O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, reuniu com os moradores de Pedrinhas e Cedovém, de Apúlia, e com o Conselho Diretivo dos Baldios dos Sargaceiros de Apúlia.
Estes encontros, que decorreram nos Paços do Concelho e contaram com a presença do Executivo da União das Freguesias de Apúlia e Fão, tiveram como principal propósito abordar as condições de realojamento dos moradores, decorrente da execução do Projeto de Requalificação Ambiental e Valorização das Atividades Tradicionais em Pedrinhas e Cedovém.
A zona costeira de Pedrinhas/Cedovém configura uma das áreas litorais da região norte com maior suscetibilidade a fenómenos de erosão costeira. Neste contexto, prevê-se um conjunto de intervenções, que visam o recuo da zona de ocupação urbana relativamente à linha de costa, deslocalizando usos e infraestruturas e assegurando a renaturalização da área.
Neste sentido, e com o intuito de, atempadamente, acautelar o realojamento dos moradores, o Presidente da Câmara Municipal entendeu reunir com os principais visados pela intervenção para os inteirar da situação e das diligências para o seu realojamento. Tendo já definida a Estratégia de Habitação Local, o Município vai, deste modo, avançar com as devidas medidas para proceder ao realojamento destas pessoas.
Benjamim Pereira refere que “o Município sempre seguiu o caminho do diálogo em todo este processo, no sentido de envolver todos os intervenientes e de modo a procurar as melhores soluções”. O autarca destaca os benefícios que resultarão do projeto, em termos de salvaguarda de pessoas, bens materiais e valores naturais e lembra que “a execução desta intervenção representa o concretizar de um anseio com décadas”.
Ao longo do presente mês, realizar-se-ão reuniões com os restantes grupos de interessados, estando para breve a apresentação pública do projeto, com vista a acolher contributos finais para o mesmo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.