Com organização do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a 39ª edição do “Folk Monção – O Mundo a Dançar” sobe ao palco entre 2 e 11 de agosto, contando com espetáculos em 8 concelhos do Alto Minho e 1 da Galiza, protagonizados por grupos vindos de Colômbia, Coreia, Espanha, México, Panamá, Sérvia, Taiwan, Uruguai e Portugal.
As galas de abertura e encerramento, com a presença de grupos de todos os países, decorrem em Monção, no recinto do Campo da Feira, nos dias 4 e 11 de agosto, estando, igualmente, previsto um espetáculo em Ponte do Mouro, Barbeita, com grupos de 4 países, no dia 10 de agosto.
Em Monção, decorrerá, também, a receção oficial aos grupos participantes, no Museu Alvarinho, no dia 5 de agosto, bem como o desfile/dança de todos os grupos pela feira semanal e ruas do centro histórico da localidade raiana, no dia 8 de agosto.
Nos 10 dias de festival, os elementos dos grupos participantes e os voluntários ficam alojados na EB 2.3 de Monção, em camas individuais colocadas nas salas de aulas. A alimentação (pequeno almoço, almoço e jantar) decorre na cantina, sendo assegurada pelas funcionárias do Município de Monção.
Reconhecido pelo CIOFF desde 2006, todos os espetáculos são gratuitos, tendo início às 22h00. Destinado a proporcionar momentos de prazer visual e musical a milhares de pessoas, a edição deste ano promete, mais uma vez, encher de colorido e alegria a região do Alto Minho e da Galiza.
Este acontecimento multicultural assume-se como um encontro de culturas e partilha de música, dança e afetos, transformando o convívio e a união num sentimento poderoso. O seu sucesso, que cresce de ano para ano, deve-se à competência da organização, qualidade dos grupos convidados e atmosfera de amizade que reina entre os grupos e a população.
É já esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de novembro, que o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o VIII Festival de Dança de Viana do Castelo, evento que inclui uma gala que contará com a presença de cerca de 400 alunos de escolas do concelho e que integra ainda duas masterclasses.
'Curtas do Castelo': este é o mais recente projeto cultural e comunitário que, ao longo do ano letivo 2024/2025, envolverá cerca de 200 alunos a frequentar a Escola Básica e Secundária e a ETAP de Cerveira na criação de curtas-metragens centradas no Castelo de Cerveira.
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana está a apresentar o espetáculo “Despertar", com interpretação de Marta Bonito, Liliana Barbosa e Simão Pinto, de segunda a sexta-feira e até ao próximo dia 29 de novembro, nas Escolas Secundárias do concelho de Viana do Castelo.
A construção do Skatepark de Ponte da Barca, junto ao Pavilhão Municipal, está a decorrer a bom ritmo, com a sua conclusão prevista para o início de janeiro.
O Tribunal de Contas notificou o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, do arquivamento do processo de denúncia relativo à aquisição do livro de fotografias da autoria do fotógrafo Alfredo Cunha - “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira”, ficando assim confirmada a legalidade de mais este procedimento, que integrou as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023 recentemente publicado, apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico daquele ano.
Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões apreenderam mais de 40 mil euros de pescado durante uma ação de fiscalização na lota de Matosinhos.