Com organização do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a 39ª edição do “Folk Monção – O Mundo a Dançar” sobe ao palco entre 2 e 11 de agosto, contando com espetáculos em 8 concelhos do Alto Minho e 1 da Galiza, protagonizados por grupos vindos de Colômbia, Coreia, Espanha, México, Panamá, Sérvia, Taiwan, Uruguai e Portugal.
As galas de abertura e encerramento, com a presença de grupos de todos os países, decorrem em Monção, no recinto do Campo da Feira, nos dias 4 e 11 de agosto, estando, igualmente, previsto um espetáculo em Ponte do Mouro, Barbeita, com grupos de 4 países, no dia 10 de agosto.
Em Monção, decorrerá, também, a receção oficial aos grupos participantes, no Museu Alvarinho, no dia 5 de agosto, bem como o desfile/dança de todos os grupos pela feira semanal e ruas do centro histórico da localidade raiana, no dia 8 de agosto.
Nos 10 dias de festival, os elementos dos grupos participantes e os voluntários ficam alojados na EB 2.3 de Monção, em camas individuais colocadas nas salas de aulas. A alimentação (pequeno almoço, almoço e jantar) decorre na cantina, sendo assegurada pelas funcionárias do Município de Monção.
Reconhecido pelo CIOFF desde 2006, todos os espetáculos são gratuitos, tendo início às 22h00. Destinado a proporcionar momentos de prazer visual e musical a milhares de pessoas, a edição deste ano promete, mais uma vez, encher de colorido e alegria a região do Alto Minho e da Galiza.
Este acontecimento multicultural assume-se como um encontro de culturas e partilha de música, dança e afetos, transformando o convívio e a união num sentimento poderoso. O seu sucesso, que cresce de ano para ano, deve-se à competência da organização, qualidade dos grupos convidados e atmosfera de amizade que reina entre os grupos e a população.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).