O Município de Esposende celebra, entre hoje e domingo, as Jornadas Europeias do Património, associando a este evento o Dia Europeu sem Carros (22 de setembro) e o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro). Neste sentido, é proposto um vasto e diversificado programa, que integra caminhadas, visitas, concertos, oficinas e apresentação de livros, entre várias outras iniciativas.
Sob o lema “Património Sustentável”, a edição deste ano das Jornadas Europeias do Património convida a explorar medidas que possam ser utilizadas para proteger o rico e diversificado património cultural no contexto das alterações climáticas. Os cidadãos são convidados a participar ativamente na descoberta de um Património – cultural e natural – implicando o seu envolvimento. Os principais objetos são a memória coletiva, os valores culturais e ambientais, a identidade de um Património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade.
O programa das Jornadas Europeias do Património, inicia amanhã, dia 22 de setembro, com a caminhada “À descoberta do nosso Património Natural”, com ponto de encontro às 17h30, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã.
As atividades de 23 a 25 de setembro centram-se no Património Cultural. Assim, na sexta-feira, dia 23, às 18h30, na Igreja da Misericórdia de Esposende, a comunidade é convidada a assistir ao concerto comentado “Por alto mar tempestuoso”, pelo ensemble ANTIQUORUM, que propõe “música ibérica do século XVI para uma viagem marítima”.
No sábado, dia 24, às 9h30, realiza-se o “Roteiro V.O.U. Patrimoniar…”, uma visita orientada única, que inicia no Forte de S. João Baptista e que termina no Arquivo Municipal. Pelas 10h30, na praia de Apúlia, terá lugar a oficina musical “Aprender com o som dos Búzios”, dedicada a famílias e orientada pelo Projeto Cardo. Nesta atividade, será explorada uma canção tradicional local, a apresentar no concerto do ensemble Cardo-Roxo, a realizar no mesmo dia, às 16h00, no Castro de S. Lourenço.
No período da tarde, as iniciativas concentram-se no Castro de S. Lourenço, com o convite à participação, a partir das 14h30, na oficina “Pão de bolota”, onde os inscritos poderão experienciar a milenar confeção do pão feito com recurso à bolota e degustar produtos inspirados na alimentação castreja. O concerto “Vai-te Cuca”, às 16h00, pelo ensemble Cardo-Roxo, propõe um programa orientado para a música tradicional portuguesa especialmente dedicada à infância e às vivências familiar e comunitária. O programa de sábado termina com a apresentação, pelas 17h00, do e-book juvenil “Caturo e o colar de ouro”, alusivo à cultura castreja e produzido no âmbito candidatura “Do Ferro ao Ouro”, cofinanciada pelo NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
No domingo, dia 25 de setembro, às 16h00, a Biblioteca Municipal propõe a rubrica “Histórias em família”, uma sessão dedicada ao livro «O soldado romano», de Agustina Bessa Luís, dinamizada por Pontos d’Exclamação.
As atividades dos dias 26 e 27 enquadram-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo. Assim, o dia 26 é dedicado à sustentabilidade no destino, sendo que o programa integra, às 10h00, a apresentação do livro “Portugal e o Turismo” e, às 11h00, a apresentação do projeto Referencial Gastronómico de Esposende, ambas no Centro de Informação Turística de Esposende.
O Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, é dedicado à sustentabilidade e turismo criativo. Pelas 10h00, nos Moinhos da Abelheira, em Marinhas, decorrerá a oficina como “Moleiro por um dia”, seguindo-se, às 12h00, a degustação de “Gastronomia sustentável”. A partir das 15h00, no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães, realiza-se a oficina “Esteireiro de Forjães”.
Todas as iniciativas são gratuitas, contudo algumas carecem de inscrição prévia, sendo que o programa geral está disponível no site do Município, em https://www.municipio.esposende.pt/pages/1026?event_id=1590.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforçou o seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população, através da aquisição de uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Um golo de Diana Gomes, em cima do final do jogo, permitiu à seleção portuguesa feminina de futebol empatar 1-1 diante da Itália, na segunda jornada do Grupo B do Campeonato da Europa.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.