Sob o mote "Viajamos juntos", Vila Nova de Cerveira prepara-se para celebrar a época natalícia ao longo de 38 dias. De acordo com a autarquia, a programação do natal 2023 "promete ser a melhor de sempre com mais atividades e inúmeras surpresas, valorizando ainda mais a componente familiar".
O espírito natalício invade as ruas de Vila Nova de Cerveira no dia 1 de dezembro, com o ligar das luzes, pelo executivo municipal, liderado pelo presidente Rui Teixeira, dando início à vasta animação. Às 19h00, a iluminação natalícia brilhará nas principais artérias do centro histórico, seguindo-se um concerto protagonizado por Daniel Fernandes, concorrente do The Voice Portugal 2021.
Neste primeiro dia, também é inaugurada a pista de gelo natural, pelas 20h00, este ano, com uma maior centralidade, ao ser instalada no Jardim Chagny, mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal, permanecendo até 7 de janeiro.
De 6 a 10 de dezembro, o Mercado de Natal regressa ao centro histórico. No total, são 40 expositores, 24 animações de rua, além de estarem previstas performances itinerantes musicais e circenses, espetáculos acrobáticos com duendes, espetáculos de teatro, contar de histórias, uma sessão de cinema infantil e uma aula aberta de hidroginástica – Hidronatal.
A mítica chegada do pai natal está agendada para o dia 6 de dezembro, às 19h00. “Mas há mais: é que este ano, há uma segunda chegada triunfante, de uma personagem que vai marcar a imaginação dos mais pequenos e relembrar histórias aos adultos”, desvendou o Município.
Da programação de Natal de Cerveira ainda consta, a 17 de dezembro, “Um Conto de Natal” – O Musical, baseado na obra de Charles Dickens, no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, com entrada livre e no dia 22 de dezembro, o tradicional concerto de natal protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão, a realizar-se no Fórum Cultural de Cerveira.
De 1 a 10 de dezembro, o comboio de natal e os passeios de barco no Rio Minho vão satisfazer também as delícias dos miúdos e graúdos.

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.