Até 8 de setembro, há mais um motivo para visitar o Estação Viana Shopping: a exposição fotográfica “Sou Romaria”, que exterioriza o sentimento da paixão de ser de Viana do Castelo e participar naquela que é considerada a maior romaria de Portugal, a Romaria D’Agonia. Amostra, que foi inaugurada no dia 5 de agosto, tem assinatura de Rui Carvalho.
É no Estação Viana Shopping que os vianenses (e não só) podem fazer parte desta homenagem que se reflete em dezenas de fotografias a preto e branco, que vão estar suspensas pelo Centro e mostram como a Romaria D’gonia é vivida de alma e coração, de geração em geração.
Rui Carvalho, que é de Viana do Castelo e representa a terceira geração de fotógrafos da família, procurou, através desta exposição, expressar a cultura e, acima de tudo, os sentimentos e a vivência do povo. Responsável desde 2015 pelo registo fotográfico
desta romaria, conseguiu captar os rostos e tradições, desde os momentos de preparação de todos os elementos à própria festa, que se realiza no mês de agosto desde 1783.
A exposição “Sou Romaria” está carregada de emoção e disponível para visita gratuita, até 8 de setembro, no Estação Viana Shopping, reforçando o posicionamento do Centro no apoio à cultura e aos artistas locais.
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.
Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.
Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.