Cerca de uma centena de técnicos das áreas do desporto e da saúde participaram no “I Simpósio Desporto & Saúde – Avaliar e Intervir para o Sucesso”, que o Município de Esposende, em parceria com a Estádio Clínica e a Academia Clínica Espregueira, organizou no Auditório Municipal de Esposende.
A ação contou com a intervenção dos melhores investigadores nacionais das referidas áreas, que abordam as seguintes temáticas: Avaliação Médica e Controlo Regular da Saúde, Projetos Nacionais e Locais de Atividade Física, Intervenções nas Tendinopatias e Lesões Musculares, Lesões Ligamentares do Joelho e do Tornozelo, Motricidade e Fisiologia Humana, Endocrinologia do Exercício e Nutrição Desportiva e Prevenção de Lesões.
A realização do I Simpósio Desporto & Saúde enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e visa o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a “Saúde de Qualidade” (ODS 3) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17). Neste contexto, perspetiva-se a continuidade da parceria com a Estádio Clínica e a Academia Clínica Espregueira, permitindo trazer anualmente a Esposende os melhores investigadores nacionais e internacionais na área do desporto e da saúde, como referiu o Vereador do Desporto do Município de Esposende, na sessão de abertura do evento. Rui Losa, expressou a intenção de alargar este tipo de parcerias, pela mais-valia e contributo que trazem a estas áreas.
Esta estratégia resulta do trabalho vasto e sustentado que o Município vem desenvolvendo no plano desportivo, assinalou o Vereador do Desporto, sublinhando que,
no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, a Câmara Municipal de Esposende sempre procurou criar condições para a capacitação técnica e científica dos agentes desportivos, sobretudo dos agentes desportivos locais que desenvolvem a sua ação nas várias organizações desportivas do concelho, quer sejam de âmbito associativo, escolar ou privado. Anualmente, a autarquia promove o Plano de Formação de Agentes Desportivos, o qual contou, no presente ano, com oito ações de formação, em áreas tão diversas como Gestão Desportiva, Treino Desportivo, Nutrição e Primeiros Socorros.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.