O Estação Viana Shopping uniu-se à ACAPO para sensibilizar a comunidade para as principais necessidades das pessoas com deficiência visual. No sábado, e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Bengala Branca, o Estação Viana Shopping recebeu uma ação de sensibilização para as necessidades das pessoas com deficiência visual. Para chamar a atenção das dificuldades, mas também das potencialidades das pessoas que vivem com deficiência visual, a Praça Central do Estação Viana encheu-se de atividades para os seus visitantes.
Foi possível escrever numa máquina de Braille, participar em jogos tradicionais com os olhos vendados e ainda simular um percurso com o uso da bengala usando referências laterais ou pedonais, a diferenciação de piso ou os automóveis mal estacionados.
Esta ação de sensibilização esteve a cargo da ACAPO, uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com a população com deficiência visual em Viana do Castelo há mais de 20 anos. A instituição tem como objetivo representar os cidadãos com deficiência visual, providenciar serviços adequados e consciencializar a sociedade, com vista à sua afirmação como cidadãos de pleno direito.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.