Até 8 de setembro, há mais um motivo para visitar o Estação Viana Shopping: a exposição fotográfica “Sou Romaria”, que exterioriza o sentimento da paixão de ser de Viana do Castelo e participar naquela que é considerada a maior romaria de Portugal, a Romaria D’Agonia. Amostra, que foi inaugurada no dia 5 de agosto, tem assinatura de Rui Carvalho.
É no Estação Viana Shopping que os vianenses (e não só) podem fazer parte desta homenagem que se reflete em dezenas de fotografias a preto e branco, que vão estar suspensas pelo Centro e mostram como a Romaria D’gonia é vivida de alma e coração, de geração em geração.
Rui Carvalho, que é de Viana do Castelo e representa a terceira geração de fotógrafos da família, procurou, através desta exposição, expressar a cultura e, acima de tudo, os sentimentos e a vivência do povo. Responsável desde 2015 pelo registo fotográfico
desta romaria, conseguiu captar os rostos e tradições, desde os momentos de preparação de todos os elementos à própria festa, que se realiza no mês de agosto desde 1783.

A exposição “Sou Romaria” está carregada de emoção e disponível para visita gratuita, até 8 de setembro, no Estação Viana Shopping, reforçando o posicionamento do Centro no apoio à cultura e aos artistas locais.

Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.