Sob o mote "Viajamos juntos", Vila Nova de Cerveira prepara-se para celebrar a época natalícia ao longo de 38 dias. De acordo com a autarquia, a programação do natal 2023 "promete ser a melhor de sempre com mais atividades e inúmeras surpresas, valorizando ainda mais a componente familiar".
O espírito natalício invade as ruas de Vila Nova de Cerveira no dia 1 de dezembro, com o ligar das luzes, pelo executivo municipal, liderado pelo presidente Rui Teixeira, dando início à vasta animação. Às 19h00, a iluminação natalícia brilhará nas principais artérias do centro histórico, seguindo-se um concerto protagonizado por Daniel Fernandes, concorrente do The Voice Portugal 2021.
Neste primeiro dia, também é inaugurada a pista de gelo natural, pelas 20h00, este ano, com uma maior centralidade, ao ser instalada no Jardim Chagny, mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal, permanecendo até 7 de janeiro.
De 6 a 10 de dezembro, o Mercado de Natal regressa ao centro histórico. No total, são 40 expositores, 24 animações de rua, além de estarem previstas performances itinerantes musicais e circenses, espetáculos acrobáticos com duendes, espetáculos de teatro, contar de histórias, uma sessão de cinema infantil e uma aula aberta de hidroginástica – Hidronatal.
A mítica chegada do pai natal está agendada para o dia 6 de dezembro, às 19h00. “Mas há mais: é que este ano, há uma segunda chegada triunfante, de uma personagem que vai marcar a imaginação dos mais pequenos e relembrar histórias aos adultos”, desvendou o Município.
Da programação de Natal de Cerveira ainda consta, a 17 de dezembro, “Um Conto de Natal” – O Musical, baseado na obra de Charles Dickens, no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, com entrada livre e no dia 22 de dezembro, o tradicional concerto de natal protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão, a realizar-se no Fórum Cultural de Cerveira.
De 1 a 10 de dezembro, o comboio de natal e os passeios de barco no Rio Minho vão satisfazer também as delícias dos miúdos e graúdos.

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).