Cerca de uma centena de técnicos das áreas do desporto e da saúde participaram no “I Simpósio Desporto & Saúde – Avaliar e Intervir para o Sucesso”, que o Município de Esposende, em parceria com a Estádio Clínica e a Academia Clínica Espregueira, organizou no Auditório Municipal de Esposende.
A ação contou com a intervenção dos melhores investigadores nacionais das referidas áreas, que abordam as seguintes temáticas: Avaliação Médica e Controlo Regular da Saúde, Projetos Nacionais e Locais de Atividade Física, Intervenções nas Tendinopatias e Lesões Musculares, Lesões Ligamentares do Joelho e do Tornozelo, Motricidade e Fisiologia Humana, Endocrinologia do Exercício e Nutrição Desportiva e Prevenção de Lesões.
A realização do I Simpósio Desporto & Saúde enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e visa o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a “Saúde de Qualidade” (ODS 3) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17). Neste contexto, perspetiva-se a continuidade da parceria com a Estádio Clínica e a Academia Clínica Espregueira, permitindo trazer anualmente a Esposende os melhores investigadores nacionais e internacionais na área do desporto e da saúde, como referiu o Vereador do Desporto do Município de Esposende, na sessão de abertura do evento. Rui Losa, expressou a intenção de alargar este tipo de parcerias, pela mais-valia e contributo que trazem a estas áreas.
Esta estratégia resulta do trabalho vasto e sustentado que o Município vem desenvolvendo no plano desportivo, assinalou o Vereador do Desporto, sublinhando que,
no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, a Câmara Municipal de Esposende sempre procurou criar condições para a capacitação técnica e científica dos agentes desportivos, sobretudo dos agentes desportivos locais que desenvolvem a sua ação nas várias organizações desportivas do concelho, quer sejam de âmbito associativo, escolar ou privado. Anualmente, a autarquia promove o Plano de Formação de Agentes Desportivos, o qual contou, no presente ano, com oito ações de formação, em áreas tão diversas como Gestão Desportiva, Treino Desportivo, Nutrição e Primeiros Socorros.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.