A água da torneira em Esposende é 100% segura, revelam os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano relativos a 2021, agora divulgados.
O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP) da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em 2021, confirma que a água fornecida na torneira dos Esposendenses apresenta excelente qualidade.
O indicador de água segura mantém o seu valor nos 100%, podendo garantir-se que a população pode beber água com toda a confiança, graças a um controlo exigente das normas legais e a um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo. Esposende continua, deste modo, a liderar o ranking de Água Segura nos concelhos da região Norte, ao nível do indicador água segura na torneira dos consumidores.
A manutenção deste nível de excelência e a crescente confiança dos Esposendenses na qualidade da água da torneira só é possível através da melhoria continua e eficiente gestão dos serviços e do reconhecimento efetivo, pela comunidade, do seu inestimável valor, numa estratégia articulada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A análise dos dados deste relatório permite retirar um conjunto de conclusões, que ajudam a caracterizar a situação no País no ano de 2021 e a evolução em relação aos anos anteriores. Realça-se a cooperação entre as entidades gestoras Esposende Ambiente e Águas do Norte, a entidade reguladora (ERSAR), a autoridade de saúde, o laboratório e os demais intervenientes no processo de controlo da qualidade da água, que permitiu garantir a proteção da saúde humana.
O regime legal de controlo da qualidade da água suporta-se numa abordagem de avaliação de risco e a Esposende Ambiente respondeu com grande sucesso aos desafios de 2021, com a manutenção da excelência da água da torneira, encontrando-se já a trabalhar para responder às exigências introduzidas pela nova Diretiva europeia, mais direcionadas para as especificidades de cada sistema de abastecimento e que serão transpostas para o direito nacional até ao final do presente ano.
Em contexto de escassez, os dados sobre a qualidade da água na torneira em Portugal continental ganham particular relevância. Traduzem um enorme esforço operacional das entidades gestoras e dos demais intervenientes, incluindo os serviços de saúde pública e a ERSAR, para que a escassez não se sinta na torneira.
O relatório anual do controlo da qualidade da água referente a 2021 encontra-se disponível para consulta no site da ERSAR, em https://www.ersar.pt/pt/publicacoes/relatorio-anual-do-setor.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.