Com organização do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a 39ª edição do “Folk Monção – O Mundo a Dançar” sobe ao palco entre 2 e 11 de agosto, contando com espetáculos em 8 concelhos do Alto Minho e 1 da Galiza, protagonizados por grupos vindos de Colômbia, Coreia, Espanha, México, Panamá, Sérvia, Taiwan, Uruguai e Portugal.
As galas de abertura e encerramento, com a presença de grupos de todos os países, decorrem em Monção, no recinto do Campo da Feira, nos dias 4 e 11 de agosto, estando, igualmente, previsto um espetáculo em Ponte do Mouro, Barbeita, com grupos de 4 países, no dia 10 de agosto.
Em Monção, decorrerá, também, a receção oficial aos grupos participantes, no Museu Alvarinho, no dia 5 de agosto, bem como o desfile/dança de todos os grupos pela feira semanal e ruas do centro histórico da localidade raiana, no dia 8 de agosto.
Nos 10 dias de festival, os elementos dos grupos participantes e os voluntários ficam alojados na EB 2.3 de Monção, em camas individuais colocadas nas salas de aulas. A alimentação (pequeno almoço, almoço e jantar) decorre na cantina, sendo assegurada pelas funcionárias do Município de Monção.
Reconhecido pelo CIOFF desde 2006, todos os espetáculos são gratuitos, tendo início às 22h00. Destinado a proporcionar momentos de prazer visual e musical a milhares de pessoas, a edição deste ano promete, mais uma vez, encher de colorido e alegria a região do Alto Minho e da Galiza.
Este acontecimento multicultural assume-se como um encontro de culturas e partilha de música, dança e afetos, transformando o convívio e a união num sentimento poderoso. O seu sucesso, que cresce de ano para ano, deve-se à competência da organização, qualidade dos grupos convidados e atmosfera de amizade que reina entre os grupos e a população.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.