de eventos desportivos, o Jamor seja também um ponto de encontro para a comunidade. Hoje, começamos a segunda fase com a realização do projeto de arquitetura, que será seguido pela execução das obras.
Agradeço à FPF, que liderou, e muito bem, este processo.”
O Estádio Nacional foi inaugurado em 10 de junho de 1944.
A Câmara Municipal de Valença vai transferir cerca de 1,4 milhões de euros para as 11 juntas de freguesia do concelho ao longo de 2026, no âmbito do Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias, recentemente formalizado entre o município e os autarcas locais.
Vila Nova de Cerveira recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a 22.ª edição do Festival Dancerveira, iniciativa promovida pela ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibérico Atlântico, com o apoio do Município cerveirense. O evento volta a afirmar-se como uma das principais referências da dança na região, reunindo participantes de Portugal, Espanha e Brasil num programa que alia formação, espetáculo e intercâmbio cultural.
A Seleção Nacional conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de 2026, ao derrotar o Uzbequistão por expressivos 5-0, em encontro da segunda jornada do Grupo K disputado em Houston, nos Estados Unidos.
O deputado à Assembleia da República e vereador na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, formalizou a candidatura à presidência da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo do CHEGA, apresentando uma lista que reúne cerca de uma centena de militantes dos dez concelhos do distrito.
Um homem de 49 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na Meadela, em Viana do Castelo, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A 12.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras arrancou esta semana em Viana do Castelo, reunindo 20 participantes de cinco países e assinalando um novo recorde de procura, com mais de uma centena de candidaturas recebidas provenientes de 11 países e 14 nacionalidades.
Luís Nobre foi eleito presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, ao obter 92,5% dos votos nas eleições internas realizadas no passado dia 19 de junho.