A água da torneira em Esposende é 100% segura, revelam os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano relativos a 2021, agora divulgados.
O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP) da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em 2021, confirma que a água fornecida na torneira dos Esposendenses apresenta excelente qualidade.
O indicador de água segura mantém o seu valor nos 100%, podendo garantir-se que a população pode beber água com toda a confiança, graças a um controlo exigente das normas legais e a um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo. Esposende continua, deste modo, a liderar o ranking de Água Segura nos concelhos da região Norte, ao nível do indicador água segura na torneira dos consumidores.
A manutenção deste nível de excelência e a crescente confiança dos Esposendenses na qualidade da água da torneira só é possível através da melhoria continua e eficiente gestão dos serviços e do reconhecimento efetivo, pela comunidade, do seu inestimável valor, numa estratégia articulada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A análise dos dados deste relatório permite retirar um conjunto de conclusões, que ajudam a caracterizar a situação no País no ano de 2021 e a evolução em relação aos anos anteriores. Realça-se a cooperação entre as entidades gestoras Esposende Ambiente e Águas do Norte, a entidade reguladora (ERSAR), a autoridade de saúde, o laboratório e os demais intervenientes no processo de controlo da qualidade da água, que permitiu garantir a proteção da saúde humana.
O regime legal de controlo da qualidade da água suporta-se numa abordagem de avaliação de risco e a Esposende Ambiente respondeu com grande sucesso aos desafios de 2021, com a manutenção da excelência da água da torneira, encontrando-se já a trabalhar para responder às exigências introduzidas pela nova Diretiva europeia, mais direcionadas para as especificidades de cada sistema de abastecimento e que serão transpostas para o direito nacional até ao final do presente ano.
Em contexto de escassez, os dados sobre a qualidade da água na torneira em Portugal continental ganham particular relevância. Traduzem um enorme esforço operacional das entidades gestoras e dos demais intervenientes, incluindo os serviços de saúde pública e a ERSAR, para que a escassez não se sinta na torneira.
O relatório anual do controlo da qualidade da água referente a 2021 encontra-se disponível para consulta no site da ERSAR, em https://www.ersar.pt/pt/publicacoes/relatorio-anual-do-setor.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.