Cerca de uma centena de técnicos das áreas do desporto e da saúde participaram no “I Simpósio Desporto & Saúde – Avaliar e Intervir para o Sucesso”, que o Município de Esposende, em parceria com a Estádio Clínica e a Academia Clínica Espregueira, organizou no Auditório Municipal de Esposende.
A ação contou com a intervenção dos melhores investigadores nacionais das referidas áreas, que abordam as seguintes temáticas: Avaliação Médica e Controlo Regular da Saúde, Projetos Nacionais e Locais de Atividade Física, Intervenções nas Tendinopatias e Lesões Musculares, Lesões Ligamentares do Joelho e do Tornozelo, Motricidade e Fisiologia Humana, Endocrinologia do Exercício e Nutrição Desportiva e Prevenção de Lesões.
A realização do I Simpósio Desporto & Saúde enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e visa o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a “Saúde de Qualidade” (ODS 3) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17). Neste contexto, perspetiva-se a continuidade da parceria com a Estádio Clínica e a Academia Clínica Espregueira, permitindo trazer anualmente a Esposende os melhores investigadores nacionais e internacionais na área do desporto e da saúde, como referiu o Vereador do Desporto do Município de Esposende, na sessão de abertura do evento. Rui Losa, expressou a intenção de alargar este tipo de parcerias, pela mais-valia e contributo que trazem a estas áreas.
Esta estratégia resulta do trabalho vasto e sustentado que o Município vem desenvolvendo no plano desportivo, assinalou o Vereador do Desporto, sublinhando que,
no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, a Câmara Municipal de Esposende sempre procurou criar condições para a capacitação técnica e científica dos agentes desportivos, sobretudo dos agentes desportivos locais que desenvolvem a sua ação nas várias organizações desportivas do concelho, quer sejam de âmbito associativo, escolar ou privado. Anualmente, a autarquia promove o Plano de Formação de Agentes Desportivos, o qual contou, no presente ano, com oito ações de formação, em áreas tão diversas como Gestão Desportiva, Treino Desportivo, Nutrição e Primeiros Socorros.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.